A Inteligência Artificial (IA), em particular a IA generativa, dominou as manchetes – e as previsões da indústria de tecnologia – nos últimos anos. O que esperar para 2025? Espera-se que vários temas de IA entrarão em foco, como especialização de modelos, desafios regulatórios, sustentabilidade ambiental e muito mais.
Executivos e especialistas do SAS, empresa global de dados e IA, olharam para o futuro para prever tendências e principais desenvolvimentos de negócios e tecnologia para 2025. A seguir estão algumas das previsões que eles compartilharam.
O treinamento mais rápido do modelo reduz a pegada de carbono da IA
A velocidade e a eficiência algorítmica não podem ser ignoradas como alavancas críticas para reduzir o consumo de Nuvem. Embora a IA faminta por energia continue a alimentar o impulso em direção a fontes de energia sustentáveis, incluindo a nuclear, ela também aumentará a demanda por modelos mais eficientes em termos de energia. Assim como a indústria de eletrodomésticos e a indústria automobilística fizeram grandes avanços na eficiência energética, devemos tornar os modelos de IA mais eficientes. Bryan Harris, diretor de Tecnologia do SAS
Ataques de IA ameaçam nosso modo de vida
A capacidade da IA de personalizar e operar em grande escala está remodelando a forma como interagimos com as informações, incluindo o aumento da desinformação e da manipulação de normas sociais. Os ataques de IA podem acontecer em um indivíduo, grupo ou no nível institucional – ameaçando nossos modos de vida. As sociedades democráticas e seus governos têm interesse em proteger o discurso civil de boa fé, as eleições e a manutenção das normas culturais. Para ajudar a mitigar a ameaça, os líderes empresariais precisam se apropriar da conversa sobre o uso ético da IA dentro da organização, dobrando os valores organizacionais e publicando princípios, políticas, padrões e controles de IA. Steven Tiell, chefe global de Consultoria de Governança de IA do SAS
Lixeiras de dados em chamas alimentam a divisão da IA
2025 revelará que algumas organizações estão prosperando com a IA generativa – superando a concorrência, criando experiências especializadas para os clientes, lançando produtos inovadores mais rapidamente. Mas outras organizações estão ficando para trás na corrida da IA generativa. Eles estão abandonando a onda de projetos iniciada em 2023 porque negligenciaram uma realidade crítica: a IA precisa de bons dados. Dados ruins impedem o desempenho da IA, e as organizações precisam ser corajosas o suficiente para dar um passo atrás e corrigir seus problemas generalizados de dados. Marinela Profi, líder global de Estratégia de Mercado GenAI/AI do SAS
O ciclo de hype da GenAI volta à Terra
A IA generativa nunca deixará de ser legal, mas chegamos a um ponto em que damos um leve aceno ao ciclo de hype e, em seguida, começamos a entregar valor comercial real. Isso acontece simplificando nossas abordagens, regras e modelos e complementando-os com o uso direcionado de modelos de linguagem grande (LLMs) e modelos de linguagem pequena especializados (SLMs). Fique de olho nas ações da Nvidia. Jared Peterson, vice-presidente sênior de Engenharia de Plataforma do SAS
Provedores de Nuvem e usuários de IA compartilharão responsabilidade ambiental
A pressa para adotar a IA está levando a modelos ineficientes que consomem grandes quantidades de recursos de nuvem e contribuem para uma pegada de carbono maior. Não cabe apenas aos fornecedores de hardware e hiperescaladores reduzir o impacto ambiental – é uma responsabilidade compartilhada com os usuários de IA que gerenciam dados e cargas de trabalho de IA. Maior eficiência no desenvolvimento de modelos de IA – possibilitada por dados otimizados para nuvem e plataformas de IA – ajudará a reduzir a duplicação e o desperdício desnecessários e minimizar o consumo de energia. Jerry Williams, diretor Ambiental do SAS
Os titãs de amanhã são aprimorados por IA hoje
As organizações totalmente habilitadas para IA são as que vencerão as batalhas de TI de 2025. À medida que a IA generativa evolui de um “brinquedo novo e brilhante” para “apenas” outro tipo de IA, as organizações operacionalizarão totalmente todas as formas de IA para automatizar tarefas rotineiras que liberam os funcionários para trabalhos de maior valor. Essas automações significam que eles tomarão decisões mais rapidamente, reconhecerão oportunidades mais rapidamente e impulsionarão mais inovação do que os concorrentes. Resumindo: eles vão ganhar. Jay Upchurch, diretor de Informações do SAS
LLMs são comoditizados… e especializado
Em 2025, os LLMs se tornarão comoditizados, levando ao colapso dos modelos de preços de IA à medida que os recursos de nível básico forem oferecidos gratuitamente. O valor real mudará para serviços especializados e aplicativos específicos de domínio criados sobre esses modelos. Simultaneamente, a ascensão dos LLMs de código aberto desafiará o domínio de alguns provedores importantes, impulsionando um cenário de IA mais descentralizado, onde a personalização e a integração serão os principais diferenciais. Udo Sglavo, vice-presidente de IA Aplicada e Modelagem P&D do SAS
A aceleração da IA e da Nuvem desencadeará uma grande racionalização de TI
As empresas há muito funcionam em sistemas isolados, cada um atendendo a uma função ou segmento de cliente diferente. As equipes de TI estão se esforçando sob o peso de integrações complicadas, incapazes de fornecer a agilidade de que suas empresas precisam. Uma grande racionalização de TI está no horizonte, onde os líderes de negócios aproveitarão a nuvem para simplificar suas infraestruturas de TI e relacionamentos com fornecedores, ganhar velocidade crítica e cortar custos. Aqueles que se modernizam em uma plataforma nativa da nuvem e alimentada por IA que impulsiona várias funções obterão o maior valor. Eles podem obter dados integrados e democratizados e recursos de tomada de decisão que abrangem o ciclo de vida do cliente e a empresa em geral. Stu Bradley, vice-presidente sênior de Soluções de Risco, Fraude e Conformidade do SAS
GenAI se torna pessoal (e mais avançado) para os profissionais de Marketing
Em 2025, os profissionais de Marketing passarão agressivamente de aplicativos mais simples de GenAI focados em produtividade e geração de conteúdo para recursos de IA mais avançados, impulsionando a vantagem competitiva e o crescimento da receita. Indo além dos LLMs, os profissionais de marketing adotarão ferramentas GenAI, como dados sintéticos e gêmeos digitais, bem como tecnologias de IA estabelecidas, como aprendizado de máquina e profundo, para oferecer experiências personalizadas e campanhas eficazes, respeitando a privacidade do cliente. Jennifer Chase, diretora de Marketing do SAS
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