book_icon

Internet via satélite: quatro dicas sobre esse tipo de serviço no Brasil

Especialista explica diferenciais da tecnologia para quem está em dúvida sobre a contratação
Internet via satélite: quatro dicas sobre esse tipo de serviço no Brasil

A conexão via satélite se destaca por levar internet de qualidade para lugares que sofrem com falta ou instabilidade de sinal. O serviço tem como premissa atingir todo o território brasileiro, que evidenciou a deficiência nesse aspecto durante a quarentena. Segundo pesquisa do IBGE, 46 milhões de pessoas não têm acesso à banda larga, o que representa 25% da população do país.
Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos – site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar -, explica o que é necessário para a operação do serviço. “Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências. Também é necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal”, afirma.
O especialista dá dicas sobre o funcionamento desse tipo de serviço:
1. Internet com velocidade rápida
Baixar arquivos é mais fácil com a tecnologia via satélite, pois os downloads são concluídos rapidamente. Também é possível navegar em diversos sites ao mesmo tempo sem enfrentar problemas com a internet travada ou lenta. Mas apesar de apresentar alta velocidade, a conexão via satélite tem uma latência maior — ou seja, seu recebimento e envio de conteúdo tendem a levar mais tempo.
2. Maior abrangência
Como o satélite não se desloca, o sinal é mais abrangente e pode ser utilizado com boa qualidade, no mundo todo. Inclusive, é possível se conectar em locais de difícil acesso para cabos ou internet de fibra, como montanhas e áreas desérticas. Estes satélites, por exemplo, estão trazendo banda larga para alguns dos locais mais remotos e difíceis de alcançar no mundo, incluindo a região amazônica do Brasil – onde cabo, fibra e celular não têm condições de serem implantados.
3. Tecnologia mais resistente
Por ter menos aparatos em solo, a internet via satélite é mais resistente a adversidades climáticas, como chuvas fortes e ventanias, assegurando uma melhor qualidade de serviço nesses momentos. Entretanto, por conta da transmissão de dados ocorrer na direção do céu, as ondas de rádio geradas pelo satélite são suscetíveis a interferências climáticas.
4. Conexão wi-fi
Algumas empresas já oferecem a instalação do wi-fi gratuitamente, junto com o pacote de dados. O consumidor pode criar redes internas em casa e usar repetidores para potencializar o sinal e acessar a internet de qualquer cômodo de casa. Vale ressaltar que a maioria dos planos via satélite funciona no sistema de franquias, com um valor de dados a serem usados por mês.
O Portal de Planos nasceu em 2015 com o objetivo de reunir informações sobre a área de telecomunicação no Brasil, oferecendo ao consumidor ferramentas para ajudar a contratar serviços das mais diversas operadoras do País – tudo de forma digital, com agilidade e transparência. Entre as soluções oferecidas pelo site está o Comparador de Planos, que mapeia e compara todos os planos disponíveis no mercado – tanto de internet fixa como de celular. Também é possível realizar um teste de velocidade da internet por meio de um medidor virtual, além de ter acesso a mais de 300 conteúdos gratuitos em texto e vídeo sobre o tema.
Serviço
https://portaldeplanos.com.br/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.