book_icon

Receita mundial de semicondutores cresce 2,6% em 2016, diz Gartner

Intel manteve a primeira posição como a maior fabricante de semicondutores e a Samsung Electronics permanece em segundo lugar
Receita mundial de semicondutores cresce 2,6% em 2016, diz Gartner

A receita mundial de semicondutores totalizou US$ 343,5 bilhões em 2016, um aumento de 2,6% comparado ao número de 2015, de US$ 334,9 bilhões. Segundo levantamento do Gartner, a receita combinada dos 25 maiores fornecedores de semicondutores aumentou 10,5%, um desempenho significativamente melhor do que o crescimento geral da indústria. No entanto, a maior parte desse crescimento resultou das atividades de fusão e aquisição (M&A, na sigla em inglês).

A Intel manteve a primeira posição como a maior fabricante de semicondutores e a Samsung Electronics permanece em segundo lugar

“A indústria de semicondutores se recuperou em 2016, com um início de ano fraco, caracterizado pela correção de estoques, dando lugar ao fortalecimento da demanda e a um melhor ambiente de preços no segundo semestre”, afirma James Hines, Diretor de Pesquisas do Gartner. “Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento da produção em muitos segmentos de equipamentos eletrônicos, melhorando os preços de memória flash NAND e gerando movimentos monetários relativamente positivos.”

A Intel manteve a primeira posição como a maior fabricante de semicondutores e aumentou sua receita em 4,6% em 2016. A Samsung Electronics permanece em segundo lugar, com 11,7% de participação de mercado.

A consolidação continuou a desempenhar um papel importante no ranking de participação de mercado, com várias grandes empresas crescendo por meio de aquisições. As atividades de M&A entre os principais fornecedores em 2016 incluíram a aquisição da Avago Technologies pela Broadcom Corp., criando a Broadcom Ltda., da Semiconductor pela Fairchild Semiconductor e da Western Digital pela SanDisk. A maior movimentação nas 25 maiores empresas foi a da Broadcom Ltda., que subiu 12 posições na lista.

“A receita combinada dos 25 maiores fornecedores de semicondutores aumentou 10,5% em 2016 e representou um market share de 74,9%, superando o restante do mercado, que teve queda de 15,6% na receita. No entanto, esses resultados são distorcidos pela grande quantidade de atividades de fusões e aquisições durante os anos de 2015 e 2016. Se ajustarmos o valor adicionando a receita de cada empresa adquirida à da adquirente para esses dois anos quando necessário, então os 25 maiores fornecedores teriam um aumento de 1,9% na receita, enquanto o restante do mercado teria crescido 4,6%”, completa Hines.

Intel

mercado

Samsung

semicondutores

Tecnologia

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento