Com mais de 65 anos de existência o Grupo Zacarias é reconhecida como uma das maiores revendedoras de veículos novos do Paraná das marcas General Motors, Peugeot e Nissan, com atuação nas cidades de Maringá, Campo Mourão, Goioerê, Cascavel e Toledo. E o crescimento do Grupo não para. A divisão responsável pela vendas de veículos da marca GM na região, Zacarias Veículos, tem conquistado resultados excelentes em prospecção de clientes e agendamento de veículos nas oficinas graças a um sistema de CRM focado em concessionárias.
Com uma média de 800 veículos vendidos por mês, a Zacarias desde 2011 conseguiu com a adoção do Syonet CRM ter controle total do processo de vendas, pós-vendas e das peças, que teve início em setembro deste ano. “Com o Syonet, houve um aumento de 40% da taxa de prospecção de clientes das concessionárias GM econseguimos ter mais controle, de maneira mais fácil, nesses setores fundamentais para qualquer empresa do setor automotivo”, explica o gerente de TI do Grupo Zacarias, Edson Machado.
“Antes do Syonet CRM, utilizávamos apenas o DMS/ERP, mas faltava esse foco em perseguição e agendamento da oficina. Foi realmente um grande benefício, já que o Syonet CRM é específico para concessionária. Não temos como comparar o antes e depois”, lembra Machado.
Pós-vendas
Para apoiar as vendas e o pós-vendas, o Grupo Zacarias conta com um callcenter dedicado e que possui 26 atendentes para esclarecer dúvidas no processo de vendas, agendar visitas à oficina e realizar pesquisas de satisfação. Além disso, a Zacarias Veículos segmenta e dispara campanhas de e-mail e SMS marketing direto pelo Syonet CRM.Hoje, dos 484 colaboradores da Zacarias Veículos 141acessam o CRM da Syonet.
Com o sistema de CRM da Syonet, a Zacarias ainda registrou um aumento de 25% nos agendamentos de oficina para serviços como revisão do veículo e consertos em geral. “Por todo esse panorama, vemos que a ferramenta da Syonet só nos proporciona um excelente retorno, além de ser flexível e atender nossas necessidades de um jeito personalizado”, explicou.
Graças aos benefícios obtidos com a solução, o Grupo Zacarias prevê até 2019 a finalização da implantação do Syonet CRM em mais duas marcas. “Em breve, as nossas concessionárias Peugeot e a Nissan -, que têm duas lojas cada, devem utilizar a solução Syonet CRM por completo”, conta Edson.
“Como o Syonet CRM está integrado ao DMS/ERP do Grupo Zacarias, tudo ficou mais fácil porque boa parte das interações com os clientes são criadas a partir de faturamentos dentro do próprio DMS/ERP e o Syonet lê estas informações e com base em um algoritmo pró-ativo focado em rentabilidade financeira, gera as prospecções em vendas e pós-venda para o Grupo Zacarias. O próximo passo será implementarmos o APP exclusivo para os clientes do Grupo Zacarias poderem agendar serviços e negociar veiculos” explica Isac Campos diretor da Syonet.
Sobre o Grupo Zacarias
A origem do grupo se deu no ano de 1951, na cidade de Maringá (PR), com a fundação da “Sociedade Anônima de Automóveis de Maringá” onde, além de automóveis, eram comercializados caminhões, tratores, rádios, aparelhos de televisão e refrigeradores. Cinco anos mais tarde, a empresa passou a se chamar “Sociedade Anônima Zacarias”, seria ali o nascimento de uma marca que, nas últimas seis décadas, passou a ser referência no mercado automotivo.
Além da parceria com a General Motors, no ano de 2006, o grupo iniciou a representação de uma nova marca: a francesa Peugeot, atualmente com concessionárias em Maringá (PR) e Cascavel (PR). No ano de 2009, veio a parceria com a montadora japonesa Nissan com as concessionárias Bonsai Motors também nas cidades de Maringá (PR) e Cascavel (PR).
Desde de 2011, também foi incorporada ao grupo a Rodotop Locadora de Veículos especializada em terceirização de frotas e que fica localizada em Maringá (PR).
Os últimos movimentos de expansão do grupo foram com a marca Chevrolet: primeiro na cidade de Cascavel (PR), no ano de 2013 e, mais recentemente, em 2017, com a incorporação de três concessionárias nas cidades de Campo Mourão (PR), Goioerê (PR) e Toledo (PR).
Atualmente, o Grupo Zacarias conta com nove concessionárias em cinco cidades e tem aproximadamente 900 colaboradores.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo