book_icon

Feira Hospitalar aborda tecnologias disruptivas na sáude

Além de IoT e cybersegurança, evento fala sobre a interação entre paciente, corpo clínico e entidades de saúde e como a tecnologia modifica e intervém nestas relações
Feira Hospitalar aborda tecnologias disruptivas na sáude

Já não é mais possível imaginar a área da Saúde sem a tecnologia da informação, sobretudo, com a disseminação do conceito de Hospital Digital. É cada vez maior a informatização de processos clínico-assistenciais e administrativos para o alcance dos principais objetivos de uma instituição de Saúde: humanização do atendimento, qualidade no serviço e assertividade no tratamento do paciente.

A vertical Brazil – Interoperability for Digital Health aborda as principais estratégias e desafios da digitalização da saúde no Brasil

A edição 2017 da Hospitalar Feira + Fórum, que acontece em São Paulo de 16 a 19 de maio, destaca o debate temático e a contextualização das tecnologias de informação e comunicação no segmento de saúde. Além da exposição, acontece paralelemente o summit HIMSS@Hospitalar, evento resultado de uma parceria estratégica com o HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society para a apresentação de mais de 60 conferências e 8 debates todos voltados às tecnologias aplicadas à área da saúde.

Entre os vários temas do congresso, palestras abordarão a vertical Healthcare Privacy & Security, debatendo assuntos como cyberataques e cybersegurança dentro da cadeia de saúde. A vertical TeleHealth, Med-Devices and mHealth fala sobre a interação entre paciente, corpo clínico e entidades de saúde e como a tecnologia modifica e intervém nestas relações.

A vertical Brazil – Interoperability for Digital Health, que traz uma sequência de conferências sobre conectividade com o paciente, privacidade e segurança e as principais estratégias e desafios da digitalização da saúde no Brasil. Para falar de Internet das Coisas (IoT), no dia de encerramento das atividades (19/5), o doutor Nick Guldemond, professor do iBMG – Institute of Health Policy & Management da Erasmus Univeristy, traz a conferência “How IoT could contribute to Ambient Assisted Living”. Ainda em termos de consumo, destaque para a palestra de Robert Paauwe, CEO da Tinybots, que apresenta o estudo de caso “Robot for people with dementia and their families”.

Novidades

A MV anuncia parceria com a IBM e a adoção da inteligência cognitiva do Watson em recursos interativos capazes de facilitar ainda mais tarefas de equipes assistenciais, administrativas e gerenciais, proporcionando mobilidade, segurança para o paciente e assertividade nas tomadas de decisões.

A incorporação das interfaces de programação da IBM, Natural Language Classifier e o Watson Conversation, no Prontuário Eletrônico do Paciente torna possível o uso de prontuário clássico (em textos livres) e de mecanismo de reconhecimento de voz para preenchimento de formulários.

Além disso, um chatbot no Business Intelligence (BI) do SOUL MV permite que gestores de instituições de Saúde tenham respostas automáticas sobre quantidade de leitos ocupados, cirurgias agendadas, comparativo de faturamento por convênio, faturamento mensal da instituição de Saúde, etc.

Como país convidado na feira Hospitalar deste ano, a Holanda trará para o Brasil inúmeros expositores e palestrantes de expressão. Os holandeses também vão proporcionar àqueles que visitarem o estande laranja uma “viagem” ao país, mediante uma experiência de realidade virtual que permite uma visão 360 graus e a sensação de estar pessoalmente na Holanda. A experiência em realidade virtual estará disponível em português e inglês a todos os participantes da feira.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.