book_icon

Apenas 48% dos projetos digitais são bem-sucedidos, aponta pesquisa do Gartner

Porém, um grupo de CIOs e CxOs, conhecido como Vanguarda Digital, tem a maior taxa de realização, em que 71% de suas iniciativas digitais atingem ou excedem as metas

Apenas 48% dos projetos digitais são bem-sucedidos, aponta pesquisa do Gartner

Em média, apenas 48% das iniciativas digitais atingem ou excedem as metas de resultados de negócios, de acordo com a pesquisa global anual do Gartner com mais de 3 mil CIOs e executivos de tecnologia e mais de 1 mil líderes executivos fora da TI (CxOs). Um grupo de CIOs e CxOs, conhecido como “Vanguarda Digital”, tem a maior taxa de realização, em que 71% de suas iniciativas digitais atingem ou excedem as metas de resultados.

“Essa Vanguarda Digital se distingue do resto dos CIOs e CxOs porque eles são coproprietários da entrega digital”, disse Raf Gelders, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “Os CIOs e CxOs são igualmente responsáveis e envolvidos no fornecimento das soluções digitais de que suas empresas precisam. Este é um afastamento radical do paradigma tradicional de entrega de TI e ‘patrocínio de projetos’ de negócios que predomina na maioria das empresas”, observou.

Mais de 80% dos CIOs da EMEA entrevistados disseram que esperam aumentar seus investimentos em segurança cibernética, IA/GenAI e inteligência de negócios e análise de dados em 2025.

Os analistas do Gartner apresentaram os resultados da pesquisa durante o Gartner IT Symposium/Xpo, que acontece até quinta-feira (7/11). A Pesquisa de Executivos de Tecnologia e CIO do Gartner de 2025 coletou dados de 3.186 CIOs e executivos de tecnologia (incluindo 1.376 CIOs na EMEA) em 88 países e em todos os principais setores. Esta pesquisa foi complementada com insights de 1.126 líderes executivos fora da TI.

“Por trás de cada CxO de Vanguarda Digital, um CIO está orientando e permitindo que os CxOs e suas equipes liderem e construam em conjunto a entrega digital com a TI”, disse Daniel Sanchez-Reina, vice-presidente e analista do Gartner. “Os CIOs de Vanguarda Digital nutrem seus colegas para se tornarem CxOs de Vanguarda Digital. Esses CIOs tornam mais fácil para seus CxOs liderar o digital com eles e para a equipe da área de negócios criar soluções digitais junto com a TI”. observou.

Para Reina, o sucesso dos CIOs agora depende do sucesso de seus CxOs. Para ter sucesso na próxima fase das iniciativas digitais, os CIOs precisam que seus CxOs trabalhem juntos e co-liderem com eles. Portanto, suas fortunas estão entrelaçadas: uma não pode ter sucesso sem a outra.

CIOs buscam plataformas atraentes e fáceis de usar para todos os tecnólogos

Mais de 80% dos CIOs da EMEA entrevistados disseram que esperam aumentar seus investimentos em segurança cibernética, IA/GenAI e inteligência de negócios e análise de dados em 2025.

“Os CIOs de vanguarda digital não investem nessas tecnologias para serem usadas apenas por sua equipe de TI. Eles também os tornam fáceis de usar para tecnólogos potenciais ou reais fora da TI”, disse Gelders. “Em média, há 26% da equipe da área de negócios/corporativa fora da TI dedicada à construção, implementação ou gerenciamento de tecnologia. Muitas dessas tecnologias naturalmente se prestam a aliviar a carga de trabalho em toda a empresa, acelerando o tempo de lançamento no mercado e o tempo de retorno e promovendo a responsabilidade dos CxOs.”

No outro extremo do espectro, 43% dos CIOs da EMEA disseram que esperam diminuir seus investimentos em infraestrutura legada e tecnologias de data center. Essa é uma tendência que se tornou mais comum nos últimos anos, principalmente devido à migração para soluções baseadas em nuvem. Isso se compara a 33% que disseram que esperam aumentá-lo, o que pode ser atribuído, em parte, às organizações que adquiriram infraestrutura local para experimentar e produzir soluções GenAI.

Os CIOs da EMEA não estão priorizando o desenvolvimento de habilidades de liderança digital e tecnológica em toda a empresa

Apenas 14% dos CIOs da EMEA pesquisados priorizam a construção de uma força de trabalho de tecnologia em toda a empresa (além de seus próprios departamentos de TI) em 2025. Isso limitará a capacidade da empresa de obter o máximo de seus investimentos digitais. Ele os condena a perpetuar o baixo número (48%) de iniciativas digitais que atendem ou excedem suas metas de resultados de negócios.

Além disso, apenas 19% dos CIOs da EMEA disseram que priorizarão o compartilhamento da liderança tecnológica com outras áreas de negócios, um essencial primordial para aumentar a Vanguarda Digital .

“Para se tornar uma vanguarda digital, os CIOs da EMEA precisam priorizar quatro áreas – tornar as plataformas digitais fáceis para a força de trabalho criar soluções digitais; ensinando-lhes as interdependências entre tecnologia e negócios; ajudar os líderes empresariais a se tornarem líderes de inovação no digital; e expandir as habilidades digitais além do departamento de TI”, disse Sanchez-Reina.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.