Gestão

Esmaltec reduz custos com protótipos em 30% após adoção de softwares Siemens

Após consolidação das novas tecnologias, ferramentas se tornaram imprescindíveis para que a empresa se mantivesse competitiva. A tecnologia Siemens também minimizou retrabalho, possibilitou digitalização de processos e viabilizou integração direta com fornecedores

A Siemens Digital Industries Software, fornecedora de serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto e de software de gerenciamento de operações de manufatura, foi escolhida pela Esmaltec S/A para aprimorar todo o processo de projetos de soluções de eletrodomésticos unindo conceitos de design e praticidade à qualidade dos produtos. Sediada em Maracanaú, no estado do Ceará, a Esmaltec atua em vendas de bebedouros, que levam a marca registrada de Gelágua, e de fogões em todo o mercado nacional.

De acordo com Carlos Eduardo Salles, diretor de engenharia da Esmaltec S/A, antes da adoção do Solid Edge, primeira solução Siemens implementada na empresa, os projetos eram feitos predominantemente em 2D, com soluções básicas de 3D, refletindo todas as limitações e dificuldades dessa forma de trabalho. “Esse formato restringia as possibilidades de soluções de produtos e projetos mais complexos demandados pelos movimentos de mercado e dificultava a comunicação com fornecedores de moldes e ferramentas. Também havia muitas margens de erro e mais tempo de desenvolvimento na conversão dos arquivos de projeto recebidos em 2D. O tempo de projeto era maior, devido à necessidade constante de prototipação detalhada para validar os desenhos ou o processo inverso, quando os desenhos eram gerados a partir dos protótipos. Consequentemente o custo dessa etapa era também 30% maior do que hoje”, afirma o executivo.

A implementação do Solid Edge foi mais simples, mais relacionada à adaptação à nova ferramenta. Apesar da simplicidade, foram necessários alguns meses para que o aumento da produtividade e os demais benefícios atingissem seu maior potencial, até o ponto em que a ferramenta se tornou imprescindível para que a nossa empresa se mantenha competitiva  

Já no cenário que precedeu a inclusão do Teamcenter, também da Siemens, toda documentação gerada pela engenharia era salva em diretórios de rede e por isso a empresa não possuía o controle da versão sistêmica (ou seja, não existia um fluxo de aprovação para publicação de desenhos). “O tempo para publicação do portal de desenhos para fornecedores era realizado por correio eletrônico, com margem para envios de desenhos com revisões obsoletas. As especificações de produtos não padronizados entre as fábricas contribuíam para aumentar ainda mais o tempo de localização dos projetos. Além disso, havia também impactos da falta de controle e da dificuldade da rastreabilidade que afetavam toda cadeira produtiva, desde o recebimento de materiais até a linha de produção”, relata Salles.

Implementação e resultados
O processo de implementação das soluções teve duas fases. Primeiramente foi feito o levantamento e a aquisição do sistema para depois ser feita a incorporação do Solid Edge. As necessidades mais urgentes da solução adquirida correspondiam aos aspectos técnicos, como ganho de produtividade, redução da quantidade e do tempo de prototipação, redução de falhas e retrabalhos em projetos e documentação devido à ausência de parametrização, comunicação eficaz com fornecedores de moldes e ferramentas por meio de arquivos 3D confiáveis além da possibilidade de execução de projetos mais complexos.

“A implementação do Solid Edge foi mais simples, mais relacionada à adaptação à nova ferramenta. Apesar da simplicidade, foram necessários alguns meses para que o aumento da produtividade e os demais benefícios atingissem seu maior potencial, até o ponto em que a ferramenta se tornou imprescindível para que a nossa empresa se mantenha competitiva “, afirma Salles.

Uma vez consolidada a instalação do Solid Edge, foi necessário aderir ao Teamcenter visando melhorar o controle de documentos e de suas respectivas revisões, bem como a padronização de informações, a homogeneidade e a rastreabilidade do processo de desenvolvimento de produtos, a redução de falhas nos fluxos de desenvolvimento e o armazenamento da base de dados de engenharia em um ambiente seguro.

Após a consolidação de ambas soluções a Esmaltec passou a usufruir de uma conexão direta com a cadeia de fornecedores – possibilitando que, em caso de qualquer alteração em um projeto, o sistema passasse a enviar aos fornecedores daquela peça uma notificação sobre a atualização do desenho e este fornecedor, por sua vez, alinhasse imediatamente seus processos internos para atender à nova especificação.

“Sabemos que investimentos em novas tecnologias são inerentes a todas as empresas que querem se manter à frente no mercado. Além de atenderem às nossas necessidades em termos de modernização de processos como otimização de tempo de projeto, aumento de assertividade e redução de tempo com retrabalho, tivemos um ganho real em termos de competitividade e redução de custos desnecessários”, reforça Salles.

A Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio Xceler ator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações.

Serviço
www.sw.siemens.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos