book_icon

Grupo Energisa define estratégias de negócios e trabalho colaborativo com soluções da Polycom

Plataforma de vídeo colaboração agiliza decisões, treinamentos e compartilhamento de planos e metas

A energia é um setor mais que estratégico para o Brasil, sendo uma área primordial para o desenvolvimento econômico do país e para as empresas que prestam esse serviço. Assim, a comunicação é o ponto-chave para definir diretrizes dos projetos de distribuição de energia.

Dessa maneira, o Grupo Energisa compartilha o conteúdo e os planos definidos pela corporação por meio de uma ampla plataforma de vídeo colaboração da Polycom. O grupo, que controla 13 distribuidoras espalhadas por vários estados do Brasil, faz reuniões de maneira mais rápida, eficiente e com maior agilidade na tomada de decisões. Além disto, a tecnologia de videoconferência transmite em alta qualidade de áudio e vídeo como se os participantes estivessem em uma reunião presencial.

“Para nosso setor, o tempo é precioso e necessitávamos de uma solução de videoconferência que pudesse conectar todos os nossos colaboradores de maneira instantânea sem a obrigação de ter de realizar longos deslocamentos”, revela Nelson Leal Pinto, analista de telecomunicações do departamento de infraestrutura de TI do Grupo Energisa.

Todas as reuniões definidas pela videoconferência auxiliam na interação das distribuidoras ligadas ao grupo e definem estratégias para otimizar o atendimento aos seus 6,4 milhões de clientes. Ao todo são 16 milhões de pessoas atendidas pelo sistema da Energisa que, através da vídeo colaboração da Polycom, compartilha os planos estratégicos do grupo durante as discussões.

“Sem dúvida, a videoconferência da Polycom dissemina com rapidez, qualidade e gera economia de custos as nossas estratégias de negócios, as quais precisam ser bem detalhadas diante da sensibilidade de nosso setor na prestação de serviços eficientes aos consumidores. As nossas mensagens chegam de forma bem rápida aos nossos colaboradores auxiliados pela plataforma da Polycom”, afirma Leal Pinto.

A plataforma de vídeo colaboração também é uma importante facilitadora na maior reunião de líderes e gestores do Grupo Energisa, denominada Bússola. O evento tem o objetivo de discutir o clima organizacional e disseminar o posicionamento do grupo estabelecendo suas metas e desafios. Com o uso da vídeo colaboração foi possível conectar sete salas com a participação de 250 pessoas.

“Utilizamos as facilidades das soluções da Polycom para conectar os líderes e os executivos na discussão sobre nossos desafios e metas para 2016, contando com a facilidade da interação da nossa equipe por videoconferência com a mesma qualidade de uma reunião presencial. A experiência foi tão positiva que realizaremos essa reunião para discutir as metas de 2017, ” relata Leal Pinto.

No Grupo Energisa, as soluções da Polycom conectam 45 salas em 25 sedes estaduais localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná e São Paulo, totalizando uma área de 142.385 km². A plataforma de vídeo colaboração é constituída por Polycom® HDX® 6000 e 7000, Polycom® RealPresence® Group 300 e 500, Polycom® RealPresence® Collaboration Server 1800, Polycom® RealPresence® Resource Manager, Polycom® RealPresence® Distributed Media Application™ (DMA®).

A experiência do Grupo Energisa com a vídeo colaboração expandiu-se para além das reuniões da diretoria e reuniões gerais com os colaboradores. Isto levou a um trabalho mais colaborativo entre as equipes a partir de treinamentos mais eficientes e no atendimento ao programa de trainees.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.