De acordo com a pesquisa da Canalys, as remessas globais de smartphones cresceram 5% ano a ano no terceiro trimestre de 2024, atingindo 309,9 milhões de unidades, o desempenho mais forte do terceiro trimestre desde 2021. Esse aumento foi alimentado por lançamentos agressivos de marcas de smartphones que oferecem portfólios atualizados com fortes propostas de valor, números de atualização encorajadores em meio a um ciclo de atualização favorável e sentimento robusto do consumidor.
A Samsung liderou o ranking com 57,5 milhões de remessas, reforçada por uma linha de entrada simplificada. A Apple manteve o segundo lugar com um recorde de 54,5 milhões de unidades, impulsionada pela forte estreia da série iPhone 16 em mercados emergentes a partir de lacunas de hardware mais estreitas entre os modelos básico e Pro. A Xiaomi ficou em terceiro lugar com 42,8 milhões de unidades e uma participação de mercado de 14%, beneficiando-se do posicionamento estratégico de estoque para novos lançamentos nos principais mercados. A OPPO e a vivo terminaram entre os cinco primeiros, vendendo 28,6 milhões e 27,2 milhões de unidades, respectivamente, com desempenhos saudáveis na altamente competitiva região da Ásia-Pacífico.
“A Apple alcançou remessas recordes no terceiro trimestre, impulsionadas por uma combinação estratégica de otimizações de Canal e cadeia de suprimentos”, disse Le Xuan Chiew, analista da Canalys. “Após os anúncios do Apple Intelligence, os consumidores estão atualizando ativamente os modelos mais antigos do iPhone 12 e 13 para adotar essa nova tecnologia. Além disso, a produção diversificada de iPhones da Apple, principalmente na Índia, reduziu significativamente os prazos de entrega, simplificando o atendimento de pré-encomendas e estimulando a demanda local por meio de preços competitivos. A produção suplementar de iPhones da geração anterior, como o iPhone 13 e 15, na Índia reforçou ainda mais as remessas de Canais de operadoras da Apple para os EUA e Europa, permitindo que ela recuperasse a participação de mercado no segmento intermediário e capitalizasse a demanda de reposição. No entanto, é vital observar os obstáculos geopolíticos, e o atraso na implementação do Apple Intelligence pode prejudicar substancialmente o desempenho da Apple tanto no quarto trimestre festivo quanto em 2025”, completou.
“A intensa concorrência no mercado de baixo custo persistiu, apesar de um forte primeiro semestre de 2024 impulsionado pela demanda robusta do consumidor e condições econômicas favoráveis”, disse Toby Zhu, analista sênior da Canalys. “O lançamento bem-sucedido da série A3 renomeada pela OPPO no segmento de preços de US$ 100 a US$ 200, particularmente no Sudeste Asiático, é um excelente exemplo dessa estratégia. Ao simplificar seu portfólio, a OPPO teve um crescimento de 30% ano a ano na região e está pronta para aumentar ainda mais sua participação no mercado. Mas o aumento dos custos dos componentes e a saturação do Canal representam desafios para a lucratividade de longo prazo e a sustentabilidade das estratégias de mercado de massa. Para enfrentar esses desafios, as marcas estão expandindo seu foco para o crescimento intermediário em mercados emergentes. No segundo semestre de 2024, a Xiaomi está alavancando sua forte presença no mercado aberto e lojas de marca para elevar suas vendas de médio a alto padrão e redirecionar a demanda do consumidor para sua série Pro. Enquanto isso, a vivo expandiu sua série V40 para cobrir uma gama mais ampla de variantes para aumentar suas ofertas de gama média”, comentou.
A Canalys continua cautelosamente otimista para o resto do ano, com os fornecedores aprimorando o posicionamento de estoque e a construção da marca para impulsionar o crescimento em 2025″, disse Chiew. “Os mercados emergentes, como o Sudeste Asiático e a América Latina, superaram o mercado geral, impulsionados pelo aumento da concorrência de preços e incentivos de Canal no segmento de entrada. Embora esse segmento permaneça vital para volume e participação de mercado, as pressões inflacionárias limitam a lucratividade de dispositivos de gama ultrabaixa, tornando desafiadoras as guerras de preços sustentadas. Em mercados maduros, como EUA, China e Europa Ocidental, o crescimento do segmento premium será impulsionado pela diferenciação baseada em IA. Fornecedores como vivo e Honor estão expandindo seus portfólios de médio porte por meio de estratégias de canal inovadoras, incluindo lojas pop-up e parcerias com operadoras, para capturar upgrades da faixa de preço de US$ 100 a US$ 200”, finalizou.
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