book_icon

Inteligência Artificial ética é reconhecida pela maioria dos líderes da América Latina

De acordo com o estudo da IBM, os executivos latino-americanos (66%) concordaram que as ações de sua organização são consistentes com seus princípios e valores, três vezes mais do que a média mundial

Inteligência Artificial ética é reconhecida pela maioria dos líderes da América Latina

Um novo estudo global da IBM ,Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança radical nas funções responsáveis ​​por liderar e defender a ética da IA (Inteligência Artificial) ​​em uma organização: 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico – CEO – como o principal “campeão” da ética da IA, um aumento considerável em relação aos 15% em 2018.

O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA ​​confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas. No caso da América Latina, os executivos são mais otimistas, com 66% dos entrevistados dizendo que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados, colocando-os atrás da América do Norte (81%) e do Japão (71%) para a mesma pergunta. Se considerarmos o índice médio global, menos de 20% concordaram com isso.

Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para organizações em todo o mundo  

O estudo também concluiu que:
Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da ética da IA

21% dos entrevistados da América Latina consideram os CEOs como os principais responsáveis ​​pela ética da IA.

Na região, 64% dos entrevistados indicaram CEO e outros C-Level como uma forte influência na estratégia de ética de sua organização.

67% dos entrevistados na América Latina apontaram o conselho como tendo uma forte influência, assim como a comunidade de acionistas (60%), funcionários (59%) e clientes (56%).

Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética em IA

88% dos líderes da América Latina pesquisados ​​concordam que a ética da IA ​​é importante para suas organizações. Ao mesmo tempo, 89% dos entrevistados acreditam que é uma fonte de diferenciação competitiva.

Empresas em todo o mundo já começaram a avançar. Mais da metade dos entrevistados em todo o mundo disse que suas organizações tomaram medidas para incorporar a ética da IA ​​em sua abordagem de ética nos negócios.

Mais de 56% dos entrevistados na região da América Latina dizem que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de auditoria/revisão.

Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para organizações em todo o mundo

Globalmente, mais CEOs pesquisados ​​(79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA ​​em suas práticas de IA – bem acima dos 21% em 2018

Mais da metade das organizações globais endossou publicamente princípios comuns de ética em IA. No entanto, menos de um quarto colocou em prática.

68% das organizações globais pesquisadas reconhecem que ter um local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusiva de indivíduos LGBT+ e 1,7 vezes menos racialmente inclusiva.

“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; ainda assim, houve pouco progresso em todo o setor na incorporação da ética da IA ​​em suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. “As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas um problema de conformidade. Dessa forma, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA.”

A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no futuro.

O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais, incluindo:
Adote uma abordagem multifuncional e colaborativa

A IA ética requer uma abordagem holística e um conjunto de habilidades em todas as partes interessadas envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA da linha de negócios têm um papel distinto na jornada confiável da IA.

Estabeleça a governança organizacional e do ciclo de vida da ​​IA
Adote uma abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para produtos.

Vá além de sua organização – expanda sua abordagem identificando e envolvendo os principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e outros parceiros do ecossistema para estabelecer “interoperabilidade ética”.
*Metodologia

O estudo do IBV, “Ética da IA ​​em ação: um guia empresarial para progredir na IA confiável”, entrevistou 1.200 executivos em 22 países em 22 setores para entender a visão dos executivos sobre a importância da ética da IA ​​e como as organizações a estão operacionalizando. O estudo foi realizado em cooperação com a Oxford Economics em 2021.

Por duas décadas, o IBM Institute for Business Value serviu como o “think tank” de liderança de pensamento para a IBM. O que nos inspira é produzir insights estratégicos apoiados por pesquisas e baseados em tecnologia que ajudam os líderes a tomar decisões de negócios mais inteligentes.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.