A capacidade e a agilidade de integradores de soluções complexas e diversificadas estão em alta na Siemens PLM, fornecedora mundial de software e soluções para a indústria. A empresa está abrindo as portas para canais em toda a América do Sul e, assim, ampliar sua atuação geográfica. Sem definir um número específico, a empresa analisará individualmente, cada empresa interessada e escolherá conforme as especificidades, necessidades e características das atividades econômicas de cada localidade.
Soluções tecnologicamente sofisticadas e ambientes complexos fazem parte do dia a dia da Siemens PLM e de seu ecossistema, necessários para atender o, também complexo e exigente, universo de clientes. “Buscamos empresas parceiras para atuar em segmentos como o automotivo, aeroespacial e de equipamentos industriais, a exemplo de fabricantes de máquinas agrícolas”, destaca Leonardo Wilinski, vice-presidente de canais para a América Latina.
Existem certificações específicas para alcançar o mercado. Para tanto, a companhia oferece práticas globais em capacitação, geração de demanda e, também, incentivos. “Nossa proposta é formar especialistas”, diz. Há treinamentos e certificações, presenciais e on-line, segmentados por especialidade de engenharia. A parte técnica, sem dúvida alguma, é o fundamento, porém, é preciso saber vender produto e o próprio conhecimento, a especialização.
Para fazer com que o integrador tenha êxito nas suas investidas, a Siemens PLM oferece apoio também para o que conquiste mercado e aumente o número de clientes. “Temos uma plataforma de marketing voltada especialmente para revendas, sem custo algum”, conta Alysson Faria, diretor de marketing para a América Latina. A companhia disponibiliza todo o conteúdo de formação e orientação que ajudarão para atrair, abordar, conquistar, fechar uma proposta e reter o cliente. Para a companhia é essencial que haja equilíbrio entre o marketing, o comercial e a parte técnica.
Em todas as vendas a Siemens PLM, envolve o canal, mesmo em situações nas quais atua diretamente. A exemplo de um longo ciclo, com fases de desenvolvimento, ajustes, experimentação… Muitas vezes o parceiro não tem fôlego para sustentar um projeto assim. “Ficamos à frente em um determinado período e, então, chamamos o integrador para compor a equipe e atender o cliente”, explica Wilinski.
Tecnicamente muito fortes, os canais da Siemens PLM são especialistas dentro do cliente e auxiliam na fabricação ou desenvolvimento de software de simulação, por exemplo. “Algumas das necessidades apresentadas em um projeto é trazida pelo integrador e passa a compor e melhorar nossas soluções”, conta o vice-presidente.
Mais do que integrar, o canal indica como refinar a oferta. A orientação é: ouvir e prescrever a solução mais adequada ao cliente. “Atesta a importância do parceiro de negócios especializado para a companhia”, ressalta Faria.
Os aprimoramentos contribuem para garantir a qualidade do início ao fim da cadeia produtiva. Ao reduzir o recall, o custo e a preservação da marca estão garantidos e, com isso, todos ganham. Uma colheitadeira antiga destruía cerca de 20% da produção. Hoje esse índice é de 10% em todo o ciclo, do corte, transporte, armazenamento à conservação. “Os requisitos apresentados pelo canal contribuem para que negócios se acelerem de forma virtuosa”, atesta o vice-presidente.
Para preparar o mercado para os parceiros e, consequentemente, para a Siemens, pensando longe, a fornecedora de soluções desenvolve campanhas junto a estudantes, pequenas e médias empresas, startups e corporações.
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