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Estudantes do IMT desenvolvem plataforma virtual para ensino de robótica industrial

Sistema de Realidade Virtual que simplifica manipulação de máquinas e robôs e torna o ensino mais acessível é apresentado na 31.ª edição da Eureka

Estudantes do IMT desenvolvem plataforma virtual para ensino de robótica industrial

Pensando em formas de tornar o ensino de robótica industrial mais simplificado e acessível para diferentes realidades de estudantes, os formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) criaram uma plataforma didática de comissionamento virtual. O projeto é um dos trabalhos de conclusão de curso apresentados na Eureka, feira realizada no campus do instituto, em São Caetano do Sul, de 25 a 27 de outubro.

Com um setor que está em constante crescimento, desenvolver soluções para evolução da área no País tem se tornado cada vez mais necessário. Em 2021, 70% das empresas industriais no Brasil já utilizavam tecnologias da Indústria 4.0, segundo Dados da Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Projetada para Óculos de Realidade Virtual, a aplicação também é multiplataforma, e pode ser acessada via computador ou celular

Foi com esse cenário, que o grupo de formandos do curso de Engenharia de Controle e Automação do IMT pensaram em maneiras de levar parte dessas fábricas e do ambiente industrial para sala de aula. “Com esse projeto, estamos construindo uma ponte entre a educação atual e as demandas futuras da indústria. Imaginamos um futuro em que cada estudante, independentemente dos recursos de sua instituição, possa ter acesso a uma educação de ponta em robótica e automação”, explica Matheus Ferreira Palú, um dos integrantes do projeto.

Projetada para Óculos de Realidade Virtual, a aplicação também é multiplataforma, e pode ser acessada via

Óculos de realidade virtual – Divulgação IMT

computador ou celular. Com o sistema, quando um aluno utiliza os óculos, ele é transportado para uma fábrica virtual que é uma cópia exata de uma instalação física. Lá dentro, pode interagir com robôs, aprendendo a programá-los e controlá-los de forma segura e intuitiva.

Complementando a inovação, tudo que é feito no mundo virtual, também tem impacto no mundo real, com uma bancada de testes que espelha o que acontece virtualmente. Dessa forma, a plataforma didática introduz os alunos aos conceitos mais avançados da chamada Indústria 4.0, como Internet das Coisas e segurança cibernética, de uma maneira prática e envolvente.

“Acreditamos que, ao democratizar o acesso ao conhecimento e à prática em tecnologias avançadas, podemos contribuir significativamente para o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil, preparando uma nova geração de profissionais prontos para os desafios da Indústria 4.0”, ressalta o estudante.

O produto final será apresentado na Eureka, um evento aberto ao público de exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de Engenharia, Administração e Design do IMT. A data proporciona um cenário de inovação, criatividade e tecnologia, com projetos que atendem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço:

Eureka

Data: 25 a 27 de outubro

Entrada: evento gratuito e aberto ao público.

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Praça Mauá, 1 – Mauá, São Caetano do Sul – SP, 09580-900

Inscrição: https://eureka.maua.br/

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento (Criatividade, Negócios e Tecnologia), apoiados por 130 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.

A interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.

Óculos de realidade virtual – Divulgação IMT

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