Tecnologia

CIP e ClearSale criam plataforma antifraude para o PIX

Solução foi desenvolvida para analisar os riscos nas transações e garantir autenticidade das informações no novo sistema de pagamentos instantâneos

A CIP e a ClearSale, empresa que atua em soluções antifraude, desenvolveram uma plataforma antifraude exclusiva para o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, o PIX.

A solução antifraude tem como objetivo garantir a segurança e autenticidade dos dados e é direcionada para os bancos, instituições financeiras, instituições de pagamento, cooperativas e carteiras digitais que começarão a operar com o novo sistema.

O serviço passa a vigorar em novembro  

“Neste novo momento que o mercado financeiro está prestes a viver, a CIP traz uma ferramenta autêntica que visa aumentar ainda mais segurança e confiabilidade nas transações. A solução antifraude tem o grande diferencial em sua base de dados, uma construção impecável desta parceria da CIP com a expertise da ClearSale,” comenta Joaquim Kavakama, superintendente-geral da CIP.

Trata-se de uma plataforma robusta em infraestrutura, conexão, alta escalabilidade, tempo de resposta e padrões de segurança, que atende os processos de validação no cadastro das chaves de endereçamento na DICT (Diretório de identificadores de contas transacionais do PIX), além da validação do transacional nas transferências e pagamentos utilizando PIX.

“Utilizaremos nossa experiência e conhecimento no combate a fraudes nos meios digitais para garantir a conferência e autenticidade dos dados e transações, conferindo maior segurança ao novo sistema de pagamento, às instituições financeiras e à população. A plataforma conta com os componentes de segurança da ClearSale já testados com soluções antifraude no mercado”, destaca Bernardo Lustosa, CEO da ClearSale.

A solução desenvolvida em parceria entre a CIP e a ClearSale realiza a conferência dos dados, garantindo sua autenticidade, tornando mais efetivas as ações contra fraudes e ameaças à segurança do sistema. As tentativas de fraudes podem ocorrer desde o cadastramento da chave, em QR Codes com URLs de fraudadores, substituindo os códigos e direcionando o pagamento para outro recebedor, bem como na tentativa de portabilidade da chave e em invasões dos dispositivos eletrônicos com o roubo das chaves.

O sistema de transferências e pagamentos instantâneos, PIX, transformará as transações financeiras, que poderão ser realizadas em qualquer dia do ano, sem limite de horário e com o recurso disponível praticamente de forma imediata ao destinatário. O serviço passa a vigorar em novembro. No entanto, o novo sistema exigirá que os participantes do arranjo PIX façam investimentos e adaptações em segurança, para proteger dados, processos e clientes.

Do ponto de vista financeiro, a plataforma também oferece isonomia de custos a todos os usuários, independentemente de seu tamanho, uma vez que a definição da tarifa é definida a partir da análise de volumetria total processada no mês (soma das consultas de todos os participantes no período).

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos