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Lenovo: Transformação inteligente

O diretor de Vendas para Canais da Lenovo, Augusto Rosa, fala à Infor Channel sobre desempenho e planos da companhia, assim como sobre a ações junto aos parceiros de canal e perspectivas para os próximos anos. Confira.
Lenovo: Transformação inteligente

Avaliada em US$ 50 bilhões, com operações em 180 mercados e mais de 30 fábricas pelo mundo, no Brasil a Lenovo conta hoje com uma fábrica localizada em Indaiatuba, São Paulo, única no mundo a manufaturar todas as linhas de computadores e servidores da marca.

Com um ecossistema de soluções de tecnologia até a Borda, o Grupo fornece tecnologia inteligente por meio da Lenovo Data Center Business Group –DCG, e Lenovo Intelligent Devices Group – IDG, que abriga a Lenovo PC and Smart Devices, ou PCSD, e a Mobile Devices Group, MGB, conhecida no Brasil pela marca Motorola. Como um todo, o portfólio completo da Lenovo é composto por soluções de Data Center; produtos e serviços com foco em consumidores pessoais e corporativos, e dispositivos para comunicação móvel com produtos inovadores 5G.

“A Lenovo tem o propósito de criar melhores experiências e oportunidades para milhões de clientes e uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável”, conta Augusto Rosa, diretor de Vendas para Canais. O executivo fala à Infor Channel sobre desempenho e planos da companhia, assim como sobre a ações junto aos parceiros de canal e perspectivas para os próximos anos. Confira.

Como a Lenovo PCSD está hoje posicionada nos mercados global e local?
A Lenovo PCSD é hoje a maior fabricante de computadores do mundo, com 24,4% de market share e crescimento contínuo. Um em cada quatro computadores vendidos no mundo é produzido pela Lenovo. No Brasil, a companhia ascendeu à primeira posição no mercado nacional de PCs no segundo semestre de 2020, com 20,5% de participação.

A quais fatores credita a receita recorde conquistada e divulgada em novembro?
A Lenovo entregou um trimestre com receita recorde apesar dos desafios econômicos globais em andamento. O excelente desempenho é sustentado pela excelência operacional e presença global e local, e foco na estratégia orientada por serviços como catalisador de crescimento de longo prazo para o Grupo.

É possível separar o índice de crescimento impulsionado pelo trabalho remoto de outros fatores? Qual a relação?
O distanciamento social causado devido à pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de pessoas e empresas adquirirem PCs para trabalho e estudo. Para o futuro, ainda enxergamos oportunidades de crescimento apoiando os usuários com o fornecimento de tecnologia inteligente enquanto o mundo continua a sua transição para o trabalho e ensino remoto.

Qual foi o impacto da crise da Covid na companhia? E como reagiu?
No começo da pandemia tivemos de ajustar a capacidade e reequilibrar a produção de mais de 30 fábricas da Lenovo e de terceiros em todo o mundo. O nosso equilíbrio geográfico como empresa global presente em mais de 180 países, flexibilidade e resiliência inatas sempre estiveram no centro da nossa excelência operacional ao longo do ano, e essas características foram essenciais para garantir que a empresa continuasse fabricando produtos e atendendo às necessidades dos nossos clientes para entregar tecnologia inteligente durante a crise. O excelente desempenho da empresa nos últimos trimestres prova que a Lenovo recuperou rapidamente o momento do impacto da pandemia e está capturando as novas oportunidades emergentes do trabalho remoto, educação e digitalização acelerada. Enquanto o mundo continua a enfrentar desafios, a Lenovo está empenhada em proporcionar crescimento sustentável através de nossos negócios principais, bem como as novas oportunidades de serviços e soluções apresentadas por nossa transformação inteligente liderada pelos serviços.

