Muitas empresas tiveram de se reinventar por causa da pandemia de Covid-19. Boa parte dos brasileiros passou a trabalhar de casa, assim como processos que antes eram realizados presencialmente começaram a ser efetivados pelo computador – as reuniões viraram calls e os eventos, webinars. Na área de RH, os processos seletivos passaram a ser conduzidos totalmente on-line.
A Mindsight, empresa especializada em Ciência de Dados para a gestão de pessoas, viu a sua base de clientes crescer expressivamente durante a pandemia, em razão do aumento da procura por softwares capazes de apoiar os recrutamentos. Sua principal plataforma, o MindMatch, auxilia negócios a encontrarem colaboradores que combinem com a vaga e com o ambiente cultural da empresa por meio de diferentes testes on-line, reduzindo a rotatividade e aumentando a performance e a diversidade.
Só em 2020, a base de clientes do MindMatch saltou de 240 para 350, uma expansão de quase 46%. Os seus testes foram aplicados para mais de seis milhões de candidatos inscritos em 47.566 vagas de diversas empresas, como Suzano, Creditas, Stone, Tim, Itaú e XP Inc.
“Assim que a pandemia chegou ao Brasil e a maioria das empresas mudou o seu formato de trabalho, houve, a princípio, uma paralisação geral da contratação de pessoas e de ferramentas. Porém, uma vez que o mercado percebeu que esse novo modelo de trabalho não era temporário e que muitas adaptações vieram para ficar, as empresas voltaram a contratar, dessa vez priorizando o processo seletivo on-line”, explicou Thaylan Toth, CEO da Mindsight.
Gestão de talentos
De seu lado, o Full Analytics, seu software de gestão de talentos lançado em agosto de 2020, chegou à marca de 25 clientes no final do ano. Utilizando algoritmos de Inteligência Artificial, a plataforma concentra e organiza informações sobre gestão de performance dos funcionários, permitindo a centralização de diversos processos, desde a avaliação de desempenho até a distribuição de bônus. Além disso, ela roda pesquisas de clima e, a partir desses dados, gera previsões para as empresas, antecipando pedidos de demissão e alertas de defasagens salariais, além da indicação de novos talentos internos.
O crescimento no número de clientes levou ao aumento de 80% no faturamento da Mindsight, que finalizou o ano de 2020 com R$ 7,2 milhões registrados. “Os desafios enfrentados por empresas de diversos setores em 2020 mostraram que a tecnologia não só pode como deve ser utilizada cada vez mais para facilitar e automatizar, de forma inteligente, tarefas que para nós são muito demoradas e suscetíveis a falhas humanas”, afirmou Thaylan.
“A busca pela utilização de Inteligência Artificial em processos de RH é algo que só tende a crescer – e o nosso objetivo é levar essa inovação para cada vez mais empresas e ajudá-las na otimização de processos e tomada de decisões mais assertivas”, concluiu ele.
Serviço
www.mindsight.com.br
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