book_icon

Intel e AMD unem forças para expandir ecossistema da arquitetura x86

A criação do Grupo Consultivo do Ecossistema x86 permitirá a compatibilidade entre plataformas, simplificando o desenvolvimento de software, e terá a participação de gigantes da indústria

Intel e AMD unem forças para expandir ecossistema da arquitetura x86

A Intel e a AMD, duas gigantes da indústria de semicondutores, anunciaram a criação do Grupo Consultivo do Ecossistema x86, reunindo líderes tecnológicos para moldar o futuro da arquitetura de computação mais amplamente utilizada no mundo. O x86 está exclusivamente posicionado para atender às novas necessidades dos clientes, oferecendo desempenho superior e interoperabilidade perfeita entre plataformas de hardware e software.

O grupo se concentrará em identificar novas maneiras de expandir o ecossistema x86, permitindo a compatibilidade entre plataformas, simplificando o desenvolvimento de software e fornecendo aos desenvolvedores uma plataforma para identificar necessidades arquitetônicas e recursos para criar soluções inovadoras e escaláveis para o futuro. Entre os membros fundadores estão empresas como  Broadcom, Dell Technologies, Google, Hewlett Packard Enterprise, HP, Lenovo, Meta, Microsoft, Oracle e Red Hat, além de celebridades como Linus Torvald (criador do Linux) e Tim Sweeney (fundador e CEO da Epic Games).

Por mais de quatro décadas, o x86 tem sido a base da computação moderna, estabelecendo-se como a arquitetura preferida em Data Centers e PCs em todo o mundo. No cenário em evolução de hoje – caracterizado por cargas de trabalho dinâmicas de IA, chiplets personalizados e avanços em embalagens 3D e arquiteturas de sistema – a importância de um ecossistema x86 robusto e em expansão é mais crucial do que nunca.

“Estamos à beira de uma das mudanças mais significativas na arquitetura e no ecossistema x86 em décadas – com novos níveis de personalização, compatibilidade e escalabilidade necessários para atender às necessidades atuais e futuras dos clientes”, disse Pat Gelsinger (foto), CEO da Intel. “Nos orgulhamos de estar juntos com a AMD e os membros fundadores deste grupo consultivo, enquanto impulsionamos o futuro da computação, e agradecemos profundamente o apoio de tantos líderes do setor”, completou.

“Estabelecer o Grupo Consultivo do Ecossistema x86 garantirá que a arquitetura x86 continue evoluindo como a plataforma de computação de escolha para desenvolvedores e clientes”, disse Lisa Su (foto), presidente e CEO da AMD. “Estamos entusiasmados em reunir o setor para fornecer orientação sobre aprimoramentos arquitetônicos futuros e estender o incrível sucesso do x86 para as próximas décadas”, comentou.

O grupo consultivo visa unir líderes do setor para moldar o futuro do x86 e promover a inovação dos desenvolvedores por meio de um conjunto mais unificado de instruções e interfaces arquitetônicas. Essa iniciativa aumentará a compatibilidade, previsibilidade e consistência entre as ofertas de produtos x86. Para alcançar isso, o grupo buscará contribuições técnicas das comunidades de hardware e software x86 sobre funções e recursos essenciais. A colaboração facilitará a criação de implementações consistentes e compatíveis de recursos arquitetônicos e modelos de programação chave do x86, estendendo-se a todos os setores – incluindo Data Centers, Nuvem, cliente, Edge e dispositivos embarcados – entregando, por fim, benefícios aos clientes. Os resultados esperados incluem:

– Ampliar as opções e a compatibilidade para os clientes entre hardware e software, ao mesmo tempo que acelera a capacidade de se beneficiar de novos recursos de ponta.

– Simplificar diretrizes arquitetônicas para melhorar a consistência do software e padronizar interfaces entre as ofertas de produtos x86 da Intel e da AMD.

– Permitir uma maior e mais eficiente integração de novas capacidades em sistemas operacionais, frameworks e aplicativos.

Como concorrentes vigorosos, Intel e AMD, ao mesmo tempo, compartilham uma história de colaboração da indústria focada em avanços de plataforma, introdução de padrões e mitigação de vulnerabilidades de segurança dentro do ecossistema x86. Seus esforços conjuntos moldaram tecnologias importantes, incluindo PCI, PCIe e a Interface de Configuração Avançada e Gestão de Energia (ACPI). Ambas as empresas também desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do USB, um padrão de conectividade vital para todos os computadores, independentemente do processador. Este grupo consultivo leva essa colaboração no setor para o próximo nível, beneficiando todo o ecossistema de computação e servindo como catalisador para a inovação de produtos.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.