O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, acaba de anunciar sua entrada no negócio de software de gestão para PMEs. O lançamento ocorreu durante o Mercado Livre Experience – um dos principais eventos de capacitação para empreendedores no Brasil -, onde a companhia também divulgou a ampliação da concessão de crédito para empresas desse porte.
O Sistema de Gestão do Mercado Pago, como é chamado o novo produto, tem como diferencial ser um dos poucos softwares gratuitos para empreendedores, uma vez que é gratuito para clientes do banco digital com recorrência para processar suas transações – e que permite uma gestão de ponta a ponta do negócio em uma única solução. Atualmente, já estão disponíveis as funcionalidades que tornam possível ter visão unificada das vendas em canais físicos (PDV) e online, bem como emitir notas fiscais por meio da maquininha. Gradativamente, serão disponibilizadas novas funcionalidades do produto.
“A novidade faz parte da estratégia da companhia em tornar o Mercado Pago o principal parceiro das PMEs, ofertando produtos e serviços completos para as necessidades deste público em um único lugar” destaca Paula Arregui, vice-presidente sênior de Adquirência do Mercado Pago. “Nossa solução vai além de meios de pagamentos e soluções financeiras, uma vez que oferece toda integração em um único sistema, possibilitando ter visão clara e estratégia de diversos fluxos, como pagamentos, gerenciamento de estoque em todos os canais de venda, catálogo de produtos e emissão de nota fiscal”, explica.
Pesquisa Mercado Pago: 74% dos empreendedores acreditam que ter uma visão unificada do seu estoque e vendas traz mais eficiência
O lançamento do Sistema de Gestão do Mercado Pago é resultado da premissa do Mercado Pago de estar sempre atento às necessidades de seus clientes para aprimorar a sua proposta de valor. Uma pesquisa, realizada com 3,7 mil usuários da base de PMEs do banco digital, apontou que 88% dos empreendedores sentem falta de um software de gestão com dados e insights, como relatório de vendas, relação de produtos mais vendidos e etc. Para 74% ter uma visão unificada do seu estoque e vendas por meio de um único software traz mais eficiência e resulta em vantagem competitiva para a sua empresa.
Quando perguntados sobre qual seria o principal benefício que um software deveria oferecer, 53% dos empreendedores responderam ‘organizar a rotina financeira do negócio’. “Nesse contexto, o Mercado Pago se torna um parceiro essencial para ajudar empreendedores na gestão do seu negócio, disponibilizando desde meios de pagamento até uma conta digital completa para pessoas físicas e jurídicas. O que faltava para completar nossa oferta para permitir aos empreendedores centralizarem suas finanças conosco era o sistema de gestão, que agora passa a ser disponibilizado para os nossos clientes”, ressalta Paula Arregui.
De acordo com a executiva, “o sistema de gestão do Mercado Pago será uma das principais alavancas da companhia para seguir ganhando participação em PMEs”.
Confira aqui as principais funcionalidades do Sistema de Gestão do Mercado Pago:
- Software de gestão gratuito para empreendedores que usam recorrentemente as soluções do Mercado Pago;
- Gestão de vendas e faturamento: nota fiscal (emissão de nota fiscal por desktop ou smartphone), registro manual de vendas em PDV aberto, ou seja, o empreendedor pode cadastrar vendas diversas maquininhas para ter uma visão 100% do negócio, além de integração com Mercado Shops e Mercado Livre o que permite unificar a visão das vendas nas lojas físicas e online;
- Hub Financeiro: permite ao empreendedor visão unificada de todos os fluxos do negócio, como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, e demais fluxos. Oferece também serviços de conciliação de vendas e tarifas;
- Gestão de compras com fornecedores: pagamento a fornecedores, alertas de estoque inteligentes e integração com Mercado Livre;
- CRM: construção de base de clientes personalizados;
- Insights: relatórios e dados inteligentes que permitem aos empreendedores compreenderem o negócio e tomar decisões estratégicas orientadas a dados;
- Estoque: catálogo e gestão de estoque em um único lugar (Mercado Livre, Mercado Shops e lojas);
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo