book_icon

IA aumenta consumo de eletricidade em Data Centers e impacta na operação

Um novo relatório da International Data Corporation (IDC) analisa os gastos com eletricidade no setor e as implicações para provedores de tecnologia e operadores de Nuvens

IA aumenta consumo de eletricidade em Data Centers e impacta na operação

Os Data Centers são o coração da economia digital e espera-se que a demanda aumente substancialmente, posicionando-os como o principal foco de crescimento e investimento. Mas o custo de operação de um Data Center também está aumentando substancialmente devido ao aumento dos preços da eletricidade e ao aumento do consumo de energia. Um novo relatório da International Data Corporation (IDC) analisa os gastos com eletricidade no setor e as implicações para provedores de tecnologia e operadores.

A eletricidade é de longe a maior despesa contínua para os operadores de Data Centers, respondendo por 46% do gasto total corporativo e 60% para provedores de serviços. E o consumo de eletricidade está crescendo rapidamente à medida que assumem cargas de trabalho mais intensivas em energia, como Inteligência Artificial.

A energia solar e eólica, em particular, oferece vantagens ambientais significativas, ao mesmo tempo em que fornece o menor custo nivelado de eletricidade (LCOE), que reflete o custo líquido médio presente da geração de eletricidade ao longo da vida útil de um gerador

A IDC espera que a crescente demanda por cargas de trabalho de IA leve a um aumento significativo na capacidade do Data Center, consumo de energia e emissões de carbono, com a capacidade de processamento de IA projetada para ter uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 40,5% até 2027. Assim, prevê-se que o consumo de energia do Data Center de IA cresça a um CAGR de 44,7%, atingindo 146,2 Terawatts-hora (TWh) até 2027, com as cargas de trabalho de IA respondendo por uma parcela crescente do uso total de eletricidade.

No geral, a IDC espera que o consumo global de eletricidade mais que dobre entre 2023 e 2028, com um CAGR de cinco anos de 19,5% e atingindo 857 Terawatts-hora (TWh) em 2028.

Ao mesmo tempo, os preços da eletricidade estão subindo devido à dinâmica de oferta e demanda, regulamentações ambientais, eventos geopolíticos e sensibilidade a eventos climáticos extremos alimentados pelas mudanças climáticas. A IDC acredita que as tendências que causaram o aumento dos preços da eletricidade nos últimos cinco anos provavelmente continuarão. O aumento do consumo e o aumento dos custos de energia tornarão os Data Centers consideravelmente mais caros de operar, mas o quanto isso ainda é incerto.

Para entender melhor o impacto do aumento dos custos de eletricidade nas operações do Data Center, a IDC realizou o planejamento de cenários para um site com 1 MW de carga de TI em 2023, funcionando com 50% da capacidade e eficácia do uso de energia (PUE) de 1,5. O estudo analisou três cenários de crescimento dos preços da energia usando preços de energia e taxas de crescimento para os Estados Unidos, Alemanha e Japão. Em todos os três cenários, o crescimento percentual nos gastos com eletricidade excede um CAGR de 15% em todos os casos, com a maioria dos cenários mostrando um crescimento de mais de 20%. O estudo também mostra que um adicional de 10% na eficiência energética pode oferecer economias consideráveis aos operadores de datacenter.

“Existem várias opções para aumentar a eficiência do Data Center, desde soluções tecnológicas como eficiência aprimorada do chip e refrigeração líquida, até repensar o design do Data Center e os métodos de distribuição de energia”, disse Sean Graham, diretor de Pesquisa da Cloud to Edge Datacenter Trends da IDC. “Mas fornecer soluções energeticamente eficientes é apenas parte da equação para atender às necessidades dos clientes. Os provedores de Data Center, incluindo serviços de Nuvem e colocation, devem continuar priorizando o investimento em fontes de energia renováveis. Ao investir em energias renováveis, eles estão ajudando a aumentar a oferta geral e, ao mesmo tempo, ajudando seus clientes a atingir suas metas de sustentabilidade”, observou.

A energia solar e eólica, em particular, oferece vantagens ambientais significativas, ao mesmo tempo em que fornece o menor custo nivelado de eletricidade (LCOE), que reflete o custo líquido médio presente da geração de eletricidade ao longo da vida útil de um gerador. E ao colocar instalações na fonte de geração de energia renovável ou perto dela, os fornecedores podem reduzir os custos de construção e as perdas de energia associadas à distribuição, aumentando a eficiência e a sustentabilidade geral, além de melhorar a resiliência ao remover problemas de confiabilidade da rede.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.