A tecnologia proporciona um avanço extraordinário em seus processos internos e externos, sendo aplicado para qualquer setor do mercado. Diante da alta demanda de dados que os colaboradores em geral lidam todos os dias, e para conseguir trazer mais eficiência para o trabalho, promovendo agilidade, as organizações de todo o planeta estão investindo na Automação de Processos Robóticos (RPA).
Por que a tendência do momento é o investimento em Automação de RPA?
A automatização de processos dentro das organizações é cada vez mais popular e indispensável, diante do já citado volume de informações que os funcionários precisam lidar todos os dias, fica quase impossível ter uma ação de prevenção de erros tão eficiente.
Para evitar transtornos e garantir uma efetividade maior, o RPA é indicado para minimizar o processamento manual desse grande número de dados, assim economizando tempo e aproveitando a mão de obra humana para atividades mais estratégicas.
Além disso, diante de um mundo cada vez mais digitalizado e uma pandemia ainda presente em nossas vidas, os clientes estão em busca de serviços personalizados e de fácil acesso. Assim, o investimento em soluções digitais para simplificar processos está sendo bastante pesado, e a tendência é de aumento nos próximos anos.
O RPA, de maneira geral:
Melhora a eficiência operacional;
Torna os negócios mais ágeis;
Proporciona economia de custos;
Ajuda no processo de otimização e impulsionamento da infraestrutura já existente;
Promove agilidade e rapidez nos tempos de resposta de processos internos e externos;
Pode ser implementado de forma simples, prática e sem a necessidade de decodificação.
Para exemplificar, aqui vão algumas possíveis utilizações da tecnologia RPA
Cobrança de clientes
Com o RPA, a cobrança de clientes, que antes poderia ser um processo extremamente demorado, acaba sendo automatizado, já que os bots analisam e cobram com agilidade, através do Deep Learning.
Processamento de pedido
Processar um pedido pode ser algo demorado, da mesma forma que as cobranças. Porém, com as tecnologias de RPA, o pedido feito pelo cliente é enviado diretamente à equipe de vendas, ou seja, tudo se torna mais direto.
Envio de notificações
Também através de Deep Learning, é possível programar os bots para enviarem as notificações corretas para cada consumidor, inclusive enviando respostas para o setor correto da empresa, caso o robô não consiga responder sozinho a uma dúvida específica;
Checagem de banco de dados
Atualmente, os bancos e dados armazenados digitalmente, fazem parte de empresas de todos os portes. Porém, quando há a necessidade de encontrar um arquivo/ informação específico(a), realizar isso manualmente pode gerar uma arraso enorme. Assim, o RPA localiza com facilidade e agilidade o que se deseja, como um assistente.
Coleta de informações
No mesmo caminho do banco de dados, muitas empresas (como pode ser a sua), se utilizam de formulários ou criação de contas dentro do site para que a pessoa possa comprar/ utilizar os seus serviços. Assim, claro, há uma coleta de informação que, se realizada pelo RPA, pode trazer resultados incríveis, sempre com rapidez.
Logo, chega-se à conclusão de que, com o sistema de RPA empregado dentro das organizações, é possível minimizar erros, otimizar tempo, melhorar o atendimento ao cliente de forma extraordinária, direcionar funcionários para atividades menos repetitivas, garantir uma barreira maior contra fraudes, entre muitos outros fatores!
Automação para todos os setores
Veja alguns exemplos das áreas de atuação onde as tecnologias RPA podem ser aplicadas!
Automação Jurídica
De acordo com dados de 2020, mais de 63% das tarefas realizadas pelas equipes jurídicas são repetitivas, sendo majoritariamente manuais.
Neste caminho, alguns especialistas estimam que os escritórios de advocacia poderiam recuperar de 30% a 40% de seu tempo graças às tecnologias de RPA. Elas permitem que uma equipe jurídica se concentre nos problemas difíceis e no contato humano com os clientes, o que melhora sua capacidade e a qualidade de seu serviço. Aqui vão alguns exemplos:
Fluxo de informações entre a empresa e um cliente, como atualizações de casos;
Padronização da avaliação de risco;
Acompanhamento de mudanças legislativas;
Busca de precedentes;
Classificação de dados extraídos de documentos;
Integração do cliente;
Integração de funcionários;
Faturamento.
Automação na área da saúde
Precisão e conformidade são fatores fundamentais na área da saúde. Alguns dos maiores hospitais do mundo, por exemplo, usam RPAs para otimizar o gerenciamento de informações, gerenciamento de prescrição, processamento de reivindicações de seguro e ciclos de pagamento, entre outros processos.
Isto, sem contar a possibilidade de gerir informações do EHR (Registros de Saúde Eletrônicos), agendar e confirmar consultas, monitorar a temperatura dos pacientes, geração de relatórios e muito mais!
Automação de Serviços Bancários
Lidar com números não é fácil, independentemente da área de atuação. Porém isso se agrava quando falamos de dados tão importantes como os do setor bancário. Por isso, as tecnologias RPA atuam para evitar erros e tornar mais eficientes atividades como:
Geração automática de relatórios bancários;
Integração rápida do cliente ao sistema bancário;
Aplicação de sistemas KYC (Know Your Customer);
Processamento de Empréstimos;
Aplicação de um sistema Anti-Lavagem de dinheiro (AML).
Automação na Engenharia Civil
A Engenharia Civil talvez seja uma das áreas com maior potencial de automação, dados os diversos processos dentro do setor que podem ser agilizados e perder, de fato, a influência manual. Como exemplo, podemos citar:
Drones, para uma visão ampla do projeto;
Robôs que podem realizar cortes específicos nos materiais, e com rapidez;
Ajudando na eficiência e agilidade na conclusão de grandes projetos, os robôs controlados por RPA podem trabalhar em regime 24×7.
A AX4B é especializada em licenças de software para empresas, presente há mais de uma década no mercado. A tecnologia proporciona um avanço extraordinário em seus processos internos e externos, sendo aplicado para qualquer setor do mercado. Diante da alta demanda de dados que os colaboradores em geral lidam todos os dias, e para conseguir trazer mais eficiência para o trabalho, promovendo agilidade, as organizações de todo o planeta estão investindo na Automação de Processos Robóticos (RPA).
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo