book_icon

Intel anuncia processadores Core Ultra para desktops

Novos processadores Intel Core Ultra da série 200S oferecem ótimo desempenho em jogos e recursos computacionais líderes do setor com consumo de energia significativamente menor para desktops

Intel anuncia processadores Core Ultra para desktops

A Intel anunciou a nova família de processadores Intel Core Ultra da série 200S, que ampliará as capacidades de Inteligência Artificial (IA) dos PCs para plataformas desktop e dará início aos primeiros PCs de desktop para entusiastas com IA. Liderada pelo processador Intel Core Ultra 9 285K, essa mais recente geração de processadores para usuários entusiastas de desktops tem cinco novos processadores destravados com até 8 núcleos de desempenho da próxima geração (P-cores) – os núcleos mais rápidos disponíveis para desktops, e até 16 núcleos eficientes da próxima geração (E-cores), que juntos resultam em até 14% mais desempenho em cargas de trabalho multithread em comparação com a geração2 anterior. A nova família é a primeira de processadores desktop para entusiastas3 com suporte a NPU e vêm com uma Xe GPU integrada, oferecendo suporte avançado a recursos de mídia.

“Os novos processadores Intel Core Ultra da série 200S nos ajudam a cumprir nossas metas de reduzir significativamente o consumo de energia, mantendo um desempenho excepcional em jogos e oferecendo computação de ponta. O resultado é uma experiência mais silenciosa e a temperatura mais baixa, incrementada por novos recursos de jogos e criação habilitadas pela NPU, e um alto desempenho com mídias que enriquecem nosso crescente portfólio de soluções gráficas.”

–Robert Hallock, vice-presidente e gerente geral de IA e Marketing Técnico, CCG (Client Computing Group) da Intel Corporation

Com as mais recentes inovações em núcleos e eficiência da Intel, os processadores Intel Core Ultra da série 200S para desktops apresentam uma notável redução de até 58% menos energia em aplicações4 de usuário diário e até 165W a menos de potência5 no sistema em jogos. A nova família de processadores combina eficiência aprimorada com melhor desempenho, sendo também até 6% mais rápida em single threading6 e até 14% mais rápida em multithreading do que a geração anterior.

Os exemplos incluem a liberação de GPUs discretas para aumentar as taxas de quadros dos jogos, reduzindo significativamente o uso de energia em cargas de trabalho de IA e permitindo casos de uso de acessibilidade, como rastreamento de rostos e gestos em jogos, minimizando o impacto no desempenho

Com recursos completos de IA alimentados por CPU, GPU e NPU, os entusiastas obtém o desempenho de que precisam para criação de conteúdo e jogos, tudo com uma pegada de energia reduzida. Ao trazer AI PC para os entusiastas pela primeira vez, os processadores Intel Core ultra 200S oferecem desempenho até 50% mais rápido em aplicativos de criação habilitados para Inteligência Artificial em relação aos principais processadores7 concorrentes. A nova NPU disponível permite a transferência de funções de IA. Os exemplos incluem a liberação de GPUs discretas para aumentar as taxas de quadros dos jogos, reduzindo significativamente o uso de energia em cargas de trabalho de IA e permitindo casos de uso de acessibilidade, como rastreamento de rostos e gestos em jogos, minimizando o impacto no desempenho.

Em relação ao primeiro PC com IA da Intel para entusiastas, com até 36 TOPS da plataforma, o novo Intel Core Ultra da série 200S é o primeiro e melhor processador da Intel para desktops com recursos de Inteligência Artificial.

A solução completa para entusiastas
Os processadores Intel Core Ultra da série 200S oferecem excelente desempenho em Inteligência Artificial, criação de conteúdo e experiências de jogo envolventes, com até 28% de ganho de desempenho em jogos em comparação com os principais processadores8 concorrentes.

Novos chipset Intel 800 Series
O novo chipset Intel 800 Series dos processadores Intel Core Ultra da série 200S estende a compatibilidade da plataforma com até 24 pistas PCIe 4.0, até 8 portas SATA 3.0 e até 10 portas USB 3.2, para que os entusiastas possam aproveitar os benefícios das mais recentes tecnologias de conectividade e armazenamento, entre outras.

Overclocking reformulado
Os processadores Intel Core Ultra da série 200S trazem uma nova funcionalidade de overclocking com controles refinados, apresentando frequência turbo máxima em intervalos de 16,6 MHz para P-Cores e E-cores. Um novo controlador de memória pode trabalhar com modelos DDR5 XPS e CUDIMM de até 48 GB por DIMM, somando até 192 GB, e o Intel Extreme Tuning Utility agora inclui melhoria de overclocking com um clique.

Conectividade
Os processadores Intel Core Ultra 200S vêm equipados com 20 pistas CPU PCIe 5.0, 4 pistas CPU PCIe 4.0, suporte par 2 portas Thunderbolt 4 integradas, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. O Intel Killer Wi-Fi oferece desempenho wireless supercharged e jogabilidade imersiva online por meio da detecção automática de prioridade da aplicação, análise e gerenciamento de largura de banda, seleção e comutação inteligentes de AP.

Segurança multimecanismo
 O Intel Silicon Security Engine ajuda a preservar a confidencialidade dos Dados e a integridade do código, mantendo o alto desempenho para cargas de trabalho de IA exigentes.

Os processadores Intel Core Ultra da série 200S estarão disponíveis no varejo online, lojas físicas e por meio de sistemas de parceiros OEM a partir de 24 de outubro de 2024.

Serviço
intel.com.br

1. Entre os processadores desktop x86 com TDP de aproximadamente 125W, com base em benchmarks de desempenho de thread/core único em comparação com processadores de gerações anteriores e concorrentes, a partir de outubro de 2024.Consulte intel.com/performanceindex for details. Os resultados podem variar.

2. Como medido pelas estimativas de desempenho SPECrate®2017_int_base (n-cópias) em um processador Intel Core Ultra 9 285K versus o processador Intel Core i9 14900K. SPEC®, SPECrate e SPEC CPU são marcas registradas da Standard Performance Evaluation Corporation. Consulte http://www.spec.org/spec/trademarks.html para mais informações.

3. Entre os processadores desktop com TDP de aproximadamente 125W, em outubro de 2024. Recursos de IA podem exigir compra adicional ou requisitos específicos de compatibilidade. Acesse intel.com/performanceindex para mais detalhes.

4. Como medido pelo consumo de energia do processador durante uma chamada Zoom 1×1 com desfoque de fundo ativado no NPU em um Intel Core Ultra 9 285K versus o processador Intel Core i9 14900K. Os resultados individuais do sistema podem variar, pois o consumo de energia e o desempenho são afetados pelo uso, configuração e outros fatores.

5. Como medido pelo consumo médio de energia do sistema enquanto jogava Warhammer: Space Marines 2 em um Intel Core Ultra 9 285K versus o processador Intel Core i9 14900K. Os resultados individuais do sistema podem variar, pois o consumo de energia e o desempenho são afetados pelo uso, configuração e outros fatores.

6. Como medido pelas estimativas de desempenho SPECrate®2017_int_base (n-cópias) e SPECrate®2017_int_base (1-cópia) em um Intel Core Ultra 9 285K versus o processador Intel Core i9 14900K. SPEC®, SPECrate e SPEC CPU são marcas registradas da Standard Performance Evaluation Corporation. Consulte http://www.spec.org/spec/trademarks.html para mais informações.

7. Como medido pelo recurso de Detecção de Edição de Cena com IA do Adobe After Effects em um Intel Core Ultra 9 285K versus o AMD Ryzen 9 9950X.

8. Como medido pelo benchmark Mirrors of Madness do Total War: Warhammer III em um Intel Core Ultra 9 285K versus o AMD Ryzen 9 9950X.

Recursos de IA podem exigir compra de software, assinatura ou habilitação por parte de um provedor de software ou plataforma, ou podem ter requisitos específicos de configuração ou compatibilidade. Detalhes em intel.com/AIPC. Os resultados podem variar.

Alterar a frequência de clock ou a voltagem pode anular quaisquer garantias do produto e reduzir a estabilidade, segurança, desempenho e vida útil do processador e de outros componentes. Consulte os fabricantes de sistemas e componentes para mais detalhes.

O desempenho varia conforme o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em intel.com/PerformanceIndex.

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas mostradas nas configurações e podem não refletir todas as atualizações disponíveis publicamente. Consulte a documentação para detalhes sobre configurações. Nenhum produto ou componente pode ser absolutamente seguro.

Seus custos e resultados podem variar.

As tecnologias Intel podem exigir hardware, software ou ativação de serviços habilitados.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.