De acordo com os dados mais recentes da Canalys, as remessas mundiais de tablets aumentaram 11% ano a ano no terceiro trimestre de 2024, atingindo 37,4 milhões de unidades. Isso marca o terceiro trimestre consecutivo de crescimento do mercado de tablets, impulsionado por um ressurgimento da demanda nos setores de consumo e comercial. O fim da demanda sazonal de volta às aulas, o acúmulo de estoque de canais antes das festas de fim de ano e um aumento nos gastos com TI das empresas contribuíram para um desempenho saudável da indústria de tablets.
“Ofertas de pacotes e promoções agressivas em vários mercados ajudaram a impulsionar as remessas de tablets em um ambiente de gastos desafiador”, disse Himani Mukka, gerente de Pesquisa da Canalys. “O terceiro trimestre deste ano testemunhou um acúmulo de estoque no Canal de varejo em antecipação à temporada de férias, na qual os descontos começaram cedo. Seja na Black Friday ou na Cyber Monday nos mercados ocidentais ou no festival de compras do Dia dos Solteiros na China, os fornecedores estão se preparando para a onda de compras com lançamentos de produtos destinados a atrair os usuários a atualizar tablets mais antigos. Mesmo em mercados onde fatores como a inflação enfraqueceram a demanda do consumidor, a demanda dos negócios aumentou, levando a atualizações de dispositivos, bem como novas implementações de tablets em cenários comerciais. Verticais da indústria como educação, Saúde e varejo são exemplos notáveis de investimentos renovados em tablets para impulsionar os esforços de Transformação Digital. Embora o crescimento geral do mercado tenha permanecido modesto, o desempenho recente indica uma perspectiva saudável para o papel dos tablets em diferentes segmentos de usuários finais”, completou.
O mercado geral de tablets cresceu 11% ano a ano no terceiro trimestre de 2024, após um crescimento significativo de 18% no trimestre anterior. No terceiro trimestre de 2024, a Apple manteve sua posição de liderança no mercado de tablets com 36% de participação de mercado e 13,6 milhões de tablets enviados. A Apple está aumentando sua competitividade de mercado com o lançamento do mais recente iPad mini, que traz os recursos do Apple Intelligence para toda a linha de iPads, melhorando a experiência do usuário.
A Samsung garantiu o segundo lugar, enviando 6,9 milhões de unidades e alcançando um crescimento de 12% ano a ano. Os gigantes chineses da tecnologia Lenovo, Xiaomi e Huawei completaram os cinco primeiros. A Lenovo experimentou um crescimento de 14% (2,9 milhões de unidades), ficando na terceira posição. A Huawei vendeu 2,8 milhões de unidades, alcançando um crescimento de 29%. Na quinta colocação ficou a Xiaomi, que emergiu como o fornecedor de crescimento mais rápido, com um aumento de 58% e 2,5 milhões de tablets enviados no período.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo