book_icon

Parceria com startups e programas de inovação fomenta crescimento de empresas

O objetivo é conectar as dificuldades das operadoras com novas frentes e culturas

Parceria com startups e programas de inovação fomenta crescimento de empresas

Levantamento recente da plataforma 100 Open Startups aponta que o valor de contratos entre empresas tradicionais e startups saltou 175% entre maio de 2020 e junho deste ano. O dado mostra que é cada vez mais forte a aposta de companhias em parcerias desse tipo para inovar e crescer. No Brasil, diversos projetos ganham destaque, como um hub de inovação para conectar startups a operadoras de planos de saúde e iniciativas de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e RTM.

Na área da saúde, por exemplo, a healthtech Zitrus possuía uma área interna de inovação desde 2019. Mas, diante da pandemia, percebeu que operadoras de planos de saúde tinham desafios semelhantes e precisavam se adaptar. Por isso, resolveu ampliar a iniciativa e lançou, em agosto deste ano, o Zlabs, hub de inovação para conectar startups, empresas e universidades a operadoras, além de promover a cultura de inovação, acelerar negócios, captar investidores e dar alcance a essas iniciativas. Para atender a demanda, há uma equipe fixa de profissionais que atuam no hub, em Joinville (SC). A iniciativa já conta com 23 Unimeds parceiras e deu origem à empresa TARIC, focada em prontuários eletrônicos e medicina preventiva.

As mudanças nos setores de TI e telecomunicações acontecem numa velocidade avassaladora, então um ecossistema aberto é fundamental para o futuro das organizações e para construir um mercado financeiro mais dinâmico e ágil  

“O objetivo é conectar as dificuldades das operadoras com novas frentes e culturas. Para isso, fazemos conversas com centros de inovação, analisamos o mercado para verificar se alguma startup atende a demanda ou desenvolvemos a solução dentro da Zitrus. E ainda trabalhamos a cultura de inovação e da transformação digital”, explica o CTO da Zitrus, José Guilherme Merchiori.

As interações promovidas dentro de um ecossistema tecnológico trazem benefícios tanto para empresas novas quanto para as que atuam há longa data no mercado. É o caso da RTM, o principal hub integrador do mercado financeiro. A empresa, que é da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e da B3, conquistou o 5º lugar na categoria Telecomunicações do ranking de líderes em open innovation de 2021, divulgado pela 100 Open Startups. A RTM, desde 2016, desenvolve o Programa Conecta de inovação aberta e, por meio da parceria com a Darwin Startups, que oferece capital, mentores e suporte para o desenvolvimento dos negócios, já apoiou a aceleração de 60 empresas, especialmente fintechs, insurtechs e startups de big data.

“As mudanças nos setores de TI e telecomunicações acontecem numa velocidade avassaladora, então um ecossistema aberto é fundamental para o futuro das organizações e para construir um mercado financeiro mais dinâmico e ágil. O empreendedor aprimora sua visão de mercado e pode se conectar com os principais players do setor e, por outro lado, nós podemos firmar parcerias para oferecer soluções mais completas”, conta André Mello, CEO da RTM.

Em SC, programa gerou aumento de 42% no faturamento médio de startups
Outra iniciativa de destaque na conexão entre corporates e startups é o Linklab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Com três espaços físicos em Florianópolis, São José e Joinville, e uma unidade virtual, em Chapecó, a iniciativa permite a participação de empresas que estão distantes geograficamente. “Prova disso é que 54% das startups inscritas em 2020 são de fora de Santa Catarina. Agora, a ideia é expandir ainda mais essa iniciativa, transformando o LinkLab em uma rede nacional, em vários pontos do Brasil”, reforça o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.

Desde 2017, o programa apoiou mais de 60 negócios entre startups e corporações, com uma taxa de sucesso de 53%. Além disso, garantiu um aumento de 42% no faturamento médio das startups participantes. No total, mais de 30 grandes empresas nacionais e multinacionais fazem parte da iniciativa, como WEG, AMBEV, Whirlpool, Schulz, Governo do Estado de Santa Catarina, entre outras.

O Linklab também reforça a comunidade de startups em Santa Catarina, considerada uma das melhores do país, pela Associação Brasileira de Startups e Startup Awards. Outro ponto são as capacitações de novos empreendedores, essenciais para promover a inovação. O Programa de Capacitação Startup SC, promovido pelo Sebrae, é um exemplo disso. Ao longo de oito anos, 1.070 empreendedores e 330 startups foram apoiadas pela iniciativa.

Segundo Alexandre Souza, gestor do Startup SC, as conexões criadas no ecossistema ampliam as possibilidades de desenvolvimento de novos negócios inovadores. “Para além de capacitações técnicas, as iniciativas promovem compartilhamento de experiências entre pares e conexões valiosas na busca de investimentos e acelerações”, complementa Souza. Como exemplo, em 2021, a parceria Sebrae e Fapesc investirá um montante de R$ 1,25 milhão em startups presentes na 11º turma de Capacitação do Startup SC.

ACATE

Alexandre Souza

crescimento de empresas

healthtech Zitrus

Iomani Engelmann

José Guilherme Merchiori

plataforma 100 Open Startups

Programa Conecta de inovação aberta

startups e programas de inovação

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento