book_icon

NetApp e Google Cloud ampliam oferta de armazenamento em Nuvem

As empresas estão anunciando o nível de serviço Flex para o Google Cloud NetApp Volumes, que oferece suporte a volumes de armazenamento de praticamente qualquer tamanho

NetApp e Google Cloud ampliam oferta de armazenamento em Nuvem

A NetApp, empresa de infraestrutura de dados inteligentes, anunciou nesta quarta-feira (10/4) uma expansão de sua parceria com o Google Cloud para tornar mais fácil para as organizações alavancar seus dados para IA generativa (GenAI) e outras cargas de trabalho de Nuvem híbrida. A NetApp e o Google Cloud estão anunciando o nível de serviço Flex para o Google Cloud NetApp Volumes, que oferece suporte a volumes de armazenamento de praticamente qualquer tamanho. A NetApp também está lançando uma prévia de sua arquitetura de referência do kit de ferramentas GenAI para operações de Retrieval-Augmented Generation (RAG) usando a plataforma Google Cloud Vertex AI.

O Google Cloud e a NetApp estão anunciando um novo nível de serviço para volumes NetApp chamado Flex, que oferece aos clientes um controle mais granular para adaptar seu armazenamento e desempenho para atender às necessidades exatas de suas cargas de trabalho na Nuvem.

Como empresa de infraestrutura de dados inteligente, temos recursos incomparáveis para oferecer suporte à classificação, marcação, mobilidade e clonagem de dados onde quer que eles estejam

“A crescente demanda por aplicativos e insights com uso intensivo de dados reforçou a necessidade de uma nova abordagem para o armazenamento unificado de dados que dê às organizações a agilidade para mover e armazenar dados onde quer que sejam necessários a qualquer momento”, disse Pravjit Tiwana, vice-presidente sênior e gerente-geral de Armazenamento em Nuvem da NetApp. “Ao estender nossa colaboração com o Google Cloud, estamos oferecendo um formato flexível que pode ser executado na infraestrutura existente em todo o sistema do Google Cloud sem qualquer compensação com os recursos de gerenciamento de dados corporativos”, comentou.

Com a adição do Flex, os clientes do NetApp Volumes podem escolher entre quatro níveis de serviço para aproveitar um serviço de arquivos totalmente gerenciado criado no NetApp ONTAPTM e operado pelo Google Cloud, incluindo:

Standard: armazenamento de uso geral altamente disponível com recursos avançados de gerenciamento de dados e 16 MiB/s por TiB de desempenho, o que é recomendado para oferecer suporte a cargas de trabalho como compartilhamentos de arquivos, máquinas virtuais (VMs) e ambientes DevTest.

Premium: armazenamento altamente disponível e de alto desempenho com recursos avançados de gerenciamento de dados e 64 MiB/s por TiB de desempenho, recomendado para compartilhamentos de arquivos, VMs e bancos de dados.
Extremo: armazenamento altamente disponível, de baixa latência e alta taxa de transferência com recursos avançados de gerenciamento de dados e 128 MiB/s por TiB de desempenho, o que é recomendado para bancos de dados OLTP (Online Transaction Processing) de alto desempenho e aplicativos de baixa latência.

Flex: volumes de armazenamento altamente disponíveis com escalabilidade de um GiB a 100TiB e até um GiB/s de desempenho, dependendo do tamanho do pool de armazenamento subjacente. Esse nível de serviço adaptável pode oferecer suporte a uma ampla variedade de casos de uso, incluindo IA.

“O Google Cloud NetApp Volumes continua sendo um componente crítico da estratégia de transformação digital de todas as empresas”, disse Sameet Agarwal, GM/VP do Google Cloud Storage no Google Cloud. “Utilizando as tecnologias do Google Cloud, os volumes NetApp potencializarão novos recursos que podem melhorar a forma como as empresas operam e criar valor no mundo real para suas organizações.”

O nível de serviço Flex estará disponível em geral até o segundo trimestre de 2024 em 15 regiões do Google Cloud, expandindo-se para as outras regiões do Google Cloud até o final de 2024.

Desbloqueando dados corporativos para IA generativa no Google Cloud

A NetApp também está lançando uma prévia de seu kit de ferramentas GenAI com suporte para volumes NetApp. Essa oferta, juntamente com a arquitetura de referência que a acompanha, acelera a implementação de operações RAG e, ao mesmo tempo, permite fluxos de trabalho seguros, consistentes e automatizados que conectam com segurança os dados armazenados em volumes NetApp com a plataforma Google Cloud Vertex AI. O resultado é uma maior capacidade de gerar insights e automações únicos, de alta qualidade e ultrarelevantes.

“Como empresa de infraestrutura de dados inteligente, temos recursos incomparáveis para oferecer suporte à classificação, marcação, mobilidade e clonagem de dados onde quer que eles estejam, para que nossos clientes possam executar pipelines de dados de IA eficientes e seguros”, disse Pravjit Tiwana, da NetApp. “Com base em nossa parceria com o Google Cloud para simplificar a RAG, os clientes aproveitam serviços e modelos de IA líderes de mercado para gerar uma vantagem competitiva exclusiva”, afirmou.

O kit de ferramentas NetApp GenAI ajuda a otimizar os processos RAG com recursos exclusivos, incluindo:

Pegada de dados comum em todos os lugares: o NetApp Onttap permite que os clientes incluam facilmente dados de qualquer ambiente para potencializar seus esforços de RAG com processos operacionais comuns, reduzindo riscos, custos e tempo para obter resultados.

Classificação e marcação automatizadas: o serviço de classificação BlueXP da NetApp marca automaticamente os dados para oferecer suporte à limpeza simplificada de dados para as fases de ingestão e inferência do pipeline de dados, garantindo que os dados corretos sejam usados para consultas e que os dados confidenciais não sejam expostos ao modelo fora da política.

Snapshots rápidos e escaláveis: o Ontap Snapshot oferece a criação quase instantânea de cópias in-loco e eficientes em termos de espaço de armazenamentos vetoriais e bancos de dados, permitindo a reversão imediata para uma versão anterior se os dados estiverem corrompidos ou encaminhados se a análise point-in-time for necessária.

Clonagem em tempo real em escala: a tecnologia Ontap FlexClone pode criar clones instantâneos de repositórios de índices vetoriais para disponibilizar com segurança dados exclusivamente relevantes instantaneamente para diferentes consultas para diferentes usuários, sem afetar os dados de produção principais.

O kit de ferramentas GenAI estará disponível como uma prévia pública no segundo semestre de 2024.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.