book_icon

Fortinet oferece proteção aprimorada por IA e gerenciamento de risco interno

O FortiDLP permite o gerenciamento eficaz da segurança de dados, a aplicação dinâmica da proteção e visibilidade aprimorada de ameaças internas em escala para clientes de grandes empresas

Fortinet oferece proteção aprimorada por IA e gerenciamento de risco interno

A Fortinet, empresa global de segurança cibernética, anunciou a disponibilidade geral do FortiDLP, uma solução de prevenção de perda de dados (DLP) de última geração e gerenciamento de risco interno. Com base na tecnologia da Next DLP e na integração com o Fortinet Security Fabric, a nova solução reforça o portfólio geral de recursos DLP da Fortinet. O FortiDLP permite o gerenciamento eficaz da segurança de dados, a aplicação dinâmica da proteção de dados e a visibilidade aprimorada de ameaças internas em escala para clientes de grandes empresas.

“Em uma era em que a proteção de dados é fundamental, o FortiDLP oferece uma solução de última geração que combina detecção aprimorada por IA e gerenciamento de risco interno para proteger informações confidenciais”, disse John Maddison, diretor de Marketing da Fortinet. “Ao aproveitar uma solução de proteção de dados baseada em IA com a ajuda da IA generativa, as equipes de segurança podem antecipar riscos, simplificar a resposta a incidentes e mitigar ameaças mais rapidamente do que as soluções DLP legadas. Proteger seus dados contra ameaças internas e externas começa com visibilidade e prevenção proativa, e o FortiDLP oferece essa proteção no primeiro dia”, afirmou.

Os administradores podem configurar políticas e ações que incluem a apresentação de mensagens personalizáveis para educar os usuários sobre a importância de proteger dados confidenciais e, ao mesmo tempo, habilitar mecanismos que impulsionam a responsabilidade pelo comportamento dos funcionários

Segundo informações, o Gartner previu recentemente em seu Guia de Mercado para Prevenção de Perda de Dados que, “até 2027, 70% dos CISOs em empresas maiores adotarão uma abordagem consolidada para lidar com casos de uso de risco interno e exfiltração de dados”. No entanto, os CISOs e as equipes de segurança continuam lutando com os desafios tradicionais de DLP, como gerenciar silos de dados e dados dispersos com uma força de trabalho híbrida crescente, navegar por políticas complicadas e rígidas para classificar dados, desempenho lento de ferramentas legadas e o risco crescente representado por insiders mal-intencionados com acesso a dados confidenciais.

A resposta da Fortinet aos desafios tradicionais de DLP é o FortiDLP, uma solução de proteção de dados de endpoint nativa da Nuvem aprimorada por IA que permite aos clientes atender a todos os seus requisitos de proteção de dados com uma única solução. Com a recente aquisição da Next DLP, a Fortinet adiciona uma poderosa solução de proteção de dados ao Fortinet Security Fabric, oferecendo às equipes de segurança uma maneira mais eficaz de evitar vazamentos e perdas de dados, detectar ameaças relacionadas ao comportamento, treinar funcionários para tomar decisões informadas sobre riscos e cumprir as políticas de segurança. A solução também aborda o uso de aplicativos SaaS não sancionados pelos funcionários e protege contra vazamento de dados quando os funcionários usam shadow AI (ferramentas GenAI não aprovadas). Alguns dos principais recursos que diferenciam o FortiDLP da concorrência incluem:

Proteção de dados Shadow AI: o FortiDLP permite que os funcionários usem com segurança as ferramentas GenAI disponíveis publicamente, como OpenAI ChatGPT, Google Gemini e outras. Os administradores podem definir ações de política para alertar os funcionários sobre as práticas adequadas de tratamento de dados, permitindo que eles continuem usando essas ferramentas. O resultado é um equilíbrio entre permitir maior produtividade e, ao mesmo tempo, proteger a organização contra o compartilhamento de dados corporativos confidenciais com essas ferramentas.

Visibilidade e proteção de dados no primeiro dia: o FortiDLP fornece visibilidade e proteção automatizadas de movimentação de dados desde o primeiro dia com políticas prontas para uso e aprendizado de máquina incorporados no endpoint para linha de base, com inspeção contextual e de conteúdo que funciona mesmo se os endpoints estiverem desconectados da rede.

Proteção contra riscos internos: o FortiDLP pode identificar ações, comportamentos e outros indicadores e aplicar ações de política apropriadas para identificar e impedir que insiders divulguem dados confidenciais fora da organização. As equipes de segurança também podem monitorar o risco individual do usuário com a solução, identificando, analisando e capturando a atividade dos funcionários quando dados confidenciais são acessados e/ou as políticas são violadas.

Proteção de dados de aplicativos SaaS: o FortiDLP fornece visibilidade abrangente das interações do usuário com os dados na nuvem e mantém a proteção à medida que os dados saem da nuvem. A solução cria um inventário abrangente de pontuação de risco de aplicativos SaaS utilizados em uma organização, com insights sobre entrada, saída e credenciais de dados. Ele também fortalece as defesas contra possíveis violações de dados devido à exposição de dados corporativos por meio do uso não autorizado de aplicativos.

Proteção de dados baseada na origem: o FortiDLP fornece visibilidade instantânea do risco de exposição de dados com o Secure Data Flow, que complementa as abordagens tradicionais baseadas em classificação de conteúdo e confidencialidade com identificação de dados baseada na origem, detecção de manipulação e controles de saída de dados. As equipes de segurança podem rastrear e impedir a saída de dados de endpoints e dispositivos móveis não gerenciados para unidades USB, impressoras e aplicativos SaaS, como Slack, Office 365 e Google Workspace.

Educação do usuário informada sobre riscos: os administradores podem configurar políticas e ações que incluem a apresentação de mensagens personalizáveis para educar os usuários sobre a importância de proteger dados confidenciais e, ao mesmo tempo, habilitar mecanismos que impulsionam a responsabilidade pelo comportamento dos funcionários.

Orientação baseada em IA: o assistente FortiDLP AI aprimora a análise de incidentes usando o FortiAI para resumir e contextualizar dados associados à atividade de alto risco observada, mapeados para a Base de Conhecimento de Táticas, Técnicas e Procedimentos de Ameaças Internas (TTP) do MITRE Engenuity para facilitar o consumo por analistas e colegas.

Como parte de seu compromisso contínuo de oferecer aos clientes proteção de dados de nível empresarial, a Fortinet planeja oferecer o FortiDLP como uma solução independente, além de adicionar recursos avançados de prevenção de perda de dados orientados por IA à sua oferta de Borda de serviço de segurança (SSE) e integrar recursos adicionais de proteção de dados e risco interno em todo o Fortinet Security Fabric.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.