Está prevista, para março, a chegada ao mercado brasileiro do modelo de hardware as a service da Lenovo Data Center. O padrão de uso sob demanda e conforme a necessidade passará, então, a integrar o portifólio de hardware, software e serviços da empresa, incluindo o suporte.
A empresa caminha para que todas as soluções – fim a fim – sejam oferecidas como serviço, possibilitando o consumo adequado à demanda; usar como recursos de cloud pública e se quiser, dentro de casa, com flexibilidade para alocar ou retirar recursos.
Nesse modelo que tem como pontos fortes o suporte e a consultoria o canal de vendas, que responde hoje por 95% do resultado da companhia, é essencial. Portanto, impulsionar os parceiros está entre as prioridades da Lenovo Data Center.
Com o posicionamento em data center, a empresa observou maior aproximação de integradores: foram três vezes mais; um aumento de 175% em um pouco mais de um ano. São empresas com o perfil da Schneider Electric, Siemens PLM, Capgemini e Stefanini, entre outras. O gerente-geral da Lenovo Data Center no Brasil, Rodrigo Guércio, conta que a empresa vem crescendo mais de dois dígitos, muito por força do canal.
Diante da nova atuação é necessário ajustar os contratos de parcerias no Brasil. “Vamos enquadrar o perfil do canal de distribuição ao negócio data center e trabalhar com uma metodologia correta e adequada”, explica o executivo. De acordo com ele, as novas regras para todos os níveis de parcerias estarão disponíveis até o dia primeiro de abril deste ano.
“Hoje temos o portfólio mais amplo da história da companhia”, atesta Guércio. Entre as novidades ele cita produtos de armazenamento da NetApp, que terão manufatura local e contarão com benefícios fiscais do País, resultado de aliança entre as empresas. Até o meio do ano chegarão ao Brasil, dez novas plataformas de gestão.
Outro anúncio foi a ampliação do acordo de cooperação com a suíça, Veeam Software, fornecedora de soluções de gerenciamento inteligente, que busca a hiperdisponibilidade de dados. No que se refere à hiperconvergência, atua em parceria com a Nutanix, que oferece soluções para infraestrutura, sendo que o fortalecimento dessa aliança passa pelo âmbito global. A Lenovo que ser o ponto de junção e oferecer de maneira integrada, fim a fim, as soluções Nutanix e Veeam.
Guércio ressaltou, ainda, a parceria com a SAP, que engloba as soluções de cloud da fabricante e os resultados alcançados com a Intel. Destacou, também, os serviços profissionais que oferece, tendo suplay chain como diferencial.
Quanto à fábrica em Indaiatuba, interior de São Paulo, a Lenovo se orgulha de aplicar os conceitos de Indústria 4.0, e investir em pesquisa e desenvolvimento. “Temos exportado nossas descobertas e inovações para outros países”, finaliza o executivo.
Os anúncios aconteceram durante o Transform 2.0, realizado em 12 de fevereiro em São Paulo e contou com a participação de Pietro Delai, da IDC, que apresentou um panorama atual e perspectivas do mercado brasileiro de TI, com dicas importantes para a condução dos negócios. Esta primeira edição do evento que é realizado anualmente em outros países, aconteceu também em Porto Alegre, em 14/2. Já em Brasília será no próximo dia 27 de fevereiro.
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