Tecnologia

TIM adota Open Caching para serviço de streaming

A nova tecnologia é baseada em Cloud com padrão aberto e deve melhorar a experiência de streaming em toda a sua rede

As empresas Cisco, Qwilt e Digital Alpha anunciaram que estão trabalhando com a TIM Brasil para trazer uma solução de Content Delivery Network (CDN) ao mercado brasileiro com uma nova tecnologia baseada em Cloud com padrão aberto, o Open Caching. Segundo informações, a TIM é a primeira operadora a lançar este modelo de negócios e serviço no Brasil. A nova solução CDN será implementada pela NEC Brasil. Com base no Open Caching, a solução ajudará a preparar a rede da TIM para suportar o aumento dos volumes de dados e melhorar a experiência de streaming em toda a sua rede. O Open Caching também gerará novas receitas, ajudando a operadora a se tornar uma parte ativa da cadeia de valor da entrega de conteúdo aos usuários finais. A solução também ajudará os provedores de serviço a reduzir os custos de entrega de conteúdo, introduzindo recursos de CDN em suas redes e eliminando os custos de implantação por meio desse modelo.

A partir deste mês, as primeiras plataformas serão ativadas pelo País, em um projeto que se estende por 13 pontos da rede TIM Brasil, aproximando conteúdo de qualidade do consumidor

O Open Caching, uma arquitetura aberta desenvolvida e endossada pela Streaming Video Alliance, oferece uma plataforma que agrupa a infraestrutura de entrega de conteúdo implementada em redes de provedores de serviços, fornecendo APIs abertas para editores de conteúdo, bem como mecanismos de proteção e segurança. Ele foi projetado para ajudar os provedores de serviços a implantar rapidamente uma pegada de CDN de ponta e atender às necessidades dos provedores de conteúdo globais e regionais de mais capacidade, consistência na entrega de conteúdo e garantia de desempenho.

A Digital Alpha, um gestor de ativos alternativos com um contrato de colaboração exclusivo com a Cisco, é o parceiro investidor e está fornecendo uma solução de financiamento sem risco e Capex inédito para a TIM e outras grandes provedoras de serviços de telecomunicações em todo o mundo. Essa parceria combina a plataforma de entrega de conteúdo da Qwilt baseada em Open Caching com a infraestrutura de computação e rede da Cisco para entregar a solução como serviço para provedores de todos os tamanhos ao redor do mundo. A British Telecom (BT), por exemplo, anunciou recentemente que implementou a solução no Reino Unido.

“Nossa presença em uma solução de rede aberta está alinhada com nossa estratégia de defender iniciativas de infraestrutura aberta e estabelecer um ambiente de desenvolvimento contínuo. Quando combinamos uma solução inovadora com um atendimento diferenciado aos clientes, estamos ampliando a experiência do consumidor em um movimento único no Brasil. Queremos manter a qualidade dos serviços como um dos pilares da TIM no País”, disse Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

“A partir deste mês, as primeiras plataformas serão ativadas pelo País, em um projeto que se estende por 13 pontos da rede TIM Brasil, aproximando conteúdo de qualidade do consumidor. Temos orgulho de ter parceiros que pensam como nós e que valorizam a qualidade do serviço prestado a milhões de clientes”, disse Alberto Griselli, CRO da operadora.

Serviço
www.tim.com.br
www.cisco.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos