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IDC revela as 10 principais previsões que vão moldar a TI no próximo ano

As previsões deste ano ressaltam a necessidade urgente de acelerar o pivô da IA, defendendo investimentos estratégicos e de longo prazo em recursos avançados habilitados para IA

IDC revela as 10 principais previsões que vão moldar a TI no próximo ano

A IDC divulgou suas previsões mundiais altamente antecipadas do setor de Tecnologia da Informação (TI) para 2025 e além. O relatório IDC FutureScape descreve as 10 principais previsões que moldarão o futuro do setor de TI e destaca como as organizações de todos os setores se voltarão estrategicamente para a Inteligência Artificial (IA) para construir empresas resilientes e orientadas por IA.

As previsões deste ano ressaltam a necessidade urgente de acelerar o pivô da IA, defendendo investimentos estratégicos e de longo prazo em recursos avançados habilitados para IA. Nos últimos 18 meses, organizações de todos os tamanhos e setores se envolveram em uma extensa hiperexperimentação com IA. Em 2025, prevemos uma mudança da experimentação para a reinvenção. Essa mudança será impulsionada pela introdução de agentes de IA, renovações em dados, infraestrutura e Nuvem para fornecer “respostas” escaláveis e um foco aprimorado na resiliência por meio de economia sólida e recuperação cibernética generalizada.

O sucesso da IA ocorre quando os fundamentos da tecnologia e os fluxos de trabalho estão em vigor para ampliar as soluções em toda a organização – criando uma plataforma holística e coordenada para garantir economias de escala nos investimentos em toda a organização

Apoiando essa transformação, a IDC prevê que os gastos mundiais com tecnologias de suporte à IA ultrapassarão US$ 749 bilhões até 2028. Notavelmente, a IDC relata que 67% dos gastos projetados com IA de US$ 227 bilhões em 2025 virão de empresas que incorporam recursos de IA em suas principais operações de negócios, superando os investimentos nos principais provedores de serviços digitais e de Nuvem.

“No cenário em evolução da IA, o futuro depende de nossa capacidade de não apenas experimentar, mas de girar estrategicamente – transformando a experimentação em inovação sustentável”, disse Rick Villars, vice-presidente do grupo de Pesquisa Mundial da IDC. “À medida que adotamos a IA, precisamos priorizar a relevância, a urgência e a desenvoltura para criar empresas resilientes que prosperem em um mundo orientado por dados”, completou.

A pesquisa FutureScape 2025 da IDC se concentra nos fatores externos prontos para remodelar o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses. Ele também examina os desafios que as equipes de tecnologia e TI encontrarão ao definir, construir e governar as tecnologias necessárias para prosperar em um mundo digital.

As previsões

Uma análise mais detalhada das dez principais previsões do setor de TI da IDC em todo o mundo revela o seguinte:

Economia da IA: no próximo ano, os CIOs se concentrarão em documentar a extensão do uso geral da IA, passando da experimentação da IA para a monetização. Estabelecer uma base sólida para medir e otimizar automaticamente os aplicativos habilitados para IA será fundamental para superar os obstáculos de modernização de TI em todas as empresas.

Barreiras de pivô de IA: existem vários fatores que podem dificultar as taxas de sucesso das implementações do GenAI, os principais fatores limitantes incluem escassez de desenvolvedores, altos custos, desempenho inadequado da infraestrutura e má coordenação de TI/linha de negócios. A IDC prevê que até 30% das organizações reconsiderarão seus investimentos em GenAI se as soluções para essas barreiras não estiverem alinhadas com a estratégia de negócios.

Resiliência cibernética: as interrupções de ransomware de alta visibilidade continuam a tornar a recuperação cibernética e a resiliência cibernética os principais itens da agenda de muitas equipes de TI corporativas. A incapacidade de uma organização de se adaptar às ameaças em constante mudança e o uso expandido da IA prejudicarão sua capacidade de atender às expectativas de resultados de negócios influenciadas pela IA.

Modernização da Nuvem: as organizações que modernizarem com sucesso suas arquiteturas de nuvem se beneficiarão de ROI aprimorado, resultados de TI mais econômicos, operacionalmente eficientes e sustentáveis e melhor desempenho de carga de trabalho e aplicativos.

Dados como produto: a arquitetura de dados como produto resultará em um colapso significativo nos silos de dados e ineficiências entre as grandes empresas. Uma abordagem de dados como produto é uma maneira de produzir e consumir dados que torna os processos repetíveis e os resultados habilitados por dados mais consistentes e confiáveis.

Metamorfose do aplicativo: a ascensão de copilotos do boom GenAI de 2022 está rapidamente dando lugar a agentes de IA – componentes de software totalmente automatizados que têm o poder de usar conhecimentos e habilidades para avaliar situações e agir com intervenção humana limitada ou nenhuma.

Entrega de inferência: à medida que as organizações continuam a acelerar a adoção de GenAI e fluxos de trabalho agenciais, as cargas de trabalho de inferência aumentarão drasticamente. Olhando para o futuro, é imperativo não ficar preso a uma única opção de inferência e, em vez disso, desenvolver uma estratégia operacional de “inferência múltipla”.

Descarbonizando a infraestrutura de IA: o aumento potencial do lixo eletrônico reflete o rápido aumento do investimento em IA em todas as empresas. Para enfrentar os desafios ambientais de aproveitar os benefícios da IA, as empresas estão recorrendo a estruturas de IA sustentáveis que se concentram em minimizar o impacto ambiental da inteligência artificial, abordando elementos-chave como eficiência energética, otimização de recursos e redução de lixo eletrônico.

Plataformas unificadas para IA composta: as empresas estão aprendendo rapidamente que o foco em casos de uso básicos de IA e GenAI de produtividade proporcionará impacto limitado nos negócios. O sucesso da IA ocorre quando os fundamentos da tecnologia e os fluxos de trabalho estão em vigor para ampliar as soluções em toda a organização – criando uma plataforma holística e coordenada para garantir economias de escala nos investimentos em toda a organização.

Novas funções de trabalho: a necessidade de automatizar criará uma transformação do local de trabalho orientada por IA, evoluindo o ciclo de vida da jornada de emprego. Quando questionados sobre a preparação para atender aos requisitos de transformação digital do trabalho, um total de 47% dos líderes de TI e LOB afirmaram que estavam significativamente preparados e fizeram mudanças nas práticas e políticas de trabalho, aproveitando a tecnologia para dar suporte aos requisitos de negócios atuais e futuros.

 

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