Começou nesta quinta-feira (8/10) o Innovation Summit, evento anual da Schneider Electric, que nos anos anteriores era realizado em local fixo e reunia mais de 3,5 mil profissionais. Com a pandemia de Covid-19, o evento este ano é digital e faz parte de uma série de outros encontros virtuais específicos para cada região do mundo, inclusive na América Latina, programado para 12 de novembro. A Schneider vem se posicionando como uma empresa verde, preocupada com o meio ambiente e as mudanças climáticas, e esse vem sendo o tom das palestras.
“À medida que nos adaptamos ao novo normal e aprendemos novas formas de viver, vemos que digitalizar é a solução para acelerar, pois possibilita operações remotas e colaborativas e fortalece a resiliência, permitindo que entendamos melhor, antecipemos e nos adaptemos com agilidade”, disse Jean-Pascal Tricoire, CEO da empresa. “O digital transformou a maneira como vivemos em sociedade e agora está mudando a maneira como convivemos com nosso meio ambiente, e pode nos permitir estabelecer uma ponte entre o progresso e a sustentabilidade”, afirmou.
Segundo o executivo, a Schneider vem inovando e entregando tecnologias para um mundo mais sustentável, trabalhando para tornar a energia mais barata e verde, ao mesmo tempo em que se preocupa em tornar os processos mais eficientes. O objetivo é reduzir o impacto da atividade humana sobre os recursos naturais. Para ele, reduzir o consumo de energia e matéria-prima é fundamental para todos, de edifícios a indústrias, de cidades a Data Centers. A empresa afirma investir 5% da receita anual em P&D e, hoje, 45% da receita advém de produtos, soluções e serviços conectados.
No início do ano, Tricoire e mais 11 CEOs de grandes empresas europeias juntaram forças para um futuro zero carbono e criaram a CEO Alliance. A União Europeia está comprometida com emissões líquidas zero até 2050, o que está em linha com as estratégias de descarbonização das empresas da CEO Alliance.
Todos os membros apoiam os objetivos de Paris 2050, o Acordo Verde da UE e a ambição de aumentar as metas climáticas da UE. Eles representam diferentes setores, geram um total combinado de 600 bilhões de euros em receitas anuais e empregam 1,7 milhão de pessoas. A CEO Alliance canaliza seus esforços de descarbonização com as seguintes ações: conecta setores e estratégias, identifica potencial de colaboração e fomenta projetos e investimentos para uma economia e sociedade sustentáveis.
Estratégia
A Schneider Electric afirma que segue um lema bastante claro em sua estratégia de negócios: sucesso econômico nas áreas da indústria, capacitando infraestrutura, edifícios e data centers, mas não em detrimento do clima e do meio ambiente. Para tanto, a empresa desenvolve soluções e produtos inovadores de automação para o aumento de eficiência e economia de energia. A base para isso é a arquitetura de solução holística com capacidade para IoT EcoStruxure, dentro dos produtos em rede, controle de borda e softwares de análise para tornar mais consistente a comunicação de dados. A operação de uma planta industrial, um edifício ou um data center está se tornando cada vez mais transparente e medidas para otimizar a automação e o consumo de energia podem ser implementados de maneira direcionada e verificável.
Principalmente em cidades e prédios, onde grande parte da energia gerada é utilizada, as soluções da Schneider, voltadas para Smart City, permitem atingir as metas climáticas por um longo tempo antes de 2050. O campus da universidade EUREF em Berlim, por exemplo, tem sido capaz de fazer isso desde 2014 graças à Schneider Electric. O campus utiliza um fornecimento de energia neutro para o clima, uma rede de energia inteligente, edifícios com eficiência energética, uma plataforma de teste para mobilidade futura e numerosos projetos de pesquisa, mostrando que a mudança para energias renováveis é possível e financeiramente viável.
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