A Unesp anuncia a criação de um laboratório de inovação destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias de infraestrutura de redes definidas por software (SDN) e de computação de alto desempenho (HPC) para uso em pesquisa.
Entre os principais objetivos no novo centro está o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto para integrar tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software e, com isso, criar soluções inovadoras em orquestração de recursos computacionais.
O projeto conjunto busca ainda o desenvolvimento de um controlador SDN próprio e a implantação de um ambiente de desenvolvimento para testar as novas tecnologias. Para isso, planeja-se conectar e transferir dados entre a Unesp e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça, e o California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos.
O CERN foi escolhido por sediar o Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, com o qual colabora o SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) – grupo de pesquisa em física de altas energias – que realiza processamento e análise de dados produzidos pelo detector CMS, um dos principais experimentos ligados ao LHC.
A parceria entre Unesp e Huawei já gerou resultados expressivos nos últimos meses, como o estabelecimento de um novo recorde de velocidade de transmissão de dados entre os hemisférios Norte e Sul. O feito foi realizado durante a conferência SuperComputing 2016 (SC16), maior e mais prestigiado evento de computação de alto desempenho, redes e armazenamento de dados do mundo, realizado esse ano em Salt Lake City em novembro.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo