O avanço das tecnologias de conectividade, que por sua vez, gera um crescimento exponencial de Dados, exige uma infraestrutura de TIC robusta. De olho nessa demanda, a multinacional chinesa Huawei, que atua em diversas frentes de negócios, incluindo infraestrutura e dispositivos inteligentes, trabalha no sentido de oferecer Centros de Dados sustentáveis, simplificados e autônomos, de forma modular e indoor. Nesse sentido, a companhia tem como tática crescer essa divisão em âmbito global e, aqui no Brasil, a meta é conquistar a liderança em Data Center até 2026.
Integradores e revendas estão no centro das ações para que a Huawei possa atingir esta posição. E, para orquestrar a ida ao mercado, estes parceiros deverão estar plenamente certificados e capacitados técnica e comercialmente, além de dominarem discurso de vendas alinhado à filosofia, posicionamento e produtos da fabricante.
Quem está com a batuta é a WDC Networks, selecionada, a partir de critérios estabelecidos pela fabricante, como distribuidor exclusivo das ofertas de Centros de Dados da Huawei no Brasil.
Para apresentar as ações previstas e detalhar o conteúdo do Programa de Canais para esta oferta, a Huawei realizou evento em 27 de abril, quando lançou a linha Fusion Module, composta pelo FM500, FM800 e o FM2000.
A vice-presidente de Data Center da Huawei Digital Power, Bárbara Pizzolatto, que em 2023 completa um ano à frente da divisão, conta que as provas de certificação são intensas, sérias e, portanto, com alta taxa de reprovação. Porém, a companhia e a WDC darão o suporte necessário para que os interessados obtenham todas as condições necessárias para a aprovação.
“As certificações são pagas, porém, o programa de Canais tem vouchers e outros benefícios para os parceiros”, diz Bárbara. Há, inclusive, equipe para treinamento e para tirar dúvidas e, ainda, a plataforma Data Center Facility. “Vamos arcar com a primeira da certificação e alinhar a teoria à prática, priorizando qualidade e não quantidade de integradores e revendas”, complementa.
Estão previstas três categorias para certificação: Smart Power, Smart Cooling e Smart Modular Data Center, sendo que o acesso ao treinamento se dá por meio de cadastro no sistema da Huawei.
Diversos programas
Composto pelos níveis básico, profissional e expert, o programa prevê benefícios progressivos para o parceiro que obter certificações, que serão base para se alcançar próximos níveis.
Com o intuito de suavizar a árdua tarefa de se obter a rígida certificação, a executiva lançou também o Data Center Club. “Queremos promover encontros de relacionamento com esses parceiros”, diz Bárbara. Na programação estão torneios de golf, corrida de kart e degustação de vinho.
O portfólio a ser trabalhado pelo Canal de Distribuição contém, além da família Fusion Module, soluções diversas como UPS, bateria de Lítio e ar-condicionado de precisão, isso porque, de acordo com Bárbara, sua missão foi a de desenvolver o portfólio como um todo. “O mercado de Data Center é enorme e inclui os segmentos de energia e de climatização”, finaliza.
A WDC também lançou o Select. Trata-se de programa elaborado especificamente para integradores e revendas que atuam com estas soluções e que terão, entre outros benefícios, suporte para a qualificação e para a pré-vendas. “Ele contém todas as orientações e benefícios das soluções comercializadas pela nossa rede de parceiros”, conta Patrícia Cocozza, diretora de Alianças e Marketing da WDC Networks, que complementa: “oferecemos o portfólio de soluções financeiras com o DaaS – Data center as a service que a WDC viabiliza para projetos desta natureza”.
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