book_icon

Wi-Fi 7 da Huawei chega à Unifor

Universidade de Fortaleza é a primeira da América Latina a implantar a tecnologia em seu campus

 

Wi-Fi 7 da Huawei chega à Unifor

Com o objetivo de promover novas pesquisas e projetos de inovação com internet de alta performance, a Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com a Huawei e a EXH Tecnologia, anunciou a adoção em seu campus do Wi-Fi 7, tornando-se uma das primeiras universidades do mundo a entrar na nova era da internet móvel.

O Wi-Fi 7 é o novo padrão desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e foi apresentado em fevereiro no MWC Barcelona 2024, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Rapidamente, está se tornando a escolha de empresas e instituições para a criação ou atualização de redes locais sem fio, as WLANs.

A tecnologia suporta a faixa de espectro de 6 Ghz, aumenta a banda larga dos atuais 160 Mhz para 320 Mhz e a taxa de Dados para 23,05 Gbps  

Para Flávio Sellam, líder da Área de Educação da Huawei Enterprise Business Group (EBG), essa evolução reflete o atual cenário de uso de redes wireless. “Os dispositivos e aplicativos têm demandado conexões com maior rendimento e menor tempo de resposta. Exemplos típicos são os vídeos em resolução de imagem 4K e 8K (envolvendo uma taxa de transmissão de até 20 Gbps), Realidade Virtual e aumentada aplicadas à indústria, à medicina e à ciência, jogos online (que exigem latência, ou tempo de resposta, inferior a 5 milissegundos), home office, videoconferência, e-commerce e computação em Nuvem”, explicou.

Na Unifor, a iniciativa surgiu na Diretoria de Tecnologia (DTEC), que estudava a possibilidade de atualizar a conexão sem fio no campus desde o ano passado. “Vimos a necessidade de buscar novas parcerias para acelerar nossa internet sem fio, especialmente nos espaços onde são realizadas pesquisas avançadas e projetos de inovação. Optamos pela melhor opção com a tecnologia mais recente do mercado”, afirmou Daniel Bastos, coordenador de Infraestrutura da DTEC.

“As características técnicas do Wi-Fi 7 são impressionantes”, diz Sellam. “A tecnologia suporta a faixa de espectro de 6 Ghz, aumenta a banda larga dos atuais 160 Mhz para 320 Mhz e a taxa de Dados para 23,05 Gbps. Além disso, proporciona uma internet com velocidade quatro vezes mais rápida do que a geração atual, Wi-Fi 6 e oferece maior segurança, com criptografia”, descreveu.

O coordenador do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), Luiz Stephany Filho, destacou que a alta conectividade no campus vai favorecer projetos de IoT (internet das coisas), Realidade Virtual, telediagnóstico, cirurgias remotas, entre outros. “Estamos animados com a possibilidade de ter o Wi-Fi 7 em nosso parque tecnológico. É muito importante que um ecossistema de inovação tenha acesso às tecnologias de ponta para desenvolver pesquisas de excelência”, disse o professor.

A elaboração e a implementação do projeto foram realizadas pela EXH Tecnologia, empresa parceira da Huawei. O diretor Wellington Oliveira destacou o pioneirismo da iniciativa: “temos muito orgulho de ter sido escolhidos para participar de um projeto tão revolucionário, o primeiro da América Latina e entre os primeiros do mundo. Para a EXH, é uma satisfação não só fazer parte desse projeto, mas também por termos realizado uma implantação bem-sucedida, que atenderá às demandas da Universidade de Fortaleza”, celebrou.

Para Flávio Sellam, o novo padrão também está acelerando o desenvolvimento de novos dispositivos. “Atualmente, os setores produtivos passam por uma Transformação Digital intensa. Com o Wi-Fi 7 podemos ampliar essa digitalização e melhorar a experiência de conexão, garantindo mais eficiência, produtividade e redução de custos”, completa.

Algumas características do Wi-Fi 7:
 Alta performance de conexão, com velocidade quatro vezes maior do que o Wi-Fi 6;

Operação Multi-Link, com o uso da tecnologia Multi-Link Operation (MLO), possibilitando que dispositivos se conectem com maior velocidade, estabilidade e baixa latência;

Segurança: o Wi-Fi 7 permite criptografia com padrão WPA3, enquanto gerações anteriores utilizam a versão WPA2.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.