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Em tempos de robôs e IA, a valorização do trabalho humano é essencial

O mercado de tecnologia para alimentos tem previsão de atingir US$ 405 bilhões até 2032. Contudo, são as organizações com histórico de boas práticas na gestão de pessoas que saem na frente

Em tempos de robôs e IA, a valorização do trabalho humano é essencial

Em tempos de avanços tecnológicos, a valorização do capital humano é um tema cada vez mais discutido por especialistas. Mesmo com a crescente adoção de ferramentas de Inteligência Artificial, automação e aprendizado de máquina no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o fator humano por trás desse processo continua sendo essencial para o sucesso das organizações.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, empresas que adotam boas práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas obtêm um crescimento de até 25% em sua produtividade.

É necessário considerar quanto capital humano é necessário para transformar expectativa em números concretos para a economia, dentro de um mercado em que, cada vez mais, tecnologia e gastronomia andam de mãos dadas 

Esse é um fator essencial para qualquer empresa, especialmente para aquelas do segmento food service, que miram um crescimento de US$ 405 bilhões até 2032.

No entanto, é necessário considerar quanto capital humano é necessário para transformar expectativa em números concretos para a economia, dentro de um mercado em que, cada vez mais, tecnologia e gastronomia andam de mãos dadas.

Um exemplo é a Acom Sistemas, empresa curitibana responsável pelo desenvolvimento do Everest 3.0, um sistema de gestão específico para empresas do food service. A empresa é parte dessa grande engrenagem e contribui diariamente para os números do setor.

Pensando no futuro promissor deste mercado e no inevitável crescimento da empresa diante de um cenário tão positivo, a Acom fechou uma parceria com a consultoria de RH Conexão Talento, especializada em traçar estratégias voltadas para a valorização do capital humano das empresas. Para a empresa, a consultoria está trabalhando em um plano que tem como foco principal alinhar os processos de gestão e desenvolver as pessoas, como meio de garantir um crescimento sustentável da organização.

Cláudia Pinheiro, consultora da Talento, destaca que “as pessoas ainda são o motor de uma corporação. “Empresas de tecnologia sabem muito bem que não adianta ter o melhor sistema se as pessoas não estão preparadas e motivadas para operá-lo”, afirma.

Para a Acom Sistemas, o processo de crescimento deve caminhar junto com o desenvolvimento dos seus colaboradores. Ter um time altamente capacitado, entrosado e alinhado com a missão e valores da empresa é primordial para que ela se torne referência como marca empregadora e exemplo de boas práticas de gestão. Sem contar os benefícios que clientes e parceiros podem ter com todo esse comprometimento.

Simone Borges, responsável pelo RH, ressalta que a empresa possui colaboradores de diferentes faixas etárias, níveis de experiência e histórias de vida, algo que é enriquecedor, mas ao mesmo tempo traz o desafio de garantir que todos se sintam protagonistas de seus papéis. “Nossa diretoria é inovadora e sempre busca mesclar veteranos com novos talentos, criando um parâmetro comum para toda a equipe. Aqui, há espaço para todos”, destaca a profissional da Acom.

Simone Borges, responsável pelo RH da Acom

Simone: “aqui, há espaço para todos”

Mas essa tarefa nem sempre é fácil, ainda mais quando se quer crescer. É neste ponto que a Conexão Talento entra. O projeto pretende ajudar a empresa a construir um ambiente organizacional fortalecido e um time ainda mais preparado para enfrentar os desafios naturais para empresas em fase de expansão. A ideia é manter a cultura organizacional, a identidade da Acom e não perder o foco dos valores que fizeram com que a empresa chegasse até aqui.

As estratégias traçadas pela consultoria começam com a promoção da escuta ativa entre as lideranças e o departamento de Recursos Humanos, além de pesquisas para identificar as necessidades dos colaboradores. Cláudia observa que a Acom já adota práticas eficazes, mas com a ajuda de um diagnóstico e de uma leitura do cenário atual da empresa, será possível implementar novas iniciativas que melhorem ainda mais a relação funcionário-empresa.

Claudia Pinheiro, líder de Soluções de Outsourcing de Recursos Humanos – Conexão Talento

Claudia Pinheiro, líder de Soluções de Outsourcing de Recursos Humanos – Conexão Talento

Entre as ações que já estão no radar da Conexão Talento estão a revisão das OKRs da companhia (Objectives and Key Results) e o mapeamento de como cada setor e colaborador pode contribuir para as estratégias e metas da empresa. Uma série de treinamentos está sendo elaborada com o intuito de apoiar o aprimoramento de hard e soft skills, fortalecendo o equilíbrio entre os times e beneficiando as entregas para os clientes.

“Na Acom, queremos que todos possam desenvolver novos talentos e fortalecer o que já sabem fazer de melhor. Faz parte do processo de integração das equipes”, relata Simone. Esse fortalecimento também vem por meio da transparência nas relações e na troca constante entre as pessoas, que acontecem principalmente por meio de programas como o feedback estruturado e as avaliações de desempenho, consideradas pela Acom como essenciais para garantir a fluidez do dia a dia da empresa. A consultoria veio para tornar tais ferramentas ainda mais estratégicas para o time de RH e a liderança.

São inúmeras as iniciativas em planejamento, todas com foco em fortalecer a cultura organizacional da Acom. De acordo com Eduardo Ferreira, CCO da Acom, “na empresa, acreditamos que o investimento no capital humano é a chave para impulsionar tanto a inovação quanto o sucesso da empresa. Por mais que a tecnologia seja a nossa matéria-prima, são as pessoas que fazem tudo acontecer.”

Todo o trabalho que será realizado com os times terá impacto sobre os processos operacionais e na forma como a Acom se relaciona com seus clientes e parceiros. Conhecer seus colaboradores com mais profundidade permite que a empresa crie um ambiente saudável e de pertencimento, com reflexos diretos para quem está na ponta desta cadeia de relacionamentos e processos.

“Com os mapeamentos que já estão sendo realizados e as iniciativas que estão sendo desenhadas, conseguiremos conhecer nossos colaboradores ainda mais e alinhar suas expectativas com as da companhia. Realizar um trabalho a quatro mãos como esse, colocando nossos times como parte da construção de ideias, faz com que as pessoas valorizem mais o seu trabalho e estejam mais abertas às mudanças e melhorias propostas, resultando em uma operação mais eficiente e eficaz da nossa empresa”, destaca Carlos Drechmer, CEO da Acom.

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