book_icon

Guia da SAP mostra principais pontos da migração para o SAP S/4Hana

Será preciso escolher entre as ofertas Grow with SAP ou Rise with SAP, explorar possíveis caminhos de migração e fazer os ajustes necessários na infraestrutura de TI

Guia da SAP mostra principais pontos da migração para o SAP S/4Hana

A migração para um sistema ERP em Nuvem é uma etapa crítica na Transformação Digital. Para ajudar as empresas nesta jornada, a SAP publicou o guia “Mapeando sua jornada para o SAP S/4Hana”. Em um artigo no blog da companhia, Thomas Bamberger, presidente da SAP Customer Evolution, explica que os executivos de TI devem se concentrar em três considerações estratégicas: escolher entre as ofertas Grow with SAP ou Rise with SAP, explorar possíveis caminhos de migração e fazer os ajustes necessários na infraestrutura de TI.

Segundo o executivo, o Grow with SAP é ideal para pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam migrar para um sistema ERP moderno na Nuvem de forma rápida e econômica. Com soluções pré-configuradas e processos padronizados, as empresas podem facilmente aproveitar os benefícios da Nuvem com o mínimo de esforço e em um curto espaço de tempo. Eles podem escolher entre vários cenários com base nas melhores práticas do setor.

O novo guia Mapeando sua jornada para o SAP S/4Hana fornece informações detalhadas de fundo, exemplos do mundo real e links adicionais que podem ser valiosos para organizações que planejam migrar para o ERP na Nuvem e para aquelas que estão no meio do processo

Já o Rise with SAP, por outro lado, foi projetado para grandes empresas e corporações que buscam uma transformação abrangente. A oferta vai muito além da funcionalidade do ERP para ajudar a fornecer serviços abrangentes de gerenciamento e otimização, bem como suporte à migração. Esse suporte robusto pode permitir que as empresas migrem todo o seu cenário de TI para a nuvem enquanto desenvolvem novos modelos de negócios digitais.

Caminhos de transformação

O segundo aspecto fundamental da migração para o SAP S/4Hana é a variedade de caminhos de transformação disponíveis para as empresas. Esses caminhos podem oferecer a flexibilidade necessária para adaptar a migração a requisitos específicos e ao cenário do sistema existente.

Conversão do sistema (abordagem Brownfield): essa abordagem permite a migração de um sistema SAP ERP existente para o SAP S/4Hana. É particularmente adequado para empresas que desejam manter seus processos de negócios existentes. Uma vantagem importante é que o banco de dados e a configuração existentes são mantidos, o que reduz significativamente o tempo de transição.

Nova implementação (abordagem Greenfield): este método envolve começar do zero e permite que as organizações redefinam seus processos de negócios sem serem limitadas pelas limitações existentes. Ele oferece a oportunidade de implementar as melhores práticas mais recentes. No entanto, as fases de planejamento e preparação geralmente levam um tempo relativamente longo.

Transição seletiva de dados (abordagem híbrida): esta abordagem combina elementos dos dois métodos descritos acima. É mais adequado para organizações que desejam preservar determinados dados e processos históricos enquanto implementam novas funcionalidades.

Infraestrutura: adaptar ou transformar?

A migração para o SAP S/4Hana requer a adaptação da infraestrutura de TI para aproveitar ao máximo os recursos da plataforma.

Migração para a Nuvem: muitas empresas optam por migrar para a Nuvem para melhorar a escalabilidade e a flexibilidade. A escolha da Nuvem pública ou privada depende dos requisitos específicos e da estratégia de segurança de uma organização.

Integração e gerenciamento de dados: a migração para o SAP S/4Hana requer uma revisão e otimização completas dos cenários de integração e estratégias de gerenciamento de dados. O SAP Business Technology Platform (SAP BTP) pode fornecer muitas ferramentas para ajudar a dar suporte e aprimorar esses processos.

Necessidades de segurança e conformidade: a mudança para a Nuvem traz novos desafios de segurança e conformidade. O planejamento e a implementação cuidadosos são essenciais para proteger dados confidenciais e atender aos requisitos regulatórios.

“Ao alinhar esses três componentes principais – abordagem de implementação, caminho de migração e infraestrutura – as organizações podem obter uma migração bem-sucedida do SAP S/4Hana.”, garante Bamberger

Os pontos acima fornecem uma visão geral inicial dos desafios e decisões envolvidos na migração para o SAP S/4Hana. No entanto, isso apenas arranha a superfície. Para executivos de TI que desejam se aprofundar, o novo guia “Mapeando sua jornada para o SAP S/4Hana” é um recurso abrangente. Ele fornece informações detalhadas de fundo, exemplos do mundo real e links adicionais que podem ser valiosos para organizações que planejam migrar para o ERP na Nuvem e para aquelas que estão no meio do processo.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.