Que tipo de apoio ofereceu ao seu canal de distribuição?
Em agosto, a Lenovo lançou o Lenovo Partner Hub, um portal integrado que conta com Analytics e atua como um one-stop shop. Foi desenvolvido depois de mais de dois anos de pesquisas e feedbacks com nossos parceiros e criado para permitir que os parceiros do canal desenvolvam seus negócios de forma mais consistente e com maior velocidade. Em um único ponto de acesso, o parceiro do Lenovo Intelligent Devices Group – de PC e Smart Devices Group (PCSD) e do Data Center Group (DCG) tem à disposição ferramentas, recursos e informações inteligentes, e personalizadas de acordo com suas necessidades, como mecanismo de precificação otimizado, co-selling digital, com material de marketing digital e processos digitais com otimização do desempenho e rapidez na execução desde a oportunidade, cotação, pedido e recompensas. O Hub inclui um portal personalizado que permite que os parceiros visualizem os materiais e informações relevantes para os seus negócios, de acordo com funções especializadas, e inclui um dashboard de Desempenho de Vendas personalizado. Este painel de controle proporciona uma visão instantânea do desempenho das vendas e o monitoramento dos KPIs, aumentando a visibilidade e a eficiência. Além disso, o portal mostra resumos de vendas personalizados que permitem fechar negócios de forma mais rápida e eficiente. Outro recurso do Partner Hub é a Plataforma Lenovo Bid, que funciona como uma ferramenta de cotação para os parceiros, com suporte ao PCSD e ao DCG. O Lenovo Partner Hub fornece acesso fácil aos contatos, catálogos de produtos, registro e proteção dos negócios. Apesar de ser um lançamento que já estava nos planos da companhia, o Partner Hub vem em um momento importante para auxiliar o parceiro de canal.

Pode contar como está a adesão ao Global Partner Hub?
Lançamos uma ferramenta única que suporta o canal a gerenciar seus negócios com a Lenovo, permitindo desde o acesso à ferramenta de registro de oportunidades, passando pelos detalhes do programa de canais, informações dos incentivos gerados com a Lenovo, acompanhamento de performance através de dashboards, entre outras informações. Tivemos um aumento de 34% no número de novos canais se registrando no novo portal no último mês. Acreditamos que teremos cada vez mais parceiros se conectando conosco por meio do Lenovo Partner Hub.

Como prepara seu canal para abordagem específica pós-pandemia?
Ainda vemos oportunidades de crescimento à medida que o mundo continua avançando para modelos híbridos de home office e home schooling e vemos oportunidades não apenas em termos de dispositivos, mas de data center e tecnologia de infraestrutura. No entanto, tecnologias que facilitam reuniões online, Realidade Virtual, Internet das Coisas e dispositivos que auxiliam a produtividade, como docking station e monitor extra, por exemplo, devem ajudar a sustentar o novo modelo de trabalho. É importante que o parceiro de canal conheça seu cliente para identificar as melhores oportunidades de vendas e ajudá-lo no caminho à transformação inteligente.

Como está composta a área de canais? Pretende aumentar ou cortar? Se sim, em quais regiões?
Nosso maior foco é na qualidade dos nossos canais parceiros de negócios do que na quantidade. É nossa responsabilidade tornar a marca Lenovo relevante em cada um deles, provendo a melhor experiência em atendimento, suporte, digitalização completa com toda visibilidade de oportunidades, benefícios e engajamento. Contamos atualmente com seis distribuidores para Lenovo PCSD e aproximadamente 200 revendas nomeadas no nosso programa de Canais, Lenovo Partner Engage. Estamos recrutando novas revendas para que possamos atuar de forma relevante nos 26 estados e Distrito Federal. O Brasil tem mais de 15 milhões de empresas (contando com MEI – Micro Empresa Individual) e, seguramente todas elas são demandantes de tecnologia. Por isso, capilarizar é o caminho para liderança. Reforçamos que dividimos com os distribuidores e revendas o que ganhamos!

Em termos tecnológicos, quais as novidades da Lenovo PCSD?
Este ano a Lenovo atualizou seu portfólio com notebooks que abrangem usuários mais básicos ou aqueles que precisam de alto desempenho. Foram lançados modelos com foco no mercado corporativo, como o ThinkPad X1 Carbon 8ª geração e ThinkPad X1 Yoga 5ª geração, mercado gamer, como IdeaPad Gaming 3i, Legion 5i e alto desempenho, como IdeaPad Flex 5i e Lenovo Ducati 5. Todos os modelos contam com processadores Intel de 10ª geração e armazenamento SSD, que garantem mais velocidade e desempenho. Cada modelo conta ainda com características personalizadas de acordo com seu uso recomendado. Contamos ainda com uma série de periféricos e dispositivos como monitores, docking stations, teclados e mouses sem fio para contribuir com o conforto e produtividade neste momento de adaptação ao ensino e trabalho a distância.

Quais são os planos para 2021 e próximos anos?
A Lenovo está confiante no crescimento de longo prazo dos mercados de PCs e Data Center e está bem posicionada para continuar a desenvolver negócios sustentáveis de longo prazo em tempos incertos. Vamos continuar trabalhando para entregar tecnologia inteligente para todas as pessoas para lidar com os principais desafios da sociedade.

 

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