book_icon

Fujitsu lança Takane, um LLM em japonês para uso corporativo seguro

Desenvolvido em colaboração com a Cohere, o Takane representa um salto significativo em recursos de IA generativa, oferecendo recursos de classe mundial no idioma japonês

Fujitsu lança Takane, um LLM em japonês para uso corporativo seguro

A Fujitsu anunciou nesta segunda-feira (30/9) o lançamento do Takane, um grande modelo de linguagem (LLM) projetado para uso corporativo em ambientes privados seguros. Desenvolvido em colaboração com a Cohere, o Takane representa um salto significativo em recursos de IA generativa, oferecendo recursos de classe mundial no idioma japonês.

A Fujitsu integrará este novo LLM em seus serviços generativos de IA no Fujitsu Kozuchi e o oferecerá por meio do Fujitsu Data Intelligence PaaS (DI PaaS), uma plataforma de operação tudo-em-um que faz parte do Fujitsu Uvance, o portfólio de soluções da Fujitsu que aborda desafios sociais entre setores. Takane estará disponível globalmente a partir de 30 de setembro de 2024.

A Fujitsu oferecerá a Takane por meio de sua plataforma DI PaaS, criando assim um aplicativo de negócios que combina dados e IA. O DI PaaS capacita as organizações a unificar fontes de dados vastas e díspares, internas e externas, e obter insights significativos

O Takane, que alcançou resultados líderes mundiais no benchmark Japanese General Language Understanding Evaluation (JGLUE), foi projetado para uso corporativo em um ambiente privado seguro. A Fujitsu oferecerá o Takane juntamente com sua estrutura de IA generativa para empresas, que compreende a tecnologia RAG estendida de gráfico de conhecimento para referência de texto em larga escala e tecnologia de monitoramento para IA generativa que garante que a saída esteja em conformidade com leis, regulamentos e regras corporativas. Com essa abordagem abrangente, a Fujitsu pretende criar um LLM que apoie a transformação dos negócios dos clientes.

Com o lançamento do Takane, a Fujitsu eleva suas ofertas de IA generativa no Fujitsu Kozuchi com um LLM de alta precisão feito sob medida para ambientes privados seguros. Este movimento estratégico está alinhado com a visão da Fujitsu de integrar perfeitamente a IA generativa nas operações de negócios.

O Takane também será fornecido sob uma iniciativa para fornecer suporte total para as jornadas de IA generativa dos clientes, combinando o LLM com seu serviço de consultoria Uvance Wayfinders e ofertas mais amplas da Fujitsu Uvance. Com esta abordagem abrangente, a Fujitsu pretende capacitar os clientes a desbloquear novos valores e abordar questões sociais, aumentando a produtividade, a criatividade e a inovação nas suas operações comerciais.

“Takane representa uma parte fundamental da estratégia de IA da Fujitsu, que foi revelada no ano passado. Takane capacitará empresas em setores que exigem o mais alto nível de segurança para aproveitar o poder da IA generativa. A Fujitsu está empenhada em criar novo valor para as empresas através do desenvolvimento de tecnologias de IA de ponta. Esse compromisso alimenta nossos três impulsionadores de crescimento: modernização, Fujitsu Uvance e consultoria, todos alimentados por nossa tecnologia inovadora”, disse Vivek Mahajan, vice-presidente corporativo, CTO e CPO da Fujitsu Limited.

Demanda crescente por LLMs especializados 

A adoção da IA generativa está aumentando globalmente em todos os setores, incluindo marketing e atendimento ao cliente. No entanto, os LLMs de uso geral são fornecidos por meio de serviços de Nuvem pública e, portanto, não são adequados para uso em setores que lidam com dados confidenciais e para tarefas que exigem conformidade com leis, regulamentos e regras do setor. Além disso, as características da língua japonesa, incluindo o uso misto de vários tipos de caracteres, assuntos omitidos e expressões honoríficas também representam obstáculos significativos para LLMs de uso geral, limitando sua precisão e confiabilidade em contextos de negócios. Um LLM japonês altamente preciso é especialmente importante para setores como governo, finanças, saúde e direito, onde até mesmo pequenos erros de linguagem podem ter sérias consequências.

Características do Takane

1. Fortes capacidades da língua japonesa

Takane é baseado no LLM Command R+ da Cohere e combina o amplo conhecimento da Fujitsu no desenvolvimento de LLMs especializados em japonês com a experiência da Cohere na criação de modelos de linguagem específicos para tarefas. Takane será oferecido exclusivamente pela Fujitsu em todo o mundo. Por meio de treinamento adicional e ajuste fino para aprimorar os recursos do idioma japonês, a Takane alcançou o desempenho líder do setor no benchmark JGLUE para compreensão do idioma japonês, superando os concorrentes em tarefas de inferência de linguagem natural (JNLI), compreensão de leitura (JSQuAD) e compreensão semântica e análise sintática, conforme demonstrado por sua classificação superior na tabela de classificação Nejumi LLM. O Takane inclui ainda o suporte multilíngue do Command R+ (cobrindo 10 idiomas) e sua capacidade de automatizar processos de negócios.

2. Ambiente privado seguro

Takane é um LLM de médio porte que pode ser usado em um ambiente seguro e privado. Isso permite seu uso seguro em setores onde as violações de dados são uma preocupação, como finanças, manufatura e setores de segurança, que lidam com dados confidenciais.

3. Especialização através de afinação

O Takane pode ser ainda mais especializado para operações do cliente por meio de ajuste fino e personalização usando dados da empresa. A tecnologia RAG da Cohere, em combinação com o gráfico de conhecimento da Fujitsu, RAG estendido e tecnologias de auditoria de IA generativa, facilitam ainda mais a conformidade com leis e regulamentos, bem como com as regras corporativas e da indústria. O ajuste fino e a tecnologia RAG possibilitam o uso da Takane mesmo em setores com terminologia especializada e revisões regulatórias frequentes, como o setor financeiro.

A Fujitsu oferecerá a Takane por meio de sua plataforma DI PaaS, criando assim um aplicativo de negócios que combina dados e IA. O DI PaaS capacita as organizações a unificar fontes de dados vastas e díspares, internas e externas, e obter insights significativos. Ao permitir a conexão e a análise contínuas de dados entre departamentos e setores, o DI PaaS ajuda os clientes a desbloquear novos conhecimentos e soluções e promove a inovação orientada por dados em todas as organizações.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.