book_icon

Elipse Software, uma empresa preocupada com o futuro da automação

Elipse Software, uma empresa preocupada com o futuro da automação

Sempre preocupada em fortalecer a capacitação dos estudantes, futuros profissionais de automação, a Elipse Software vem promovendo, desde sua fundação em 1986, várias palestras e treinamentos junto a diferentes universidades e faculdades do país. Em maio, por exemplo, a empresa desenvolvedora de soluções para automação de processos já realizou cinco eventos em três distintas instituições de ensino técnico e profissionalizante.

O primeiro deles foi uma palestra ministrada pelo analista de produto da Elipse, Maurício Simões Posser, dia 16, na Fatec, em São Paulo. Cerca de 20 estudantes do curso de Tecnologia em Automação Industrial assistiram à apresentação sobre os diferentes recursos e benefícios que podem ser obtidos com a correta utilização da solução PIMS (Process Information Management System) da empresa, o Elipse Plant Manager (EPM).

Mauro Santos, professor e organizador da palestra, revelou receber com muita satisfação a Elipse, pelo fato de ser, segundo ele, uma empresa de grande expressão no mercado de automação. Além disso, ressaltou a importância de trazer eventos como este à faculdade, a fim de manter seus alunos sempre atualizados sobre as novas tecnologias e a evolução dos modos de trabalho junto aos diferentes níveis do setor.

“Nesta palestra, pudemos conhecer novos conceitos e ferramentas para manipulação de dados. Tecnologias muito úteis para tomarmos as melhores decisões, otimizarmos recursos e aumentarmos a produtividade na indústria”, resumiu ele.

Três dias depois, foi a vez de Gustavo Salomão, gerente da Elipse-SP, ministrar duas palestras na 11ª INOVAE – Feira de Inovações em Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Informação – Projetos, Pesquisas e Tecnologias da FMU|FIAMFAAM, em São Paulo. Ao longo das apresentações, Salomão falou sobre as características técnicas dos sistemas SCADA e suas aplicações aos alunos de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Informação do Complexo Educacional FMU.

Já no dia 24, Posser falou sobre o EPM a um grupo de 35 alunos de Engenharia Química na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Durante o encontro, o analista de produto demonstrou como deve ser feita a montagem de um sistema completo onde o Arduino se comunica com o E3, solução SCADA da Elipse, e este com o EPM.

No dia 27, Posser retornou a mesma Escola de Engenharia para ministrar um minicurso sobre algumas das ferramentas de análises disponibilizadas pelo EPM, com foco na utilização de seu ambiente integrado à linguagem Python. A fim de melhor elucidar este tema, os estudantes fizeram um treinamento teórico-prático, no qual tiveram de resolver uns exercícios simples para fixação de conceitos.

Gabriel Lapa Grandi, delegado da ISA Estudantil Gaúcha e organizador dos eventos da Elipse na UFRGS, disse ter ficado muito contente com os conteúdos abordados na palestra e minicurso. Isto pelo fato de permitir aos alunos conhecerem melhor o EPM e sua integração com a linguagem Python, um software não muito estudado na graduação, apesar de ser muito usado pelas indústrias. Por fim, Grandi elogiou o palestrante pela forma como conduziu os eventos.

“O Maurício mostrou ser um profissional bastante qualificado e preocupado em transmitir parte dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira e que, certamente, serão muito úteis na vida profissional dos estudantes. É justamente isso que a ISA Estudantil deseja, aproximar as empresas dos alunos, gerando benefícios a ambos”, concluiu ele.

Vale salientar que, dia 9 de junho, Renan de Rossi, analista de suporte da Elipse, ministrará o mesmo minicurso, desta vez, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, cidade localizada na campanha gaúcha, a 377 km de Porto Alegre. O evento será promovido por Alexandre Denes Arruda, professor de Engenharia Química da Unipampa, universidade que, há mais de cinco anos, possui uma parceria com a Elipse, gerando excelentes oportunidades para capacitação em automação industrial.

“Desde 2012, temos trocado experiências de forma contínua com a Elipse. Ao longo destes cinco anos, a empresa sempre se mostrou muito disposta a contribuir positivamente na educação de nossos estudantes, seja através da promoção de palestras e minicursos, seja via seu serviço de suporte. Ações que a tornam, hoje, nossa principal colaboradora no processo de ensino-aprendizado em automação”, afirmou Arruda.

Importante também lembrar que a Elipse possui uma versão educacional dos seus softwares. Uma versão mais acessível às escolas técnicas e universidades, criada com o propósito de capacitar os estudantes para que possam desenvolver e simular aplicações com as soluções da empresa. Mais informações, entre em contato e solicite uma visita.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.