Para a ServiceNow, empresa que oferece soluções em nuvem em modelo SaaS (Software as a Service), os parceiros têm grande importância no atual momento estratégico da companhia. “Metade dos nossos negócios teve alguma participação dos nossos canais”, destaca Marcus Santos, diretor de Canais da ServiceNow no Brasil. A chegada de Katia Ortiz no ano passado para comandar a filial brasileira provocou um incremento da estratégia da companhia, que passou a investir em comunicação e intensificou a expansão da rede de parceiros.
Com 20 parceiros locais (eram 16 em 2016), a ServiceNow parte agora para a segunda fase de seu plano de consolidação do programa de canais: a qualificação da base. A empresa, que atualmente tem 50% de suas vendas feitas via canais, tem a meta de chegar a 75% até 2020.
“O objetivo é conquistarmos um faturamento de US$ 4 bilhões no mundo. Temos um campo vasto de atuação, pois oferecemos uma solução muito completa que automatiza os processos internos das empresas, tornando-os mais ágeis.”, diz Santos. Segundo ele, embora a solução possa ser adaptada para qualquer vertical, o segmento de governo é um nicho a ser explorado.
Além de apostar na oferta diferenciada de serviços – a taxa global de renovação de seus produtos é de 98%, número alto para o setor -, a empresa sempre busca aprimorar a sua oferta. Recentemente adquiriu a DxContinuum, para incorporar recursos de Machine Learning em todas as suas soluções.
Com a Internet das Coisas, mais dispositivos fazem solicitações de serviço e, por isso, é cada vez mais importante que essas solicitações sejam categorizadas, encaminhadas e respondidas, tornando os processos cada vez mais automatizados e inteligentes. Ao aplicar os algoritmos de Machine Learning da DxContinuum aos conjuntos de dados exclusivos de cada cliente, a ServiceNow poderá treinar as máquinas para automatizar processos de TI, RH, atendimento ao cliente e outras solicitações com alto nível de precisão.
Os parceiros locais e globais da ServiceNow são responsáveis pela revenda e implementação das soluções usando o modelo de software como serviço. No Brasil, busca aumentar a sua presença. As regiões Sul, Norte, Nordeste, além de Brasília e São Paulo, estão no radar.
A consolidação do programa de canal, PartnerNow, ainda terá a terceira fase, que focará na especialização dos canais. A ideia, segundo Santos, é tornar os parceiros especialistas para atendimento nas regiões ou conforme os pilares de atuação da companhia. “Disponibilizamos os APIs para que os parceiros desenvolvam aplicações complementares”, explica o diretor de canais.
O programa de parceiros da ServiceNow possui quatro categorias: vendas, serviços, tecnológico e treinamento. Para se tornar um parceiro credenciado, o canal deve passar por um processo de capacitação que envolve diferentes fases de avaliação e certificação. Contam como critério para a escolha o número de profissionais certificados, o número de implementações e o índice de satisfação dos clientes. Depois de conquistar a certificação Bronze, o canal pode buscar o estágio Silver e, por último, o Gold.
A ServiceNow registrou faturamento global de US$ 1,39 bilhão em 2016, com crescimento de 38% ao ano. Entre os principais parceiros globais estão a Accenture, Deloitte, DXC Technology, KPMG e a IBM, que recentemente firmou parceria estratégica com a ServiceNow para acelerar a adoção da automação inteligente em uma plataforma de nuvem segura e escalável. No Brasil, a empresa está desde 2012.
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