O Instituto Energisa firmou acordos de colaboração com a Amazon Web Services (AWS) e a Populos Tecnologia para formação de profissionais em tecnologia da informação. Os termos foram celebrados em Cataguases (MG), nesta quarta-feira (25), durante a formatura dos alunos da segunda turma do programa Rio Pomba Valley, iniciativa do Instituto Energisa que visa criar um ecossistema de inovação na Zona da Mata mineira.
Em ambas as formações, o objetivo é fortalecer o currículo dos alunos do Rio Pomba Valley com foco em empregabilidade, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, inclusive de forma remota.
Com a colaboração, a AWS oferecerá, por meio da AWS Academy, formação em Cloud Foundation para alunos já formados pelo Rio Pomba Valley e para aqueles que iniciaram a terceira turma do curso neste mês de setembro.
A Populos, por sua vez, ofertará formação em três softwares de gestão – Akamai, Citrix e Nutanix, além de conteúdos sobre carreira e marketing pessoal – para 30 jovens remanescentes da terceira turma do programa.
Para o vice-presidente de Tecnologia do Grupo Energisa, Gustavo Valfre, a chegada das empresas irá potencializar a capacitação dos profissionais formados pela iniciativa da Energisa. “Ter ao nosso lado empresas renomadas, como a Amazon Web Services e a Populos, dá ainda mais força a esse programa e agrega muito ao currículo desses jovens que passam pelo Rio Pomba Valley, potencializando a empregabilidade de cada um deles e reforçando o potencial de transformar a região em um celeiro de talentos tech em âmbito nacional”.
As parcerias com a Amazon e a Populos são as primeiras a serem estabelecidas pelo programa, que já conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
“Uma força de trabalho qualificada para o uso das novas tecnologias é fundamental para o crescimento econômico dos países. A maneira mais efetiva de garantir o sucesso para as atuais e futuras gerações é unindo setor público, privado e academia”, afirma Paulo Cunha, diretor para o Setor Público na AWS Brasil.
Para a diretora administrativa da Populos, Cléa Lima, a empresa busca sempre se fazer presente em programas que capacitem novos talentos para o mercado. “Com a colaboração com o Instituto Energisa e a AWS podemos participar de um projeto de grandes dimensões como o Rio Pomba Valley, que tem um enorme impacto social e econômico para a região, que está se tornando um polo de tecnologia do país”, completa.
Ecossistema de Inovação
Desde 2022, o Instituto Energisa está fomentando um ecossistema de tecnologia na Zona da Mata mineira. O propósito da iniciativa é formar capital humano especializado em programação, além de tornar a região um hub de inovação e criatividade, a partir do desenvolvimento tecnológico de software e produção audiovisual.
O programa, idealizado e financiado pelo Instituto Energisa e realizado em parceria como a FIEMG, SESI e Senai Cataguases, formou, em 2022, 35 profissionais em áreas como front end, back end, habilidades socioemocionais e empreendedorismo. Desde 2022, o Rio Pomba Valley mobilizou cerca de 2.500 candidatos em seus processos seletivos.
Os resultados obtidos até o momento são expressivos: a taxa de empregabilidade dos alunos formados em 2022 chega a 82%, destacando a eficácia do programa na preparação dos jovens para o mercado de trabalho e sua importância para o desenvolvimento econômico da região.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo