book_icon

No Brasil, empresas perdem muito tempo com gestão tributária fiscal

Segundo Banco Mundial, empresas brasileiras levam até doze vezes mais tempo para pagar tributos e prestar informações ao governo
No Brasil, empresas perdem muito tempo com gestão tributária fiscal

Realizar a gestão tributária e fiscal no Brasil faz com que os empresários percam, em média, 12 vezes mais tempo do que na Europa. Segundo o relatório Doing Business, projeto financiado pelo Banco Mundial, as empresas gastam em média 2.038 horas/ano na gestão de tributos por aqui.

Processo automatizado em Cloud pode diminuir o tempo de gestão tributária fiscal

Na comparação com outros países, o número impressiona: na América Latina e Caribe o tempo médio é de 342,6 horas/ano e para os países membros da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia) o gasto é de apenas 163,4 horas/ano para realização de atividades relacionadas ao pagamento de tributos e entrega de declarações aos governos.

Segundo Luís Fernando Penha, da SYNCHRO, o tempo que poderia ser empregado em atividades voltadas ao ‘core’ de negócio de cada empresa. A tecnologia é o principal fator, e a maior aliada das empresas na busca da redução desse tempo médio para a reversão desse quadro caótico.

Sistemas especializados que operam em nuvem podem proporcionar a essas empresas gastar menos tempo e dinheiro com o envio de informações fiscais ao governo, resultando em maior eficiência operacional no processo e consequentemente obtenção de melhores resultados.

Confira 4 benefícios de um processo automatizado processado em Cloud, segundo o executivo da SYNCHRO:

1 – Baixo custo

O custo de automatizar o processo de entrega de obrigações acessórias já não é mais tão alto. As melhores soluções que fazem a automação de entrega das obrigações acessórias não geram custos no processo de implantação de software, já que em sua maioria operam na nuvem, modalidade que não necessita de instalação no local físico. Com esse tipo de serviço, basta seguir alguns procedimentos e realizar algumas poucas configurações para começar a utilizar o produto. Além do custo zero com o processo de implantação, hoje o modelo de software como serviçoelimina o custo com o licenciamento da solução, outro fator que ajuda as empresas nessa fase de transição, barateando esse tipo de solução.

2 – Facilidade no processo de instalação

Hoje as principais soluções de automação de entregas não necessitam de nenhuma integração com o seu ERP ou solução fiscal para serem utilizadas.Esse fato se deve ao desenvolvimento das tecnologias atuais, que permitem as soluções estarem apenas “acopladas” ao ERP do cliente, fazendo todo o trabalho de organização e entrega das obrigações acessórias. Além de eliminar o processo de adaptação e a dificuldade técnica na integração com o ERP, hoje os softwares são desenvolvidos no formato SaaS, o que permite seu uso em poucas horas após a sua contratação.

3 – Retorno Imediato

A realização de um investimento por parte de uma organização deve levar em consideração o indicador do ROI-Retorno sobre Investimento”. A principal característica que garante o retorno sobre o dinheiro investido é a redução da quantidade de horas empregadas no atendimento das obrigações, já que a automação de tarefas acaba com processos manuais e repetitivos realizados pelos colaboradores.

4 – Escalabilidade e maior poder de processamento

Outro benefício na operação diária é a escalabilidade do sistema e maior poder de processamento. Devido ao modelo tributário e fiscal usado pelo Fisco brasileiro, a entrega de declarações por meio eletrônico gera “picos” de processamento, em que ou a empresa investe muito em hardware para usar seu equipamento “sazonalmente” ou acaba não tendo poder de fogo para processar esses dados, gerando gargalos e atrasos nas entregas. Com o advento do uso em Cloud há uma drástica redução, já que as empresas podem aumentar seu poder de processamento conforme sua demanda.

Outra vantagem de ter seu ambiente fiscal emnuvemé a possibilidade de se trabalhar com múltiplos usuários, facilitando a visualização do trabalho em equipe por meio de processamento de arquivos em paralelo.

Em suma, o uso de soluções que automatizam a entrega das obrigações acessórias e a adoção do ambiente em Cloud contribui diretamente para a redução do número de horas empregadas na execução de tarefas relacionadas ao departamento tributário/fiscal. Esse novo cenário reduz os custos de operação e melhora a produtividade dos colaboradores, o que gera maior controle, e visibilidade do processo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.