book_icon

Embratel anuncia expansão da área de Internet das Coisas

Empresa contabiliza 5 milhões de dispositivos conectados com sua tecnologia. Carros conectados correspondem a meio milhão
Embratel anuncia expansão da área de Internet das Coisas

Com 5 milhões de dispositivos conectados com a sua tecnologia – entre eles meio milhão de carros conectados -, a Embratel anuncia a expansão de sua atuação no segmento de Internet das Coisas (IoT). O anúncio, feito na Futurecom 2017, marca uma nova etapa da empresa com foco em soluções integradas de IoT para apoiar clientes de diversos segmentos na criação de novos modelos de negócio baseados na transformação digital.

Novas ofertas de IoT estão sendo desenvolvidas com parceiros especializados por segmento de negócio, usando infraestrutura de conectividade, Cloud e TI da Embratel

“Além da modernização da nossa rede móvel com a inclusão dos padrões NB-IOT e CAT-M1, temos parcerias e soluções completas para ofertas de Internet das Coisas no Brasil. Estamos certos de que as aplicações com dispositivos conectados irão mudar o ecossistema das pessoas e das empresas, para uma vida mais divertida e produtiva”, diz Ney Acyr Rodrigues, Diretor de Negócios de IoT da Embratel.

O executivo explica que as novas ofertas de IoT estão sendo desenvolvidas com parceiros especializados por segmento de negócio, usando infraestrutura de conectividade, Cloud e TI da Embratel. Além dos segmentos de carro conectado e gestão de frotas, a Embratel é líder em conectividade nessa área e possui amplo portfólio para atender a demanda do mercado por soluções inteligentes para Smart Cities, Utilities e Saúde, que crescerá de forma exponencial.

Com a ampliação do portfólio de IoT, a Embratel ajudará as empresas a atingirem o próximo nível nos negócios, revolucionando a forma como produzem, trabalham e se comunicam. A empresa acredita que soluções de Internet das Coisas trazem uma realidade completamente diferente e devem ser atrativas por permitirem inovação nas estruturas das empresas. “A Embratel está alinhada ao que há de mais moderno e inovador no segmento e seguirá investindo nessa área de grande atratividade para os próximos anos”, afirma o Diretor de Negócios de IoT.

As soluções de IoT da empresa estão hospedadas em ambiente Cloud Embratel, possibilitando performance, segurança e disponibilidade 24 x 7, via Data Center Embratel Lapa, um dos mais modernos do Brasil com certificação Tier 3. Com essa estrutura, as aplicações de IoT já posicionam a Embratel como um dos principais fornecedores dessa tecnologia, sendo a escolha preferencial das maiores montadoras de automóvel e de diversas empresas brasileiras.

Na área de carros conectados, por exemplo, a Embratel desenvolveu um sistema inteligente e seguro para gerenciar o automóvel, possibilitar o uso da tecnologia para serviços agregados como indicação de um restaurante ou de um posto de gasolina mais próximo. A transmissão de dados do SIM Card para montadoras possibilita a identificação de problemas e o envio de alertas sobre o momento correto de se fazer manutenção. Dados de telemetria ajudam o motorista a conseguir descontos em seguradoras e os passageiros a acessarem à Internet e redes sociais, além de trocarem dados entre si.

A solução para automóveis conectados da Embratel permite, ainda, o acionamento de autofalantes e microfones via sistema hands-free (sem toque das mãos), assim como a programação do carro para atender a ligações e responder a comandos de voz, inclusive para solicitar ajuda ou socorro como guincho, mecânico, assistência técnica ou resgate em caso de colisão.

Na área industrial, as aplicações de IoT estão sendo disseminadas rapidamente em indústrias e em equipamentos como elevadores, que são o meio de transporte mais utilizado do mundo por mais de 1 bilhão de pessoas ao dia. A Embratel lidera a oferta de sistemas para essas empresas que, agora, conseguem monitorar em tempo real o uso dos elevadores, o desgaste de peças e até programar a visita dos técnicos para manutenção. Em caso de falha, o sistema do elevador pode ser ajustado e restaurado à distância. Se for necessário a troca de peças, é possível identificar remotamente as partes danificadas, deslocar o técnico mais próximo e apresentar as informações necessárias para agilizar o reparo.

No segmento de saúde, aparelhos e dispositivos estão sendo conectados para facilitar a gestão de informações e o controle de todo o histórico médico dos pacientes, evitando erros inclusive no fornecimento de medicamentos.

“Com nossas soluções de IoT, empresas de todos os segmentos conseguem usar a tecnologia para otimizar suas operações, simplificando processos e agregando inovação em seus negócios”, explica Ney Acyr Rodrigues, destacando que a Embratel seguirá investindo em soluções de IoT para garantir mais agilidade, produtividade e segurança aos clientes.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.