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A IA irá impulsionar a maior parte das receitas de parceiros, diz estudo da Cisco

Relatório aponta que mais de um quarto dos parceiros acredita que 76% a100% de sua receita virá de tecnologias de IA nos próximos quatro a cinco anos

A IA irá impulsionar a maior parte das receitas de parceiros, diz estudo da Cisco

A Cisco, empresa global de rede e segurança, divulgou os resultados de seu novo Cisco Global AI Partners Study. O estudo, intitulado Bridging the Customer AI Readiness Gap – The opportunities ahead for partners, revelou que os parceiros de TI em todo o mundo estão antecipando uma onda transformadora de demanda por tecnologia de IA que impulsionará a maior parte de sua receita nos próximos quatro a cinco anos. De acordo com o estudo, mais de um quarto (27%) dos parceiros pesquisados acreditam que até 76% a100% de sua receita virá de tecnologias relacionadas à IA durante esse período.

O estudo destaca que 42% dos parceiros acreditam que a demanda por investimentos em tecnologia relacionada à IA crescerá mais de 75% nos próximos quatro a cinco anos. Os parceiros pesquisados para o relatório destacaram infraestrutura (54%), segurança cibernética (48%) e experiência do cliente (30%) como os três principais impulsionadores da demanda por tecnologia de IA nos próximos anos.

Embora os parceiros demonstrem forte confiança em seu conhecimento e compreensão da implementação de tecnologias de IA, eles também entendem os desafios que precisam enfrentar para maximizar as oportunidades futuras

À medida que a demanda por IA aumenta, os parceiros também preveem uma mudança significativa em seu mix de receita. No curto prazo, 38% preveem que a IA contribuirá com 26-50% de sua receita daqui a um ano, enquanto no longo prazo essa contribuição deve se tornar ainda maior.

“O potencial da IA para transformar as operações de negócios é imenso e perceber isso requer um esforço conjunto para fortalecer as capacidades práticas de implementação de nossos parceiros”, disse Alex Pujols, vice-presidente de Engenharia de Parceiros Globais da Cisco. “Este estudo destaca as oportunidades significativas de receita para os parceiros de TI liderarem a implementação de IA. Ao se concentrar na prontidão da IA, a Cisco e seu valioso ecossistema de parceiros estão bem posicionados para gerar resultados transformadores para nossos clientes e aproveitar as oportunidades da era da IA”, afirmou.

O Cisco Global AI Partners Study, uma pesquisa duplo-cega com mais de 1.500 parceiros de TI em 29 mercados, avalia as capacidades dos parceiros na era da IA. Essas descobertas se alinham com o Cisco AI Readiness Index, que descobriu que as empresas em todo o mundo não estão prontas para a adoção da IA, revelando lacunas na infraestrutura, gerenciamento de dados, governança e talento. Construído com base nos insights do Índice, o Cisco Global AI Partners Study reforça o papel crucial que os parceiros desempenham para ajudar os clientes a alcançar a prontidão para a IA.

Os resultados indicam uma confiança robusta entre os parceiros em seu conhecimento e compreensão de vários aspectos relacionados às tecnologias de IA. A avaliação se concentrou em várias soluções e recursos específicos para implantação de IA nos quatro pilares de infraestrutura, dados, governança e talento.

Esses recursos incluem:

– Construir infraestrutura pronta para IA escalável e adaptável;

– Garantir recursos de GPU suficientes para projetos em andamento;

– Avaliação e manutenção da latência e taxa de transferência dos data centers;

– Compreender conjuntos de dados, soberania de dados e leis de privacidade em diferentes regiões/países.

Embora os parceiros demonstrem forte confiança em seu conhecimento e compreensão da implementação de tecnologias de IA, eles também entendem os desafios que precisam enfrentar para maximizar as oportunidades futuras. Os maiores são a inexperiência na implementação de novas tecnologias (62%), a falta de conhecimento de sistemas e processos (56%) e a falta de tecnologias disponíveis (53%).

Para enfrentar esses desafios, os parceiros já estão investindo pesadamente na qualificação dos funcionários existentes em competências relacionadas à IA, com quase 80% realizando treinamentos internos ou convidando fornecedores externos para fornecer treinamento especializado.

 

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