Tendências

Qualcomm anuncia contribuição a Google no Android Things

Desde o lançamento do primeiro celular Android, a Qualcomm Technologies e a Google colaboraram de perto para criarem novas oportunidades

Depois do anúncio da Google sobre o Android Things, novo sistema operacional para a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a Qualcomm anunciou que vai colaborar com a Google com suporte ao desenvolvimento do novo sistema operacional Android Things OS, para que possa ser compatível com processadores Snapdragon. Atualmente em teste para desenvolvedores, o Android Things deve ser lançado no segundo semestre de 2017.

O Android Things é uma nova versão do sistema operacional desenvolvido para dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Como um dos problemas no desenho de aparelhos IoT é que os desenvolvedores precisam juntar diversas tecnologias, sensores, processamento de dados e armazenamento, diferentes interfaces, segurança, integração na nuvem, a colaboração entre as duas empresas visa resolver essa lacuna e tem como objetivo abranger dispositivos conectados para o consumo e para aplicações industriais.

Com um ecossistema fragmentado, o suporte e as ferramentas de software não mais são um desafio. Qualcomm Technologies e a Google acreditam que o Android Things compatível com Snapdragon oferecerá aos desenvolvedores um ambiente familiar, que facilitará a tarefa.

“Desde o lançamento do primeiro celular Android, a Qualcomm Technologies e a Google colaboraram de perto para criarem novas oportunidades para os desenvolvedores no móvel e na IoT”, afirma Jeffery Torrance, vice-presidente de desenvlvimento de negócio da Qualcomm Technologies.

IoT em massa

O anúncio da Google oficializando sua plataforma em prol de um mundo ainda mais conectado segue os passos de outras companhias que já mostraram ao mercado suas contribuições para Internet das Coisas (IoT). Um exemplo é a Microsoft, que vai levar a Cortana para diversos dispositivos eletrônicos, auxiliando na expansão da tecnologia, com funcionalidades exclusivas para o âmbito doméstico e corporativo.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.