A Atento, consultoria de Customer Experience (CX), encontrou na Microsoft uma parceira para enfrentar desafios com a complexidade e o custo de suas soluções de proteção. Com uma gama variada de clientes em diferentes indústrias, a empresa adotou o XDR do Microsoft Security para consolidar a gestão de segurança e automatizar respostas a incidentes. A implementação resultou em uma redução de custos operacionais, aumento da produtividade com automação de processos e melhoria da segurança em 86 mil estações de trabalho.
Anteriormente, a Atento utilizava uma variedade de soluções de diferentes fornecedores que configuravam seu sistema EDR (Endpoint Detection and Response). Na prática, toda a orquestração envolvida resultava numa maior complexidade e custos elevados.
A virada de chave na jornada de defesa da Atento ocorreu quando a empresa definiu que a melhor estratégia era unificar a proteção de suas informações, adotando as soluções de segurança integradas da Microsoft em seu framework. Isso abrange todo o suite de detecção e resposta estendidas e gerenciamento de eventos e informações de segurança do Microsoft Security, incluindo Microsoft Entra ID, Microsoft Defender for Endpoint, Microsoft Defender for Identity, Microsoft Defender for Office 365, Microsoft Intune, além do Microsoft Sentinel e Microsoft Purview.
Desde então, a Atento consolidou toda essa implementação, integrando ainda diversos ativos que seus antigos provedores não faziam. Esse esforço resultou em um nível de maturidade fundamental para a proteção de seu ecossistema ao monitorar e analisar um conjunto maior de elementos, como e-mail, usuários do AD local e na nuvem, receber logs de firewall e correlacionar tudo isso de forma integral.
O papel crucial do time Microsoft Unified Support
A colaboração estreita com o time de suporte do Microsoft Unified foi fundamental para o sucesso do projeto. A equipe do Unified trouxe expertise essencial para a correta implementação e configuração das soluções de segurança. “Por meio da parceria com a Microsoft, estamos em um nível de maturidade de segurança hoje muito maior.” afirmou Luiz Frota, CISO Global da Atento.
Essa parceria não apenas garantiu uma implementação eficiente, superando os desafios de adoção do sistema XDR, mas também capacitou a equipe interna da Atento, que agora compreende profundamente o funcionamento das plataformas e pode gerenciar proativamente a segurança. Também foi importante a participação dos especialistas do time do Microsoft Unified na compreensão das dores da Atento, ajudando na construção da imagem que a gestão global de segurança gostaria de passar aos executivos da empresa, ao mostrar que uma solução integrada era uma vantagem e não um ponto a mais de atenção.
Os benefícios obtidos com a automação e a integração do sistema XDR do Microsoft Security
A implementação das soluções Microsoft em 86 mil estações de trabalho e a visibilidade abrangente do ambiente foram marcos significativos alcançados. A economia de custos com a mudança da EDR para a solução Microsoft foi de um terço. “De fato tivemos uma significativa redução de preço, mas o ganho obtido em termos de funcionalidade foi muito maior”, comenta Luiz.
A integração completa das camadas de proteção e a correlação de eventos em um único lugar proporcionaram à Atento uma visão holística e detalhada de sua segurança, permitindo uma resposta mais rápida e precisa a incidentes.
Outro aspecto da adoção das soluções Microsoft foi uma melhoria em 50% das workstations da Atento no Brasil, mensurada graças à centralização gerada pelo Microsoft Security, que permite a observação dessa melhora de forma simplificada, “A integração nativa das soluções da Microsoft eliminou a necessidade de integrações adicionais, simplificando o processo e reduzindo custos de suporte e treinamento,” explicou Frota. Após adotar a solução no País, a empresa expandiu o uso globalmente.
A automação proporcionada pelo uso de playbooks integrados com SOAR (security orchestration, automation, and response) melhorou a produtividade do time de segurança, permitindo a identificação de ataques antes que ocorressem e a redução de falsos positivos. Além disso, com a telemetria avançada e a capacidade de correlação de eventos, a Atento aumentou sua maturidade de segurança e fortaleceu sua imagem como uma empresa segura para seus clientes.
Essa implementação ajudou a Atento a conseguir uma redução significativa no número de consoles de segurança utilizados, consolidando a gestão de incidentes em uma única plataforma. “A integração de nossas soluções XDR com o Sentinel levou a uma redução significativa nos consoles de segurança, simplificando o processo de gestão de incidentes e otimizando a eficiência operacional,” comentou Frota. Essa mudança resultou em uma redução do tempo de preparação de respostas de auditoria de duas semanas para menos de duas horas e a etiquetagem de 60 mil dispositivos em apenas três horas.
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