IBM e NASA lançam modelo de IA de código aberto para aplicações climáticas na Hugging Face

Novo modelo de IA fundacional oferece insights que vão além das previsões para que cientistas, desenvolvedores e empresas possam melhor entender e analisar dados climáticos e meteorológicos

A IBM anunciou um novo modelo fundacional de Inteligência Artificial (IA) para uma variedade de casos de uso de clima e tempo, disponível em código aberto para as comunidades científica, de desenvolvedores e empresas. Desenvolvido pela IBM e pela NASA, com contribuições do Oak Ridge National Laboratory, o modelo oferece uma maneira flexível e escalável de abordar uma variedade de desafios climáticos de curto prazo, bem como realizar projeções climáticas de longo prazo.

Este modelo foi pré-treinado por 40 anos com base nos dados de observação da Terra da Modern-Era Retrospective Analysis for Research and Applications, version 2 (MERRA-2) da NASA. Como um modelo de base, ele tem uma arquitetura única que permite que seja ajustado para escalas globais, regionais e locais. Essa flexibilidade o torna adequado para uma variedade de estudos meteorológicos.

Devido ao seu sistema de design e treinamento exclusivo, o modelo fundacional meteorológico e climático pode abordar muito mais usos do que os modelos meteorológicos de IA existentes. Este modelo fundacional está disponível para download na plataforma de colaboração Hugging Face, com duas versões otimizadas que abordam aplicações científicas e específicas do setor:

Redução da escala de Dados climáticos e meteorológicos
O modelo pode representar Dados meteorológicos e climatizados com resolução de até 12x, o que gera previsões localizadas e projeções climáticas. Disponível na página IBM Granite na Hugging Face.

Parametrização da onda de gravidade
O modelo pode representar Dados climáticos e meteorológicos em resolução de até 12 vezes, gerando previsões localizadas e projeções climáticas. O modelo de redução de escala ajustado está disponível na página do IBM Granite no Hugging Face.

“Conduzir as ciências da Terra da NASA para o benefício da humanidade significa oferecer ciência prática de maneiras que são úteis para pessoas, organizações e comunidades. As mudanças rápidas que estamos testemunhando em nosso planeta demandam essa estratégia para enfrentar a urgência do momento, ” disse Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciência da Terra na Diretoria de Missão Científica da NASA. “O modelo de fundação da NASA nos ajudará a produzir uma ferramenta que as pessoas possam usar: projeções climáticas, sazonais e meteorológicas para ajudar a fundamentar decisões sobre como preparar, responder e mitigar.”

“Neste espaço, surgiram grandes modelos de IA que se concentram em um conjunto de dados fixos e um único caso de uso, principalmente previsões. Projetamos nosso modelo de fundação de clima e tempo para ir além dessas limitações, para que ele possa ser ajustado a uma variedade de entradas e usos”, explica Juan Bernabe-Moreno, diretor de Pesquisa da IBM na Europa (Reino Unido e Irlanda) e Líder de Descoberta Acelerada da IBM para Clima e Sustentabilidade. “Por exemplo, o modelo pode ser executado tanto para a Terra inteira como para um contexto local. Com tanta flexibilidade no lado da tecnologia, este modelo é bem adequado para nos ajudar a entender fenômenos meteorológicos como furacões ou rios atmosféricos, raciocinar sobre riscos climáticos potenciais futuros aumentando a resolução dos modelos climáticos e, finalmente, informar nossa compreensão de eventos climáticos severos iminentes.”

“Como uma instituição de pesquisa e instalação de computação de primeira linha, estamos focados em dar suporte a equipes para fazer descobertas de pesquisa em muitas áreas da ciência”, disse Arjun Shankar, diretor do National Center for Computational Sciences no Oak Ridge National Laboratory. “Nossa colaboração com a IBM e a NASA para dar suporte à criação do modelo de fundação de clima e tempo Prithvi foi uma parte fundamental de nossa meta de trazer computação e dados avançados para problemas de importância nacional, neste caso, para aplicações de clima e tempo, que precisam de ciência computacional contínua e melhorias de habilidade de modelo para serem impactantes.”

Este modelo de clima e tempo faz parte de uma colaboração maior entre IBM Research e a NASA para usar IA para explorar o planeta e se junta à família Prithvi de modelos de fundação de IA. No ano passado, a IBM e a NASA tornaram o modelo de fundação de IA geoespacial Prithvi, modelo de IA geoespacial de código aberto disponível no Hugging Face. Este modelo de fundação geoespacial tem sido usado por governos, empresas e instituições públicas para examinar mudanças em padrões de desastres, biodiversidade, uso da terra e outros processos geofísicos. O modelo fundacional e o modelo de parametrização da onda gravitacional podem ser acessados por meio da Hugging Face no link NASA e IBM e o modelo de redução de escala pode ser acessado através da Hugging Face pelo IBM Granite.