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SoftwareOne investe em laboratório imersivo para clientes testarem o Microsoft Copilot

Por meio de uma plataforma personalizada, é possível ter acesso a toda a suíte do Microsoft 365, com a tecnologia já instalada, com o usuário sendo guiado por um especialista

SoftwareOne investe em laboratório imersivo para clientes testarem o Microsoft Copilot

A SoftwareOne, empresa global de softwares e soluções em Nuvem, anunciou o lançamento de um laboratório virtual imersivo para que os clientes possam experimentar o Copilot, solução de Inteligência Artificial da Microsoft. Por meio de uma plataforma personalizada, é possível ter acesso a toda a suíte do Microsoft 365, com a tecnologia já instalada. A partir disso, o usuário é guiado por um especialista da companhia para testá-lo antes de adquirir a licença, discernindo se essa é realmente a melhor decisão para o seu negócio. A fase piloto da ação contou com 165 usuários únicos, de 25 empresas, que tiveram acesso ao sistema por cerca de uma hora e meia.

Samir Chuffi, diretor da Unidade de Negócios Microsoft na SoftwareOne, explica que o Copilot foi desenvolvido para aumentar a produtividade dos usuários. “Ele é integrado a diversos aplicativos do Microsoft 365, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook, e tem a capacidade de fornecer sugestões, completar frases, gerar insights, criar resumos e automatizar processos repetitivos, de forma rápida e fácil”, conta. O executivo reforça que tamanha facilidade tem despertado o interesse dos clientes pela solução, o que levou a SoftwareOne a desenhar uma estratégia robusta para acompanhá-los nessa jornada.

Trata-se de um ambiente interno de IA, integrado com o Copilot, personalizado para a área, que tem como objetivo interagir com os colaboradores para otimizar sua experiência e apoiar o time

Chuffi conta que o primeiro passo dessa trajetória é entender por que o cliente acredita que o Copilot é a solução para a sua dor, buscando desvendar seu objetivo com a implementação. “Quando estiver claro que a Inteligência Artificial é realmente o melhor caminho, o segundo passo são os workshops, com duração de dois dias, somando um total de 8h. Na oportunidade, nossos especialistas percorrem toda a trajetória da tecnologia no universo corporativo e como isso se conecta com a oferta do Copilot, além de apresentar uma demonstração”, diz. Por fim, o terceiro passo é a disponibilização do laboratório, para que os usuários experimentem a solução na prática.

Desde a concepção da ideia até as primeiras turmas, o projeto, que tem dimensão global, reuniu cerca de quatro meses de trabalho e mais de 20 profissionais que atuam na Microsoft Business Unit. Foram investidas horas em capacitação interna e na customização dos laboratórios, que atualmente reúnem demos para as áreas de: RH, jurídico, atendimento ao cliente, compras, vendas, marketing e financeira.

O grande diferencial dessa proposta, por sua vez, é a entrega de uma experiência com base na dor do cliente. “Se o problema da empresa for na área jurídica, o teste que ele fará será em uma ferramenta específica para esse setor, para que ele realmente consiga entender os benefícios da solução em sua área”, ilustra Samir.

Segurança

Para oferecer essa experiência personalizada ao mercado, a SoftwareOne realizou uma imersão e identificou que, ao conectar as fontes de dados da empresa com a Inteligência Artificial, é necessário analisar com profundidade a área de segurança da informação. “Existem documentos confidenciais que não deveriam estar disponíveis para consultas em tecnologias como essa, que tornam o dado público”, afirma Chuffi.

O executivo declara ainda que, no que diz respeito à segurança, os clientes recebem suporte no tagueamento de documentos, na inserção de níveis de criticidade, na definição do compliance, na restrição de acesso à determinada fonte e na inclusão de senha em arquivos, por exemplo. “O RH de uma empresa trabalha com documentos que contém dados pessoais dos colaboradores, que precisam respeitar a LGPD. Se não tratarmos esses arquivos, eles serão consumidos e informações que não deveriam ser públicas, poderão se tornar”, pondera.

Caso de sucesso

Para Chuffi, contar com testemunhos reais que comprovassem a importância e a aplicabilidade do Copilot nos negócios era extremamente importante, o que estimulou a empresa a desenvolver uma solução para o seu próprio setor de Recursos Humanos. “Trata-se de um ambiente interno de IA, integrado com o Copilot, personalizado para a área, que tem como objetivo interagir com os colaboradores para otimizar sua experiência e apoiar o time”, salienta.

IA no RH

Eduardo Prazeres, diretor de Recursos Humanos Brasil da SoftwareOne, relata que a escolha da área para esse projeto piloto se deu pela preocupação da empresa em colocar as pessoas no centro. “Hoje, dependemos 100% das pessoas, e otimizar a experiência do colaborador é sinônimo de eficiência, produtividade e engajamento. Além disso, um dos maiores desafios no processo de adesão de novas tecnologias é justamente o aculturamento das pessoas. Por isso, começar por esse pilar é um grande orgulho para nós”, avalia.

A solução, que está em andamento apenas na unidade do Brasil, segue em fase de educação da Inteligência Artificial. “Atualmente, o acesso é liberado a um grupo fechado para testes. Após a conclusão de toda a parametrização, o próximo passo é estudar a viabilidade de compartilhar o sistema para 100% das nossas pessoas no Brasil, o que precisa ser autorizado inicialmente pelo time global”, esclarece Prazeres.

Entre os benefícios dessa implementação elencados pelo especialista, destacam-se o suporte 24×7 e em tempo real ao funcionário, a possibilidade de tirar dúvidas sem precisar abrir um ticket e aguardar o SLA de retorno da área e a redução da carga operacional do time do setor.

Prazeres elucida que o plano de desenvolvimento do colaborador, por exemplo, conta com um documento que tem suas aspirações, fortalezas e gaps para que ele chegue ao objetivo de carreira traçado. “Esse material norteia o que ele precisa buscar para evoluir e temos a grande expectativa de que a IA consiga apoiá-lo com uma análise do plano e a indicação das capacitações mais indicadas, bem como onde ele pode consegui-las”, ratifica.

Pelo ponto de vista das automatizações da operação, Prazeres afirma que a IA consegue gerar todo o processo rescisório de um colaborador a partir do input dos dados. “É possível conseguir de forma rápida e fácil o saldo de FGTS, os cálculos e, ainda, a redação dos documentos necessários. Além disso, o time de Recursos Humanos também sai ganhando com apresentações em PowerPoint a partir apenas de um rascunho em Word de um projeto, análises de pesquisas internas e resumos de reuniões”, pontua.

Embora na área de RH a utilização do Copilot esteja mais madura e customizada, outras áreas da SoftwareOne também já têm explorado a tecnologia, como o marketing, para criação de imagens e apresentações, e o jurídico, para análise de contratos.

Prazeres conclui que uma das aspirações da organização com o projeto é se tornar o maior parceiro de Copilot da Microsoft no mundo. “Acreditamos muito no potencial da Inteligência Artificial para acelerar os negócios e estamos preparados para apoiar as empresas de maneira personalizada rumo a essa jornada de evolução digital. Queremos, no entanto, que elas façam adesões conscientes e que realmente otimizem sua operação, por conta disso saímos na vanguarda com esse projeto tão robusto, capaz de permitir uma experiência real, com acesso aos benefícios na prática, endossando a relevância que conferimos às pessoas no centro de qualquer negociação”, finaliza.

 

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