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Google lança Pix por Aproximação no celular e facilita o pagamento

A nova funcionalidade está disponível para clientes do PicPay, C6 Bank e agora Itaú Unibanco, que ajudou no desenvolvimento da tecnologia, baseada em tecnologia NFC

Google lança Pix por Aproximação no celular e facilita o pagamento

No final de julho, o Google apresentou a integração do Pix na Carteira do Google, uma das plataformas do Google Pay, juntamente com o PicPay e o C6 Bank. Já nesta segunda-feira (4/11), o Google anunciou o Pix por Aproximação, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), tornando a experiência muito próxima dos cartões de crédito e débito atuais. O recurso está disponível para clientes do PicPay, C6 Bank e agora Itaú Unibanco, que ajudou no desenvolvimento da tecnologia. Assim, o ciente que for fazer uma compra na loja, ao optar pelo pagamento pelo Pix, que algumas vezes tem até um pequeno desconto, não precisa mais acessar o aplicativo do banco e escanear o QR Code. Basta aproximar o celular da maquininha e confirmar o pagamento.

O lançamento dessa funcionalidade na Carteira do Google contou com a presença de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Ele contou para a plateia que desde o lançamento do Pix em novembro de 2020, este sistema de pagamento instantâneo, que em setembro somou mais de 5,5 bilhões de transações, vem evoluindo constantemente, tendo sido lançados o Pix Troco e o Pix Pagamento. “Eu estava em uma pequena cidade e queria comprar uma gravata, mas a loja só aceitava dinheiro e só havia um caixa eletrônico com uma fila enorme. Nessa hora pensei como seria bom se a loja também pudesse servir como um caixa eletrônico”, contou Campos Neto sobre o nascimento do Pix Troco e Pix Pagamento. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que 30% das pessoas preferem pagar com cartão ao invés do Pix por causa da facilidade do pagamento por aproximação”, disse o presidente do BC. Inicialmente, o Pix por aproximação deveria estar no mercado apenas em fevereiro de 2025, mas algumas instituições adiantaram seu lançamento.

Nos próximos meses, o plano é lançar o Pix no Chrome, uma opção que permite que os usuários façam o checkout de pagamento no e-commerce durante a navegação com mais facilidade usando as contas Pix

A solução, que foi desenvolvida em conjunto com a Rede Itaú e foi testada em terminais da marca, poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade a seus clientes. “O Pix é a transação mais popular entre os brasileiros. Ao adicionarmos a opção de pagar com o Pix por Aproximação à Carteira do Google, traremos mais conveniência e facilidade para os pagamentos em lojas físicas, impulsionando ainda mais o crescimento desse tipo de transação no País”, disse Natacha Litvinov, head de Parcerias de Pagamentos para a América Latina no Google.

“O Itaú investiu no Pix desde o primeiro momento, especialmente por seu potencial de inovação e geração de valor para seus clientes. Agora, o Pix por aproximação chega para transformar seu uso nas transações presenciais, com ganhos expressivos de experiência e segurança. Acreditamos muito no impacto que ele terá para lojistas e consumidores; por isso, desenvolvemos nas laranjinhas do Itaú uma solução que poderá ser utilizada por todos, independentemente de sua instituição financeira, alcançando o maior número de pessoas possível”, afirma Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.

Para fazer o Pix por Aproximação pela Carteira do Google, os usuários precisarão vincular previamente suas contas à Carteira do Google. Feito o vínculo de conta, ao fazer um pagamento, o consumidor deve desbloquear o celular, aproximar o aparelho com NFC embarcado da máquina do adquirente e seguir os passos do pagamento Pix pela Carteira. Após verificações seguindo o protocolo de segurança adotado pelo Open Finance, a transação será realizada.

E-commerce

Além do Pix por Aproximação, o Google também apresentou a possibilidade de pagar com Pix pelo novo botão “Pagar com GPay” em aplicativos de e-commerce. O botão fica disponível através de uma API para aplicativos que desejem disponibilizar esta opção, gerando ainda mais facilidade para os usuários, que podem concluir a transação com menos passos, com menos fricção e sem necessidade de sair do aplicativo.

A Estapar, através do Zul+, foi o parceiro que desenvolveu a solução de API em conjunto com o Google e estreia a novidade, que já está disponível em seu aplicativo. O segundo parceiro a fazer a integração será o McDonald ‘s, com o lançamento programado para os próximos meses.

Para pagar com o Pix via GPay em aplicativos, também é necessário fazer o vínculo de conta no aplicativo da Carteira. “Hoje em dia, a tecnologia empregada em nossas operações permite ao motorista fazer a ativação, o acompanhamento do tempo de uso, assim como o pagamento do estacionamento e dos diversos serviços presentes no Zul+, apenas com o celular. Estrear o botão Pagar com Pix nos coloca na vanguarda da oferta de ações disruptivas e relevantes para facilitar o cotidiano dos nossos clientes. E isso em um momento em que a marca se consolida como uma autotech, que desenvolve soluções por meio da tecnologia para compreender e aprimorar cada vez mais a jornada dos motoristas”, afirma Emílio Sanches, CEO da Estapar, empresa detentora do Zul+.

Preview Pix no Chrome

O Google expandirá a possibilidade de realizar transações Pix para outras superfícies do Google Pay. Nos próximos meses, o plano é lançar o Pix no Chrome, uma opção que permite que os usuários façam o checkout de pagamento no e-commerce durante a navegação com mais facilidade usando as contas Pix, isso é, realizando as transações sem a necessidade de deixar o ambiente de pagamentos.

 

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