book_icon

Startup lança robô com IA que agenda exames e vacinas via WhatsApp

Por meio de um simples número de contato, pacientes podem acionar o robô, enviar o pedido dos procedimentos que devem realizar e o sistema da Benvo se encarrega do agendamento

Startup lança robô com IA que agenda exames e vacinas via WhatsApp

A Benvo, startup de impacto social para o setor de Saúde, lançou um chatbot que promete melhorar a relação entre pacientes, clínicas e laboratórios. Lançado no último mês, o marketplace conversacional da empresa surgiu para facilitar o agendamento de exames e vacinas com uma Inteligência Artificial (IA) integrada ao WhatsApp.

Por meio de um simples número de contato, pacientes podem acionar o robô, enviar o pedido dos procedimentos que devem realizar e, em questão de segundos, o sistema da Benvo se encarrega do agendamento automático do usuário, disponibilizando os valores das consultas e as cotações. Seja particular ou por convênio, a startup permite um atendimento prático e eficiente para o dia a dia dos brasileiros, sem dores de cabeça, conflitos de comunicação ou custos adicionais.

Apesar de médicos, clínicas e laboratórios terem uma participação indireta no recurso, todos também recebem benefícios significativos ao direcionar os pacientes ao chatbot da startup

Para Derick Bezerra, CEO e fundador da empresa, a área da Saúde, ao contrário de outros setores, ainda não explora a tecnologia como uma aliada em potencial. “A Saúde é um mercado vasto e, ainda assim, pouco provido de recursos que podem poupar o tempo da população. O mercado de finanças, por exemplo, criou a Magie, um chatbot que integra o Pix ao WhatsApp para acelerar pagamentos. Então, o nosso bot veio para mudar essa realidade, trazendo um processo de atendimento que incentiva mais pessoas a cuidarem de si, sem enfrentar horas aguardando senha em um setor altamente sobrecarregado”, disse.

A escolha do WhatsApp para fomentar o mecanismo da Benvo não foi por acaso. No Brasil, mais de 169 milhões de pessoas utilizam o aplicativo como meio de comunicação, sendo este o maior e o mais acessível canal de distribuição. O uso popularizado do app, somado às decisões de compra dos consumidores, foram fatores essenciais para que a startup desenvolvesse uma IA que não só economiza o tempo dos usuários, mas também o investimento. Afinal, segundo a pesquisa “Tendências de Bens de Consumo para 2024”, 50% das pessoas gostam de comparar o valor entre produtos antes da compra.

“Queremos trazer o mesmo potencial de praticidade do varejo para o setor de saúde, mostrando que é possível acessar, de maneira rápida e intuitiva, todos os produtos e serviços de atendimento disponíveis durante o processo de agendamento de exames e vacinas. Queremos mostrar aos pacientes brasileiros que eles têm muitas opções para cuidar da saúde e, com poucas mensagens, é possível escolher aquelas que vão trazer a excelência que procuram”, comentou Bezerra.

Com a nova solução, a Benvo pretende alcançar mais de um milhão de usuários até 2025. Apesar de médicos, clínicas e laboratórios terem uma participação indireta no recurso, todos também recebem benefícios significativos ao direcionar os pacientes ao chatbot da startup, incluindo redução de custos com central de atendimento, agilidade na marcação de consultas e melhora nos índices de satisfação e comunicação.

“Temos como objetivo impactar outras regiões do Brasil e estabelecer parcerias com grandes laboratórios, redes de farmácia e corretoras de saúde para ampliar a experiência dos pacientes e reduzir custos para prestadores de serviços. Por isso, a nossa espécie de ‘concierge do WhatsApp’ vem para garantir que os pacientes tenham controle total sobre o bem-estar com apenas algumas mensagens, mostrando que é possível unir tecnologia e cuidado de forma acessível para todos”, finalizou o CEO.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.