A Atos, fornecedora de serviços digitais, está transformando a sede de Londrina (PR) em seu principal Centro de Inovação e Tecnologia na América do Sul.
Inaugurada em 2013 com 80 funcionários, voltados inicialmente para atividades de suporte de TI, a planta cresceu e conta hoje com 560 colaboradores, ampliando seu escopo de atuação para o desenvolvimento de produtos, soluções e plataformas, alinhadas à visão global do grupo sobre transformação digital.
A escolha de Londrina para sediar o Centro de Inovação e Tecnologia da Atos levou em consideração a localização geográfica e o potencial econômico e de recursos humanos da região.
Desde sua chegada a Londrina, a Atos tem promovido parcerias com universidades e outras instituições de ensino da região, como Unifil, Unopar, UEL e Senai, para promover a formação de profissionais especialistas em tecnologia. Desde 2014, a empresa é conveniada ao Pronatec, programa do governo federal voltado ao ensino técnico.
As ações de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores da sede de Londrina também já começam a se refletir na primeira geração de profissionais formados localmente que se tornaram gestores.
Dentre as principais novidades desenvolvidas pelos especialistas da Atos em Londrina, destaca-se o Atos Connected Shopping, aplicativo de transformação do varejo que acaba de ser lançado no mercado.
O app aprimora a experiência de compra em estabelecimentos como supermercados, atacadistas e lojas de materiais de construção, por exemplo, ao eliminar a necessidade de o cliente circular pelo estabelecimento carregando os produtos em carrinhos. Com o Atos Connected Shopping basta escanear o código de barras ou QR Code com o celular, pagar no caixa e retirar o produto na saída da loja.
Outra solução inovadora é o Auro, software de automação que utiliza a tecnologia de computação cognitiva para sistematizar a coleta de dados em documentos de texto e tabelas, por exemplo, eliminando a necessidade de digitação manual de informações.
O objetivo da aplicação, que já está disponível, é reduzir custos e erros com processos burocráticos, promover ganho de tempo e otimizar a mão de obra, permitindo que o capital humano das empresas seja direcionado para atividades de maior valor.
“Os ótimos resultados obtidos em um espaço de apenas quatro anos reforçam nossa convicção sobre o acerto da escolha por Londrina. Vamos continuar investindo na formação e desenvolvimento de nossos profissionais para continuar crescendo aqui”, comenta Yves Guillaumot, CEO da Atos América do Sul.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo