book_icon

Aruba e Microsoft aceleram Transformação Digital da borda à Nuvem

Novas soluções simplificam a conectividade de dispositivos IoT e levam o Aruba ESP para o Microsoft Azure
Aruba e Microsoft aceleram Transformação Digital da borda à Nuvem

conceito de computação de bordasA Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, em colaboração com a Microsoft, anunciou duas novas soluções que permitem às organizações acelerar sua transformação digital da borda à nuvem, oferecendo integração mais profunda entre o Aruba ESP (Edge Services Platform) e o Microsoft Azure. Anunciada no Microsoft Ignite 2021, a primeira solução é o Aruba IoT Transport for Microsoft Azure, um serviço que permite que dispositivos IoT conectados a pontos de acesso (APs) e controladoras Aruba se comuniquem bidirecionalmente com o Hub IoT do Microsoft Azure. Além disso, a Aruba anunciou que a solução em Nuvem Aruba Central, com mais de 1 milhão de dispositivos sob gerenciamento, será hospedada no Azure.

“A IoT ajuda as organizações a tomarem decisões mais inteligentes – para que possam ser mais eficientes, mais resilientes e fornecer melhores experiências para clientes e funcionários”, disse Sam George, vice-presidente corporativo do Azure IoT da Microsoft Corp. “Nossa colaboração com a Aruba simplifica o processo para administradores de TI que estão adicionando dispositivos IoT a seus ambientes empresariais, permitindo que aproveitem a rede Aruba existente para conectar dispositivos ao Hub IoT do Azure de maneira bidirecionalmente segura. É um caminho econômico e contínuo para uma transformação poderosa.”

O Aruba IoT Transport for Azure elimina a necessidade de um gateway, servidor ou aplicação intermediária, reduzindo assim a latência de processamento

Via expressa para dados de IoT
Os dispositivos IoT são os olhos e os ouvidos de qualquer instalação inteligente. Quando alimentados por uma infraestrutura nativa da nuvem segura, o valor dos dados coletados aumenta exponencialmente, especialmente quando a infraestrutura é capaz de fornecer dados que interagem perfeitamente com aplicativos de negócios e instalações. Quanto melhor instrumentada com dispositivos IoT, mais hiperconsciente a instalação se torna, gerando insights mais ricos, que podem ser utilizados em toda a infraestrutura para apoiar os objetivos de negócios.

Ainda assim, a implementação segura e econômica de IoT pode ser um desafio. A amplitude dos dados e suas fontes, a interface com dispositivos IoT legados que usam protocolos não interoperáveis e o custo proibitivo de implementação são apenas alguns dos obstáculos que as organizações podem encontrar ao embarcar em um projeto de modernização de instalações.

Trabalhando em estreita colaboração com a Microsoft, a Aruba desenvolveu o serviço Aruba IoT Transport for Azure – o primeiro de seu tipo para aplicações de uso geral – para enfrentar esses desafios. O Aruba IoT Transport for Azure multiplica o poder do Aruba ESP, permitindo a movimentação bidirecional e segura de dados de dispositivos IoT conectados a APs e controladoras Aruba, para que os clientes aproveitem a vasta gama de serviços e aplicativos disponíveis no Azure. O Aruba IoT Transport for Azure elimina a necessidade de um gateway, servidor ou aplicação intermediária, reduzindo assim a latência de processamento. Além disso, a solução permite que os clientes executem sistemas e serviços de IoT em sua infraestrutura existente da Aruba, reduzindo o tempo, o custo e o risco de desenvolver soluções caseiras ou personalizadas.

A segurança é sempre de grande importância quando se trata de IoT, porque muitos dispositivos são fundamentalmente não confiáveis. O Aruba IoT Transport for Azure foi projetado desde o início com a segurança como base. Políticas de autenticação e gerenciamento de credenciais integradas e flexíveis protegem contra qualquer ameaça.

Rede em Nuvem de nível corporativo para Microsoft Azure
A consultoria IDC afirma que 50% da infraestrutura implantada estará em locais críticos de borda em 2022 e, em 2024, mais de 75% da infraestrutura na borda será consumida ou operada por meio de um modelo como serviço. No entanto, o gerenciamento distribuído da infraestrutura como serviço requer uma plataforma extensível, segura e altamente escalonável. O Aruba ESP combina infraestrutura unificada para dispositivos de TI, IoT e tecnologia de operação (OT), segurança Zero Trust e AIOps para fornecer uma plataforma nativa em nuvem automatizada que analisa continuamente os dados entre domínios para prever e resolver problemas na extremidade da rede.

Já o Aruba Central, um elemento crítico do Aruba ESP, é um serviço nativo da nuvem projetado para unificar o gerenciamento de redes de campus, filiais, remotas e de data center. Sua presença no Microsoft Azure permitirá que os administradores de TI gerenciem e otimizem a rede a partir de um único painel de controle.

“A rede de borda e a IoT tiveram um impacto profundamente positivo nas empresas; no entanto, sua convergência recente trouxe à tona desafios de interoperabilidade entre plataformas, aplicações e sistemas”, pontua Michael Tennefoss, vice-presidente de IoT e Parcerias Estratégicas da Aruba. “A solução é simplificar a integração entre IoT de borda e serviços de nuvem usando os recursos avançados do Aruba ESP com a extensibilidade e a potência do Microsoft Azure. E isso sem sacrificar a segurança, a capacidade de gerenciamento ou a confiabilidade. A onipresença do Microsoft Azure e sua disponibilidade regional de 99,99% tornam a solução atraente para clientes em todo o mundo que desejam decisões mais bem informadas e melhorias contínuas de processos”.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.