Tecnologia

Oracle disponibiliza ferramenta Low-Code como serviço

Com o Apex Application Development, qualquer usuário pode criar aplicativos sem conhecer códigos de programação

A Oracle anunciou está disponibilizando sua plataforma Apex de desenvolvimento de software Low-Code como um serviço de Nuvem gerenciado. Dessa forma, os desenvolvedores podem usar a ferramenta para construir aplicativos empresariais baseados em dados de forma rápida e fácil. A empresa informa que o Oracle Apex Application Development já é usada por 500 mil desenvolvedores, sendo fácil de usar e baseado em navegador para a criação de aplicativos móveis.

Enquanto a plataforma original estava disponível apenas como parte do banco de dados Oracle, o Apex Application Development está disponível como um serviço autônomo e funciona com uma variedade de aplicativos. Executado no Oracle Cloud Infrastructure (OCI), a ferramenta fornece suporte para mais de 500 usuários e aplicativos ilimitados, e pode ser dimensionado elasticamente conforme a necessidade de capacidade adicional. Um recente estudo da Pique Solutions mostrou que os desenvolvedores podem construir aplicativos empresariais 38 vezes mais rápido com o serviço da Oracle sem ter de aprender tecnologias complexas.

Ele é poderoso o suficiente para construir a grande maioria dos aplicativos de negócios. Construir aplicativos baseados em dados com codificação tradicional agora deve ser a exceção, e não a regra

Os profissionais interessados ​​no desenvolvimento fácil, em vez da codificação tradicional complexa, podem começar a construir aplicativos Low-Code gratuitamente usando o novo serviço Apex Application Development, que está incluído no Oracle Cloud Free Tier. Os aplicativos criados e implantados com o uso do novo serviço se beneficiam da alta segurança, escalabilidade, disponibilidade e desempenho fornecidos pelo Oracle Autonomous Database, permitindo que os desenvolvedores se concentrem na solução de problemas de negócios e não na tecnologia subjacente.

“A Oracle continua a apoiar as comunidades de desenvolvedores e o novo serviço Apex é o exemplo mais recente, permitindo que usuários sem conhecimentos técnicos, analistas de negócios e desenvolvedores profissionais criem e implementem rapidamente aplicativos atraentes, responsivos e orientados por dados com o mínimo de esforço”, disse Andrew Mendelsohn, vice-presidente de Tecnologias de Servidor de Banco de Dados da Oracle. “Ele é poderoso o suficiente para construir a grande maioria dos aplicativos de negócios. Construir aplicativos baseados em dados com codificação tradicional agora deve ser a exceção, e não a regra”, afirmou.

O serviço Apex também é pré-configurado com o Oracle Rest Data Services (ORDS) e SQL Developer Web. Os desenvolvedores podem utilizar ORDS para criar APIs Rest personalizadas em relação aos dados de seus aplicativos e SQL Developer Web para compor consultas SQL e modelar graficamente os dados. Se o negócio exige codificação tradicional em relação ao banco de dados além do que pode ser feito no Apex, então, com um clique, os desenvolvedores podem atualizar o serviço para um banco de dados Oracle Autonomous Transaction Processing completo com Oracle Apex que suporta APIs clientes de banco de dados Oracle, SQL Net e Autonomous Data Guard.

A arquitetura Oracle Apex fornece integração estreita com o banco de dados, permitindo uma redução de dez vezes nas alternâncias entre o aplicativo e o banco de dados, resultando em tempos de resposta muito mais rápidos para usuários finais de aplicativos baseados em dados. Além disso, a ferramenta permite que os desenvolvedores de aplicativos explorem totalmente o poder e a simplicidade do banco de dados SQL.

Serviço
www.oracle.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos