book_icon

Software para o setor industrial terá o incremento de computação quântica

Espera-se que a computação quântica forneça uma aceleração exponencial em relação às técnicas clássicas, incluindo modelos de linguagem de IA e big data

 

Software para o setor industrial terá o incremento de computação quântica

A AVEVA, empresa de software industrial, anunciou nesta terça-feira (15/10), na abertura da AVEVA World Conference 2024, duas novas parcerias estratégicas, com a Oxford Quantum Circuits (OQC) e a Vulcan Energy Resources (VER). A AWC acontece até a próxima sexta (17/10), no Palais des Congrès, em Paris (França), reunindo mais de 3.500 participantes, incluindo líderes seniores de 13 setores industriais e mais 600 empresas globais. Executivos de importantes setores industriais, incluindo Energia, Produtos Químicos, Minerais e Alimentos e Bebidas, estarão presentes, todos com o objetivo compartilhado de utilizar melhor o software avançado para impulsionar resultados comerciais e de sustentabilidade.

Computação quântica

Já a parceria da AVEVA com a Oxford Quantum Circuits (OQC) – empresa de computação quântica como serviço – busca desenvolver uma aplicação da computação quântica para o setor industrial. Embora ainda em fase inicial, espera-se que a computação quântica ajude os clientes a economizarem tempo e dinheiro, além de reduzir o consumo energético. Ao trazer o poder e a capacidade da computação quântica para seus clientes, a AVEVA quer desbloquear seu potencial para resolver problemas novos e antes considerados impossíveis. Espera-se ainda que a computação quântica forneça uma aceleração exponencial em relação às técnicas clássicas, incluindo modelos de linguagem de IA e big data.

Ao trazer o poder e a capacidade da computação quântica para seus clientes, a AVEVA quer desbloquear seu potencial para resolver problemas novos e antes considerados impossíveis

“Costumamos ouvir que ‘tempo é dinheiro’, mas hoje há um novo paradigma: tempo é sustentabilidade!”, destaca o CEO da AVEVA, ao acrescentar que a crise climática está incitando as indústrias a acelerarem sua jornada para o net-zero. ”Quanto mais rápido inovamos para um mundo melhor, maiores os benefícios. A computação quântica é um divisor de águas em termos de velocidade, eficiência e precisão. Estou convencido de que a tecnologia quântica desbloqueará uma inovação mais rápida e sustentável nas indústrias”, afirma Caspar Herzberg.

“A computação quântica está pronta para revolucionar todos os setores com processamento de informações mais rápido e com mais nuances. Por meio dos recursos da OQC, a computação quântica agora é um ativo tangível e acessível para empresas como a AVEVA utilizarem para experimentação. Estamos ansiosos para desbloquear este potencial para os seus clientes”, ressalta Gerald Mullally, CEO da Oxford Quantum Circuits.

Emissões zero

A parceria com a Vulcan Energy Resources (VER), empresa comprometida em se tornar a primeira empresa de lítio do mundo com uma pegada neutra em carbono por meio de uma tecnologia inovadora, se concentrará no projeto de engenharia de € 1,5 bilhão no Vale do Alto Reno, na Alemanha, com a AVEVA fornecendo a espinha dorsal digital do projeto. Esta colaboração apoia o compromisso de ambas as empresas em impulsionar a transformação digital e a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida dos ativos industriais.

A VER quer descarbonizar a produção de lítio desenvolvendo o primeiro negócio de produtos químicos de lítio duplo e energia renovável do mundo com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. Para isso, utilizará o CONNECT para aprimorar a colaboração e promover a agilidade digital nas diferentes fases do projeto e ativos industriais. A Vulcan terá acesso a um conjunto abrangente de soluções de software adaptadas às diversas fases do empreendimento. Os principais componentes de software da AVEVA, como o Contract Risk Management (CRM), o Asset Information Management (AIM) e o gêmeo digital de ponta da AVEVA, combinados ao sistema de gerenciamento de documentos da Assai, permitirão o compartilhamento seguro de dados entre várias partes interessadas, incluindo os contratantes.

“Esta parceria reafirma o nosso compromisso de impulsionar a transformação digital e a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida dos ativos industriais, e permitirá à Vulcan aproveitar todo o poder do CONNECT para facilitar a colaboração e acelerar o software que sustenta sua inovadora tecnologia de lítio”, afirma Caspar Herzberg, CEO da AVEVA.

Cris Moreno, CEO da Vulcan Energy Resources, destaca que o memorando de entendimento (MOU) entre as empresas marca o início de uma colaboração promissora. “Estamos muito satisfeitos em termos a AVEVA como parceiro-chave na entrega de uma solução digital líder de mercado, tanto para a Fase Um do nosso ecossistema integrado de energia renovável quanto para as demais etapas do projeto de lítio zero carbono.”

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.